PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A análise sem preconceito da qualidade do ensino médico - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Maria Cristina Cury, secretária municipal de Saúde


GERAL 1
Destaque p/a posse das novas diretorias da AMB e APM


CBHPM
Projeto de Lei 743/2005 é apresentado por deputados estaduais médicos


ATIVIDADES DO CONSELHO
Módulo de dezembro de EMC aborda Infectologia, Psiquiatria e Neurologia


COMUNICAÇÃO
Cadastre-se para receber em seu e-mail nosso Boletim Eletrônico!


FORMAÇÃO MÉDICA
Inscritos na primeira etapa do exame do Cremesp superou expectativas


ATUALIZAÇÃO
A prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata


ARTIGOS
Opinião do conselheiro - Lavínio Nilton Camarim e Itiro Shirakawa


GERAL 2
Delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, é homenageado


AGENDA
Destaque para a visita que o Cremesp realizou ao Jornal Folha de S. Paulo


NOTAS
Alerta Ético sobre imperícia


GERAL 3
Médicos do Estado conquistam reajuste salarial


HOMENAGEM
O médico patologista João Paulo Aché de Freitas é o homenageado desta edição


GALERIA DE FOTOS



Edição 218 - 10/2005

ATIVIDADES DO CONSELHO

Módulo de dezembro de EMC aborda Infectologia, Psiquiatria e Neurologia


Educação Continuada

Infectologia, Psiquiatria e Neurologia integram
o módulo de dezembro

Antibióticos na prática clínica, DSTs/Aids, vacinação de adultos,
ansiedade, depressão e cefaléia serão temas
do último módulo do ano

O próximo módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, que acontece em 2 e 3 de dezembro, abordará temas de Infectologia e será coordenado pelo conselheiro e infectologista Caio Rosenthal. Já no dia 9, o Programa abordará os temas Ansiedade e Depressão para não especialistas, sob a coordenação do Diretor de Comunicação do Cremesp, o psiquiatra Luiz Carlos Aiex Alves. No encerramento da programação, no dia 10, o conselheiro Luiz Alberto Bacheschi coordenará a apresentação Cefaléias- Diagnóstico e Terapêutica.

A programação completa está disponível na Internet, no site do Cremesp. Mais de 400 médicos já participaram do Programa, que completa seu quinto módulo em novembro e teve início em junho de 2005 com o módulo de Clínica Médica/Cardiologia. Em agosto, o tema foi a prevenção e o diagnóstico precoce dos principais tipos de tumores; em setembro, tratou das condutas relacionadas ao trauma grave; e em outubro, foi a vez do módulo de Endocrinologia e Reumatologia.

O módulo de outubro foi aberto, no dia 21, pelo fundador da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e professor titular da Unifesp, o clínico Antonio Carlos Lopes, que abordou o tema "O Clínico, frente aos desafios da moderna Medicina, tem ainda lugar?"

Também participaram Antonio Carlos Lerário (Classificação, diagnóstico e tratamento do diabetes com drogas orais); Sérgio Atala Dib (Insulinoterapia). O segundo dia do curso contou com os paletrantes Osmar Monte (Diagnóstico e tratamento do Hiper e do Hipotiroidismo), Ricardo Ayello Guerra (Conduta nos nódulos tiroidianos), Marise Lazzaretti Castro (Quando e porquê pesquisar osteoporose), Zuleika Salles Cozzi Halpern (Abordagem da obesidade pelo Clínico).

Nos dias 28 e 29 de outubro foram responsáveis pelas exposições Sílvio Figueira Antonio (Abordagem Clínica nas Lombalgias), Alexandre Gabriel Junior (Laboratório em Reumatologia – Análise crítica), Roberto Bernd (Artrites microcristalinas – Conduta atual), Jussara de Almeida Lima Kochen (Osteoporose: Etiologia, quadro clínico, e tratamento), Cláudia Goldenstein Schainberg (Diagnóstico diferencial das poliartrites).

Cursos gratuitos
Dirigidos a médicos de todas as especialidades, o Programa é gratuito e oferece, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos profissionais, principalmente para aqueles que atuam na clínica médica e generalistas, em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, prontos-socorros ou programa saúde da família. Médicos residentes e em aprimoramento profissional também têm participado do Programa. Cada módulo é realizado em quatro sessões, em dois dias, às sextas-feiras, das 20h às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 12h.

Módulo no Interior
São José do Rio Preto sediará o primeiro módulo descentralizado do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, nos dias 25 e 26 de novembro, com o tema Clínica/Cardiologia. Serão abordados os assuntos: parada cardiorrespiratória, insuficiência cardíaca congestiva, síncope , dor precordial, prevenção em cardiologia, embolia pulmonar aguda , hipertensão arterial, e edema pulmonar agudo.

