PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Apoio à mobilização dos médicos residentes: CRM acompanha crise nacional


ENTREVISTA
Acompanhe o encontro com Clilton Guimarães dos Santos, Promotor Público do Estado


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Terminalidade de Vida: resolução é publicada no Diário Oficial da União de 28/11


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Recadastramento dos médicos: imprescindível parz evitar a atuação de falsários


AVALIAÇÃO
Segunda fase do Exame do Cremesp foi realizada em 05/11, com prova prática


MOVIMENTO MÉDICO
A crise dos médicos residentes de todo o país que lutam pela qualidade da especialização


PUBLICIDADE MÉDICA
Já foram realizados 12 Fóruns sobre ética em publicidade médica, com resultados promissores


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Congresso de Bioética em Ribeirão Preto: reflexão ética sobre desafios da modernidade


MEDICINA E JUSTIÇA
Ações judiciais p/garantir medicamentos focam a prescrição médica


GERAL - CURTAS
Anti-retrovirais: Cremesp participa de plenária pública sobre Lei Federal 9313/96


ACONTECEU
Acompanhe as atividades dos diretores e conselheiros no mês de novembro


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: dúvidas e respostas para abandono de paciente e transferência de atendimento


GERAL - CURSOS
Destaque p/a criação de rede internacional p/tratamento de dependentes


HISTÓRIA
Iamspe: acredite, recebe mais de 3 milhões de pacientes


GALERIA DE FOTOS



Edição 231 - 11/2006

GERAL - CURSOS

Destaque p/a criação de rede internacional p/tratamento de dependentes


Usuários de drogas

ONU cria rede de centros de tratamento

A Agência das Nações Unidas para Drogas e Crimes (Unodc) está constituindo uma rede internacional de centros de tratamento aos usuários de substâncias psicoativas. Como parte desse processo, a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Brasil e a direção do Unodc para o Cone Sul indicaram o Núcleo de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas (NAPS AD) de Santo André, para representar o país.

No mundo, foram escolhidos vinte centros, considerados de excelência para a área, entre eles o de Santo André, que integra o grupo de Centros de Atenção Comunitária. No último encontro da rede, em setembro, no Egito, foi iniciada a segunda fase do projeto, para a divulgação dos documentos de práticas efetivas. Foram escolhidos três países do grupo (Brasil, Egito e Cazaquistão) para serem apoiados pelos outros membros, de forma a ampliar o trabalho e gerar novas referências sobre o tema. Espera-se que essa segunda fase dure cerca de quatro anos.

Psiquiatria
Congresso tem recorde de participantes

O 24º Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realizado entre 25 e 28 de outubro em Curitiba, contou com 5.200 participantes, constituindo-se em um novo marco da psiquiatria brasileira. O CBP é atualmente o segundo maior congresso nacional do mundo e o maior da América Latina. O Cremesp participou do CBP através de sua Câmara Técnica de Saúde Mental (CTSM), apresentando um julgamento simulado que lotou a sala de 150 lugares e teve ampla participação da platéia. O tema central do 24º CBP: “Medicina, Humanismo e Neurociência” foi amplamente debatido, lembrando ao médico que o avanço das neurociências não pode ocorrer deixando de lado o humanismo, que é inerente ao exercício da Medicina.
Em um congresso com essa amplitude é difícil destacar algum tema em particular.

Mas uma questão relevante referiu-se à discussão levantada, ao longo do ano, pelo presidente da ABP, Josimar França, que posicionou-se contra a redução indiscriminada de leitos em hospitais psiquiátricos, o que vem causando uma desassistência no tratamento do paciente psiquiátrico. A ABP não é contra a reforma do modelo de assistência psiquiátrica, mas advoga a não extinção dos leitos hospitalares, uma vez que casos agudos e de crises sempre existirão em psiquiatria.

O XXIV CBP trouxe uma inovação que foi o ABP - Comunidade. Organizou-se uma programação em que vários especialistas deram palestras em um teatro da cidade, para o público leigo, com esclarecimentos sobre as doenças mentais. As sessões estiveram lotadas, até com fila de espera, o que atesta o sucesso da iniciativa.

Itiro Shirakawa - Membro da CTSM do Cremesp e coordenador da Comissão Científica do 24º CBP

Anvisa
DIU de cobre sob Consulta Pública

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou sob consulta pública proposta de regulamento para registro, fabricação, controle de qualidade e informações para a usuária de Dispositivo Intra-Uterino (DIU) contendo cobre. Segundo Walfredo da Silva Calmon, gerente de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde da Agência, o objetivo da proposta é revisar a legislação vigente para esse produto, que não recebe atualizações desde 1984: “as regras para regulamentação de DIU que contenha cobre estão descritas na Portaria Dimed nº 6, de 84. Hoje em dia, existem parâmetros diferentes aos daquela época e, por isso, precisamos atualizar a norma”.

