CAPA
EDITORIAL
Editorial: a atuação exemplar do Cremesp junto ao IML de São Paulo
ENTREVISTA
Roberto D'Ávila, corregedor do CFM, é entrevistado pelo Centro de Bioética
ATIVIDADES DO CREMESP 1
Acordos de cooperação c/órgãos públicos ampliam relações c/a sociedade
ATIVIDADES DO CREMESP 2
Profissionais de todo o Estado têm acesso ao nosso Programa de Educação Continuada
SAÚDE PÚBLICA 1
Muita cautela com A Portaria 971 do Ministério da Saúde sobre as PNPICs no SUS
CIDADANIA
Violência em São Paulo: análise de laudos gera Relatório sobre o IML
ESPECIAL
Pesquisa do Instituto Datafolha mostra imagem positiva do Cremesp
SAÚDE PÚBLICA 2
Fracionamento de medicamentos: economia e segurança p/pacientes
SAÚDE PÚBLICA 3
SVS/MS divulga nova relação de Doenças de Notificação Compulsória
ATUALIZAÇÃO
Doenças cardiovasculares: novos (velhos) fatores de risco
AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos pertinentes à classe médica
TOME NOTA
Alerta Ético: pronto-socorro não é farmácia!
GERAL
Destaque para a posse da nova diretoria do Sindimed
HISTÓRIA
A impressionante trajetória de crescimento da Santa Casa de São Paulo
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES DO CREMESP 2
Profissionais de todo o Estado têm acesso ao nosso Programa de Educação Continuada
Gabriel Hushi (ao microfone) dirigiu os trabalhos em Santos
ao lado de Desiré Callegari
Educação continuada alcança profissionais
de todo o Estado
Santos, Rio Preto e São Paulo realizaram novos módulos em maio
Estreou em Santos, com auditório lotado, o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp. As aulas aconteceram no Hospital Guilherme Álvaro, nos dias 12 e 13 de maio. Médicos de diversas especialidades assistiram o curso, que abordou temas de Cardiologia.
O conselheiro do Cremesp na Baixada Santista, Gabriel David Hushi, dirigiu os trabalhos ao lado do presidente do Conselho, Desiré Carlos Callegari, que abriu o programa. Desiré destacou a importância de expandir a Educação Médica pelo Estado e explicou que o objetivo do Conselho é melhorar o desempenho de todos os profissionais do Estado. O coordenador do Programa de Educação Médica Continuada do Interior, e também conselheiro, Renato Ferreira da Silva, fez uma breve palestra sobre ética médica e explicou que o Cremesp está implantando um “Momento Ético” no início de todos os cursos. Também esteve em Santos, o vice-presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, palestrando sobre aspectos neurológicos da síncope.
Participaram ainda do programa, a cardiologista Kelly Bayoud de Rezende Fernandes, que discorreu sobre Síncope, e os cardiologistas Carlos Alberto Cyrillo Sellera, abordando Síndrome Coronariana Aguda e Dor Torácica; Hermes Toros Xavier, com Fatores de Risco em Doenças Cardiovasculares; Arnaldo Teixeira Ribeiro, com o assunto Hipertensão Arterial e Parada Cardiorrespiratória; e William da Costa, que falou sobre Insuficiência Cardíaca Congestiva.
São José do Rio Preto
Na cidade da Região Noroeste, a programação foi realizada no dia 6 de maio e abordou os temas Ética Médica, com Renato Ferreira da Silva; Diarréia Aguda, com Thereza Soler; Saúde do Adolescente, com Ana Maria Toledo; Dor Abdominal, com Antonio Augusto Cais; Vacinas, com Márcia Wakai; Cefaléias na Infância, com Regina Albuquerque; Parada Cardiorrespiratória, com Ana Luiza Rodrigues de Arnaldo e Silva; Crise Aguda de Asma, com João Batista Salomão; Icterícia Neonatal, com Marciali Gonçalves Fonseca; Convulsões, com José Alexandre Bastos, Cirurgias em Pediatria, com Humberto Liedtke Jr.; Cardiopatias Congênitas, com Sírio Hassem; e Cirurgias em Cardiopatias Congênitas, com Ulisses Alexandre Croti.
A atividade reuniu mais de cem médicos e foi muito bem aceita pelos profissionais da cidade, avalia o médico Renato Ferreira da Silva, conselheiro do Cremesp. “O público era formado por profissionais com 40 a 50 anos de idade, em geral, médicos generalistas. A postura dos participantes mostrou um grande interesse pelo programa. Todos estavam atentos, anotando a aula, procurando obter o máximo possível da atividade”, lembra Ferreira da Silva.
