PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Voto ético


ENTIDADES MÉDICAS
Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética


ENTREVISTA
Procurador alerta para os riscos das falsas cooperativas


DEBATE
O Juramento de Hipócrates deve ser revisado ou substituído?


GERAL 1
Planos de Saúde


ELEIÇÕES 2002
Médicos candidatam-se ao Legislativo


ELEIÇÕES 2002
Candidatos ao governo do Estado de São Paulo apresentam programas para a Saúde


GERAL 2
Serviço de destaque


ATUALIZAÇÃO
Apnéia do sono tem alta taxa de mortalidade


GERAL 3
De olho no site


AGENDA
Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros


CURTAS
Julgamentos simulados


GERAL 4
Parecer


EVENTO
Brasil sediará o VI Congresso Mundial de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 181 - 09/2002

ENTIDADES MÉDICAS

Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética


Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética



O Centro de Bioética do Cremesp colocará no ar, em meados de outubro, o site http://www.bioetica.org.br
Dinâmico, variado e de fácil navegação, o site tem como objetivo produzir e divulgar conhecimentos em Bioética: disponibilizar inúmeras iniciativas institucionais e individuais sobre o assunto existentes no país e, ainda, apoiar a intensa produção de eventos, jornadas, seminários e cursos na área.

Fará parte do conteúdo fixo do site, entre outras, seções como Biblioteca (com referências de livros, artigos e revistas do acervo do Cremesp, que enfocam temas em Bioética como clonagem, suicídio assistido e início da vida); Agenda, com cursos e eventos em Ética e Bioética, além da legislação específica.

Mesmo possuindo conteúdo e identidade visual próprios, o site www.bioetica.org.br está vinculado ao site do Cremesp (www.cremesp.org.br).



Conselho realiza planejamento estratégico

O Cremesp realizou, entre os dias 23 e 25 de agosto, seu planejamento estratégico, na cidade de Atibaia. Neste ano, o Hotel Village Eldorado recebeu os conselheiros, delegados e delegados-adjuntos da capital e interior do Estado.

Segundo o conselheiro Moacyr Esteves Perche, o encontro teve a finalidade de mapear as ações que mais causaram impacto na atuação do Cremesp nos últimos 12 meses, a fim de aprimorar cada vez mais sua atuação. “O planejamento estratégico é uma técnica de administração coletiva que, no caso do Conselho, constrói diretrizes que devem permear as ações da instituição por determinado prazo”, explicou.

Durante o encontro, tiveram avaliação positiva os julgamentos simulados e as fiscalizações realizadas, a agilização dos processos e procedimentos de denúncias e os meios de comunicação do Conselho (Jornal do Cremesp, revista Ser Médico, site do Cremesp – www.cremesp.org.br – e outras publicações direcionadas).

Os trabalhos foram divididos em quatro grupos: modernização administrativa e dos processos; relacionamento do Cremesp com a sociedade e entidades; ações sobre as condições de trabalho médico; e caráter educativo e ético na formação médica.



AMB e APM reelegem diretorias

A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM) realizaram, no dia 29 de agosto, eleições de sua novas diretorias para o triênio 2002/2005. No mesmo dia, ocorreram também as eleições para escolher os representantes estaduais nas Federadas da AMB em todo o Brasil. Na AMB, a chapa “AMB para os médicos”, encabeçada pelo candidato à reeleição, Eleuses Vieira de Paiva, foi a única inscrita.

Os sócios que estavam em dia com os pagamentos da entidade puderam votar. O voto foi direto e secreto, pelo sistema de cédula única. A votação foi realizada simultaneamente em todo o território nacional.