A  recebe sugestões até 17/12. As sugestões à proposta devem ser encaminhadas por escrito para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde, SEPN 515, Bloco B, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília, DF, CEP 70770-502 ou Fax: (061)3448-1058 ou pelo e-mail: tecnologia.produtos @anvisa.gov.br

Acompanhe o texto completo   
.PDF">AQUI
 


Socesp faz campanha de filiação
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) está promovendo uma campanha de filiação, cujo objetivo é ampliar, no mínimo, em 20% os associados. Aqueles que se filiarem até o fim do ano de 2006 não pagarão anuidade em 2007. A ação abrange todo o Estado, oferecendo benefícios econômicos, associativos e científicos aos cardiologistas e aos médicos de outras especialidades.

Cartas
Papanicolaou
Lendo o Jornal do Cremesp 229, setembro de 2006, pág 10, encontrei um erro gravíssimo. Trata-se do sobrenome de George N. Papanicolaou, grafado com letra minúscula. O nobre doutor merece que saibam quem foi, reconheçam seu valor e escrevam seu sobrenome corretamente. Aparecida Marilda Peroco

Lamentável o erro sobre o nome de Papanicolaou, cometido na edição de setembro do Jornal do Cremesp. Na frase citada, caberia: “exames de Papanicolaou”. Sylvia Michelina Fernandes Brenna


Cursos e Eventos

Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho
Cursos de especialização no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP:

- Medicina Legal: Inscrições de 15 de janeiro a 23 de fevereiro de 2007.
- Medicina do Tráfego: Inscrições de 15 de janeiro a 2 de março de 2007.
- Medicina do Trabalho: Inscrições de 1 a 28 de fevereiro de 2007.
- Bioética:  Inscrições de 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2007.

Informações e inscrições no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP, tel. (11) 3085-9677 e 3061-7681.

Homeopatia
4º Turma do curso de especialização em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, no ambulatório-escola do SUS de Jundiaí. São dois anos de duração, com início em fevereiro de 2007. Informações: tel. (11) 5052 6177 ou pelo site www.audesapere.com.br .

Células-Tronco
1º Congresso Brasileiro de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco, dias 15 e 16 de dezembro, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo/ SP. Inscrições: (11) 3885-8034 ou pelo e-mail abratron@hotmail.com

Neurotraumatologia
Neurotrauma-RJ: Simpósio Internacional de Neurotraumatologia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, de 6 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Informações: www.sbn.com.br/neurotraumarj ou pelo email neurotrauma@globo.com

Medicina do Esporte
1º Simpósio Sport Check-up de Medicina do Esporte, dia 9 de dezembro, das 8h às 14h, no HCor – Hospital do Coração. Inscrições pelo site: www.hcor.com.br

Simpósio do Sono
14º Simpósio Brasileiro de Sono, 8º Congresso Paulista de Sono e V Simpósio Internacional de Sono, promovidos pela Associação Paulista de Medicina, nos dias 17 e 18 de novembro, na APM, em São Paulo/ SP. Informações e inscrições: (11) 3188-4248.

Cardiologia
5º Curso de Atualização em Nutrição e Cardiologia, promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), dia 30 de novembro. Inscrições pelo site: www.socesp.org.br

Estágio
A Secretaria de Estado da Saúde está com inscrições abertas, até 29 de dezembro, para preenchimento de 63 vagas de estágio no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. A duração do estágio é de um ano, dependendo da especialidade. A prova está prevista para o dia 13 de janeiro de 2007. Mais informações: (11) 3242-3433, ramal 241, das 9h às 15h.

Esquizofrenia
Encontro “Conhecendo a Esquizofrenia”, em comemoração aos 45 anos do Hospital Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, dia 9 de dezembro, na Unidade de Emergência do HC, em Ribeirão Preto, SP. Inscrição e informações: (16) 39414960.

Fisiopatologia
Simpósio “Avanços na Fisiopatologia Circulatória”, desenvolvido pela Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências, em parceria com a Unifesp, dia 12 de dezembro, no Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo. Inscrições pelo e-mail: iara@ oftalmo.epm.br Informações pelos sites: www.abc.org.br ou www.anm.org.br


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 427 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.