PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Isac Jorge Filho sobre a crise dos falsos médicos


ENTREVISTA
O convidado desta edição é Júlio Waiselfisz, sociólogo argentino radicado no Brasil


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Destaque p/o Módulo VII - Pediatria, no Programa de Educação Continuada de março


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Programação de eventos especiais comemoram os 50 anos do Cremesp


GERAL 1
Planos de saúde querem redução de coberturas e fim do ressarcimento


MOBILIZAÇÃO
Mais verbas p/SUS é o que pedem os conselhos profissionais


ESPECIAL 1
Análise da Avaliação do Ensino Médico 2005, mostra resultados positivos


ESPECIAL 2
Vem aí novas regras para a propaganda de medicamentos


ATUALIZAÇÃO
Acompanhe textos de Renato Ferreira da Silva e André Scatigno Neto


AGENDA
Cremesp tem participação ativa nos eventos pertinentes à classe


TOME NOTA 1
Texto produzido pelo Centro de Bioética aborda a Licença Maternidade


TOME NOTA 2
Portaria deve agilizar processos adminsitrativos disciplinares


HOMENAGEM
Oswaldo Paulino, médico do Trabalho, recebe homenagens do JC


GALERIA DE FOTOS



Edição 222 - 02/2006

AGENDA

Cremesp tem participação ativa nos eventos pertinentes à classe


Presidência

Sociedade de Cardiologia

Tomou posse, em 20 de janeiro, o novo presidente da Sociedade  de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Bráulio Luna Filho, que também é conselheiro do Cremesp. O presidente do Conselho, Isac Jorge Filho, participou da cerimônia, em São Paulo.

Na foto acima, da E para D – José Péricles Esteves, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Otávio Rizzi Coelho e Bráulio Luna Filho, respectivamente ex e atual presidente da Socesp; Arlindo Chinaglia, deputado federal (PT-SP), Isac Jorge Filho; e Jorge Carlos Machado Curi, presidente da APM e conselheiro do Cremesp.

Colégio de Cirurgiões de SP
Tomou posse a nova diretoria do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para o biênio de 2006/2007, dia 21 de janeiro, na Capital. Como mestre do CBC capítulo São Paulo foi nomeado o médico Paulo Roberto Corsi e vice-mestre, Gaspar de Jesus Lopes Filho, também conselheiro do Cremesp. Na foto acima, da E para D: Luiz Sergio Leonardi, Roberto Anania de Paula, José Reinan Ramos, Roberto Saady Júnior, Paulo Roberto Corsi – mestre do CBC; Isac Jorge Filho – presidente do Cremesp; Jorge Carlos Machado Cury – presidente da APM e conselheiro do Cremesp; e Gaspar de Jesus Lopes Filho – vice-mestre do CBC.

Fmusp recepciona novos alunos
A cerimônia de recepção dos novos residentes, alunos do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), contou com a participação do presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho. Ainda pelo Conselho, estiveram presentes no evento, realizado no teatro da Fmusp, dia 1° de fevereiro, os conselheiros do Cremesp Luis Alberto Bacheschi, que também é presidente da Comissão de Pós-Graduação da Fmusp; Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospital das Clínicas e Jorge Carlos Machado Cury, presidente da APM.

Curso de videocirurgia
Isac Jorge Filho proferiu palestra durante o I Curso Teórico – Prático Básico de Videocirugia, realizado pela Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris, na cidade de Guarulhos, em 21 de janeiro. O curso abordou o tema  Semiologia Abdominal e Pélvica.

Avaliação é apresentada ao CFM

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, juntamente com os conselheiros Bráulio Luna Filho e Reinaldo Ayer de Oliveira estiveram em Brasília, dia 8 de fevereiro, para apresentar os resultados da Avaliação dos Recém-formados em Medicina do Estado de São Paulo à diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outros eventos da presidência

-
Posse da nova diretoria do Simesp, no dia 12 de janeiro, na sede da APM de São Paulo.
- Encontro para troca de experiências, entre o Cremesp e o CRM de Minas Gerais, dias 3 e 4 de fevereiro, em Belo Horizonte. Isac Jorge Filho esteve acompanhado dos conselheiros João Márcio Garcia (diretor do Departamento de Fiscalização), Antonio Pereira Filho (coordenador das Delegacias da Capital), Reinaldo Ayer e Moacyr Perche.
- Reunião para discutir a pauta do Encontro dos Conselhos de Medicina do Sul e Sudeste, no dia 13 de janeiro, na sede do Cremesp.
- Entrega de diplomas e homenagem aos médicos com mais de 50 anos no exercício da profissão, dia 19 de janeiro em Santos, juntamente com o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari e o conselheiro da região, Gabriel David Hushi
- Inauguração da Delegacia Regional do Cremesp de Presidente Prudente, dia 9 de fevereiro, juntamente com vice-presidente Desiré Carlos Callegari e os conselheiros, Henrique Liberato Salvador, André Scatigno Neto, Gabriel David Hushi, Reinaldo Ayer de Oliveira e Renato Ferreira Silva. Durante a visita ao município, os conselheiros e diretores do Cremesp também realizaram, no anfiteatro da APM local, solenidade de entrega de títulos aos médicos da região com mais de 50 anos de atuação exemplar na profissão. 

Diretoria e conselheiros

- O Encontro Regional de Anestesiologia, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo na região do ABC, em 26 de novembro último, contou com a participação dos seguintes representantes do Cremesp: Desiré Callegari (vice-presidente) e do conselheiro Fábio  Gregory, que proferiram palestras. Na ocasião, foi comemorado o aniversário de 25 anos de fundação do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia (CET), da Faculdade de Medicina do ABC, sendo homenageado o seu fundador, o médico Deoclécio Tonelli.

- O primeiro secretário Henrique Carlos Gonçalves, a tesoureira Marli Soares e os conselheiros Eurípedes Balsanufo Carvalho e João Ladislau Rosa, participaram, dia 19 de dezembro, da 13ª Conferência Municipal de Saúde, em São Paulo. No mês seguinte, dia 19 de janeiro, Eurípedes Carvalho participou de uma Reunião Extraordinária do Fórum dos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional da área de Saúde, no Conselho Regional de Enfermagem, em São Paulo. Eurípedes Carvalho participou também da 3ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
 
- O 2º secretário Renato Azevedo participou de reunião na Associação Paulista de Medicina (APM), sobre a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), dia 10 de fevereiro.

- O conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre Introdução à Bioética, durante cerimônia de homenagem aos médicos com mais de 50 anos de profissão, dia 9 de janeiro, no anfiteatro da APM de Presidente Prudente. 

- O conselheiro José Henrique Andrade Vila participou do 8° Curso de Residência Médica de Cirurgia Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde ministrou palestra sobre Erro Médico, Visão do Cremesp, dia 1° de fevereiro.


Hospital Santa Catarina comemora centenário

O Hospital Santa Catarina comemorou seus 100 anos com uma missa com canto gregoriano, no Mosteiro São Bento, em 6 de fevereiro. O hospital, que faz cirurgias de alta complexidade, é um marco arquitetônico da capital paulista, instalado num complexo de 52 mil m2 na Avenida Paulista. Foi construído pelo esforço integrado das Irmãs alemãs da Congregação de Santa Catarina e pela iniciativa da irmã beata Heinrich, enfermeira; do médico austríaco Walter Seng e de dom Miguel Kruse, abade do Mosteiro São Bento. Inaugurado em 1906, o então Sanatório Santa Catarina deve seu nome à padroeira da congressão fundada por Regina Prathmann.


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 376 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.