A nova diretoria plena é composta por: Eleuses Vieira de Paiva, presidente; Edmund Chada Baracat, secretário geral; Aldemir Humberto Soares, 1º secretário; Amilcar Martins Giron, 1º tesoureiro; José Alexandre de Souza Sittart, 2º tesoureiro; Lincoln Marcelo Silveira Freire, 1º vice-presidente; Ronaldo da Rocha Loures Bueno, 2º vice-presidente; Ranon Dominguês da Costa, vice-presidente Centro; Ricardo Saad, vice-presidente Centro-Oeste; Carlos David Araújo Bichara, vice-presidente Norte; Florentino de Araújo Cardoso Filho, vice-presidente Norte-Nordeste; Flávio Linck Pabst, vice-presidente Nordeste; Lúcio Antônio Prado Dias, Leste-Nordeste; José Guerra Lages, Leste-Centro; J. Samuel Kierszenbaum, Leste-Sul; José Luiz Gomes do Amaral, Centro-Sul; Remaclo Fischer Junior, vice-presidente Sul; Martinho Alexandre R. A. da Silva, diretor do DAP; Severino Dantas Filho, diretor cultural; Eduardo da Silva Vaz, diretor de defesa profis-sio-nal; David Miguel Cardoso Filho, diretor de relações internacionais; Fábio Biscegli Jatene, diretor científico; Marcos Pereira de Ávila, diretor de economia médica; Samir Dahas Bittar, diretor de saúde pública; Horácio José Ramalho, diretor do JAMB; Elias Fernando Miziara, diretor acadêmico; Ricardo de Oliveira Bessa, diretor de atendimento ao associado; Jurandir Marcondes Ribas Filho, diretor de proteção ao paciente; Roque Salvador Andrade e Silva, diretor de marketing.

O Conselho Fiscal é formado por cinco representantes efetivos: José Victor Maniglia, Valdeci Ribeiro de Carvalho, Cleber Costa de Oliveira, Aristóteles Comte de Alencar Filho e Carlos Gilberto Crippa; e cinco suplentes: João Modesto Filho, Luiz Alberto Góes Muniz, Edilson Carlos de Souza e Maria do Carmo Silva Chagas. A posse será no dia 11 de outubro.

APM

Na Associação Paulista de Medicina, o presidente José Luiz Gomes do Amaral, encabeçando a chapa única “APM para os médicos”, foi reeleito para a nova diretoria.

Segundo José Luiz, o resultado da eleição mostra que o trabalho realizado pela administração anterior foi aprovado pelos associados. “Prosseguiremos lutando por mais verbas e para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, para acabar com os abusos de operadoras de saúde privada, brecar a abertura indiscriminada de escolas de Medicina, pela valorização do médico, exercício livre e digno da medicina”, ressaltou o presidente da APM.

Integram a nova diretoria também: Jorge Carlos Machado Curi, 1º vice presidente; Clóvis Francisco Constantino, 2º vice presidente; Luís Fernando Peixe, 3º vice presidente; Paulo de Conti, 4º vice presidente; Antonio José Gonçalves, secretário geral; Cláudio Santili, 1º secretário; Luiz Álvaro Menezes Filho, secretário administrativo; Lacildes Rovella Júnior, patrimônio e finanças; Paulo Andrade Lotufo, científico; Florisval Meinão, defesa profissional; Nicolau D’amico Filho, comunicações; Ronaldo Perches Queiroz, marketing; Ruy Yukimatsu Tanigawa, informática; Paulo Tadeu Falanghe, previdência e mutualismo; Mara Edwirges Rocha Gândara, social; Guido Arturo Palomba, cultural; Sérgio José Nicoletti, serviços gerais; Horácio José Ramalho, economia médica; além dos secretários adjuntos, distritais e do conselho fiscal.



Delegacia de São Bernardo terá sede própria

Visando atender melhor a classe médica e a população em geral, o Conselho Regional de Medicina adquiriu uma sede própria para sua Delegacia Regional em São Bernardo do Campo.

O contrato de compra foi assinado no dia 2 de setembro. A nova sede está localizada à rua Mediterrâneo, 290, 6º andar, e passará por reformas para adequar-se aos padrões de atendimento e infra-estrutura do Cremesp.

Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 250 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.