O programa de Educação Continuada é uma das prioridades da atual direção do Cremesp. Prevê cursos mensais em todas as regiões do Estado, voltados especialmente aos médicos que atuam na Saúde Pública, com objetivo final de melhorar a qualidade no atendimento à população. Os cursos são gratuitos e realizados pelo Cremesp sem qualquer patrocínio.
São Paulo
Um público expressivo compareceu à programação realizada nos dias 26 e 27 de maio, em São Paulo, sob coordenação de Eurípedes Balsanufo Carvalho e Krikor Boyaciyan, com foco no tema Diagnóstico e Tratamento das Principais Causas de Mortalidade Materna. O médico Carlos Eduardo Pereira Vega falou sobre Principais Causas da Mortalidade Materna, seguindo por Umberto Gazi Lippi, que abordou as Ações Obstétricas de Prevenção da Mortalidade Materna. No dia seguinte, sábado, a atividade foi aberta com a mesa-redonda entre os médicos Eurípedes Balsanufo Carvalho e Krikor Boyaciyan. Na seqüência, Hudson Ferraz e Silva apresentou as novidades na área de Diagnóstico e Tratamento da Hipertensão na Gravidez; e o tema Diagnóstico e Tratamento da Infecção Puerperal. O encontro foi encerrado com a palestra Diagnóstico e Tratamento das Hemorragias da Gestação, com Sue Yazaki.
Mesa do programa realizado na Capital: Carlos Vega, Krikor Boyaciyan,
Eurípedes Balsanufo e Umberto Lippi
Programação
“Cuidados Paliativos” será o tema de novo módulo na Capital
Um novo módulo do programa de educação continuada será realizado no final de junho, em São Paulo, na sede da rua da Consolação. A atividade será realizada em dois dias e estará centrada no tema Cuidados Paliativos, com foco em questões como o controle da dor e os tratamentos para pacientes em fase terminal. Em São Paulo, o programa de educação continuada tem a coordenação do conselheiro José Henrique Andrade Vila.
Módulo IX - Cuidados Paliativos
30/06/2006 - sexta-feira
20h às 20h40
Tema: Cuidados Paliativos – Conceitos e Indicações
Palestrante: Dalva Yukie Matsumoto
20h40 às 21h Debates
21h às 21h15 Intervalo
21h15 às 22h
Tema: Comunicação em Cuidados Paliativos
Palestrantes: Maria Júlia Paes da Silva Graça Mota
22h Debates
01/07/2006 – sábado
8h30 às 9h30
Mesa Redonda – Controles
Moderador: Sum Chun Yaum
Temas: Controle da Dor - Maria Goreti Salles Maciel
Controle de Sintomas na Fase Final da Vida - Toshio Chiba
Hipodermóclise - Ivanyse Pereira
9h30 às 10h Debates
10h às 10h15 Intervalo
10h15 às 11h30
Mesa Redonda II – Aspectos Gerais
Moderador: Ricardo Tavares de Carvalho
Temas: Fase Final do Paciente - Célia Maria Kira
Multidisciplinaridade em Cuidados Paliativos - Celisa Tiemi Nakagawa
Luto - Maria Julia Kovács
CRM x Cuidados Paliativos – Panorama atual - Reinaldo Ayer de Oliveira
11h30 às 12h00 Debates
Coordenador da Capital: José Henrique Andrade Vila
Coordenador do Interior: Renato Ferreira da Silva
Inscrições gratuitas: pelo telefone (11) 3017-9345, no site do Cremesp (na área do médico) ou pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br
Vagas limitadas
Local: Auditório da Sede – Rua da Consolação, 753
Estacionamento gratuito com vagas limitadas
Pesquisa com ex-residentes
O Cremesp e a Secretaria de Estado da Saúde firmaram uma parceria para analisar a inserção dos ex-residentes de programas financiados pelo Governo do Estado de São Paulo no mercado de trabalho paulista. Participam do projeto o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, do Departamento de Medicina Social da Santa Casa de São Paulo e Fundap. Os ex-residentes que tiveram bolsas financiadas pela Secretaria Estadual de Saúde estão sendo contatados por carta para responder a um questionário eletrônico sobre qual residência fizeram, onde estão trabalhando (se no setor público ou privado ou ambos), entre outros dados. O questionário está disponível no site do Cremesp e para acessá-lo é necessário cadastrar-se na Área do Médico.