Módulo V  – Infectologia

Antibióticos na prática médica - 02/12/2005 – sexta-feira

Presidente: Renato Grimbaum
20h às 20h30
Classificação dos Antibióticos (Renato Grimbaum)
20h30 às 20h50
Tratamento das pneumonias (Renato Grimbaum)
20h50 às 21h10
Tratamento das infecções Abdominais (Thais Guimarães)
21h10 às 21h30
Tratamento das infecções trato urinário (Antonio Adriano Neto)
22h às 22h50
Tratamento das infecções de pele – partes moles e ossos (Augusto Yamaguti)

Infectologia - 03/12/2005 - sábado
Presidente: Caio Rosenthal

8h30 às 9h
Doenças sexualmente transmissíveis - DST (Davi Lopes)
9h às 9h30
Aids: Diagnóstico e história natural (Maria Lúcia Biancalana)
9h30 às10h
Vacinação do adulto (Heloísa Pedrosa Mitre)
10h30 às11h
Febre de origem indeterminada (Vera Maria Morais)
11h às 11h30
Doenças congênitas infecciosas (Gaspar Lisboa Neto)
11h30 às 12h
Gripe aviária: o que devemos saber (João Silva de Mendonça)

A programação dos dias 9 e 10 de dezembro está disponível no site do Cremesp

Informações e inscrições
Mais informações pelo telefone: (11) 3017-9345, com Marisa Martins, ou envie um e-mail para: eventos@cremesp.org.br  
Os cursos na Capital acontecem no auditório da sede do Cremesp, à rua da Consolação, 753 (estacionamento gratuito).

Em São José do Rio Preto, o curso será realizado na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia (Clube dos Médicos), à Alameda Oscar de Barros Serra Doria, 5661. Inscrições: Delegacia Regional de São José do Rio Preto.  Fone (17) 3227-8002, e-mail: eventos@cremesp.org.br

Dia do Médico

Conselho veicula homenagem em rádio e outdoor

No dia 18 de outubro, Dia do Médico, o Cremesp e as demais entidades médicas promoveram atividades e homenagens em comemoração à data dedicada àqueles que exercem a Medicina.
Uma das iniciativas do Conselho foi a veiculação, nas rádios Bandeirantes, Jovem Pan e CBN, de uma mensagem de parabéns aos médicos. Também foram afixados, na Capital e nas principais cidades do Interior, 232 outdoors (foto) com a mensagem: “Desde o início de sua vida há sempre um médico ao seu lado”.

Também em homenagem ao Dia do Médico, o Conselho está encaminhando, juntamente com esta edição do Jornal do Cremesp, uma agenda de bolso a cada um dos médicos do Estado de São Paulo. Além de prática, a agenda 2006 do Cremesp contém a reprodução do Código de Ética Médica.

Outras comemorações
A Associação Paulista de Medicina (APM) homenageou em solenidade, no Dia do Médico, oito profissionais que se destacaram em diversas áreas da Medicina. Os homenageados foram: Abrahim Dabus, Albert Zeitouni (in memoriam), Giovanni Guido Cerri, Spartaco Vizzotto, Hans Wolfgang Halbe, José Luiz Gomes do Amaral, Manoel Reis Gonçalves Salvador e Petrônio Stamato Reiff. O vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari representou a entidade no evento que contou também com a presença do governador do Estado de São Paulo,Geraldo Alckmin.

Após o encerramento do curso “A Prevenção das Demandas Judiciais Decorrentes de Ato Médico” , o Sindicato dos Médicos de São Paulo ofereceu, no dia 19 de outubro. um coquetel em comemoração ao Dia do Médico. Já o Conselho Federal de Medicina publicou no dia 18 de outubro, em jornais de grande circulação, uma mensagem dirigida aos médicos e à população: “Ser médico é uma marca na alma. Ser médico é um destino traçado (...) é, enfim, tarefa para seres humanos especiais (...) milhares de homens e mulheres brasileiros fazem diariamente da medicina um canto de amor à vida e ao ser humano”. Além disso, o site do CFM na Internet (www.portalmedico.org.br) traz mensagens gravadas em homenagem ao médico.

Título de Especialista

Desde o dia 19 de outubro a Comissão Nacional de Acreditação (CNA) disponibiliza em seu site (www.cna-cap.org.br) o formulário para o credenciamento dos eventos relativos ao Certificado de Atualização Profissional (CAP) de especialistas. Os pedidos de credenciamento das atividades a serem realizadas no primeiro semestre de 2006 devem ser enviados pela Internet até 15 de novembro.


Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.