PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EMC 2 & GERAL 1
Módulo sobre condutas do atendimento ao trauma: sucesso total!


EDITORIAL
O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


ATIVIDADES DO CREMESP
Avaliação do ensino médico recebe 1.136 inscritos


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 1
Próximo módulo abordará Endocrinologia e Reumatologia


CONGRESSO
VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


LEGISLATIVO
A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Alesp e o Cremesp


ENTREVISTA
Saraiva Felipe, ministro da Saúde, é o convidado desta edição


ARTIGOS
Em pauta a Política de Saúde e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia


GERAL 2
Opinião de Conselheiro: Henrique Carlos Gonçalves


GERAL 3
Concurso de Capas do JC: conheça a vencedora!


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


NOTAS 1
Alerta Ético: Empréstimo de CRM


NOTAS 2
Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


GALERIA DE FOTOS



Edição 217 - 09/2005

EDITORIAL

O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


O Dia do Médico e a guerra urbana

A população parece entender a vida sacrificada e o valor dos médicos. Apesar das dificuldades, temos enorme orgulho de ser médicos.

Isac Jorge Filho*

O colega chegou assustadíssimo na sala dos médicos. Estava saindo de seu plantão noturno e havia atendido nada menos que dez baleados ao longo de doze horas. Repetia, como se ele próprio não acreditasse: dez baleados. Entre lesões superficiais e lesões muito graves, dez pessoas haviam recebido tiros. “Eu me sinto como se estivesse em uma guerra”, dizia.

Estávamos, todos, ainda perplexos com a violência sofrida por outro colega médico, seqüestrado, em seu próprio carro, que passou horas de terror, sob mira de armas de marginais desprovidos de qualquer sentimento mais nobre, em um canavial, e de outra colega, agredida fisicamente durante seu trabalho.

Essa história real revela que estamos mesmo em guerra. E é guerra das piores, das mais cruéis. Vidas e vidas têm sido ceifadas sem a mínima razão. Violência por violência, por maldade, por revolta, por furor, por drogas, por desamor. Qualquer discussão, muitas vezes por motivos banais, leva a violentas agressões, dor, sofrimento, morte...

Perdeu-se, completamente, o amor ao próximo. O “próximo” é um inimigo a ser agredido, humilhado e até eliminado fisicamente. É uma guerra cruel e ainda mais perigosa que as guerras formais (se é que existem guerras formais), pois aqui não se conhece o “inimigo”. E como pode ser qualquer um, ficamos em constante vigília, com o medo e a tensão à flor da pele. Este é o clima emocional que vivemos em nossas cidades, nessa época de “modernidade”, de “globalização”.

É nesse cenário trágico que temos que “comemorar” o Dia do Médico, em 18 de outubro, Dia de São Lucas. Não há muito que comemorar. Explorado por empresas mercantilistas, explorado pelo sistema oficial de saúde que chega a pagar menos que dez reais por uma consulta; trabalhando, freqüentemente, em hospitais ou postos desprovidos de condições mínimas de funcionamento, um grande número de médicos ainda corre riscos físicos de agressões.

Os profissionais são vítimas da violência disseminada na sociedade, que atinge todos os cidadãos, mas também são vítimas de agressões físicas e verbais nos locais de trabalho, onde pacientes e usuários exteriorizam no médico suas revoltas diante das mazelas institucionais, diante da ausência de políticas públicas e sociais e do sucateamento dos serviços de saúde.

Entendo que o Dia do Médico deva ser momento de reflexão e análises. O rápido progresso do conhecimento coloca o médico brasileiro, principalmente o que trabalha em centros menores ou na periferia das grandes cidades, em situação de perplexidade. Realmente, é complicado conviver com a medicina da pobreza e a medicina da abundância. Os médicos lidam com problemas como falta de materiais básicos, equipamentos e auxiliares; precisam tratar afecções parasitárias, como esquistosomose e doença de Chagas, já inexistentes em países desenvolvidos; enfrentam infecções graves, muitas vezes ligadas à desnutrição ou às péssimas condições de limpeza e assepsia de muitos hospitais e ambulatórios.

Esses mesmos colegas precisam tomar conhecimento e acompanhar avanços como os transplantes de órgãos, a telecirurgia, as células-tronco, os modernos e sofisticados equipamentos de terapia intensiva e de diagnósticos por imagens etc. E, no entanto, na carreira do médico, a atualização das fronteiras da Medicina é indispensável. Não porque se espera que ele seja totipotente, capaz de executar pessoalmente cada avanço tecnológico, mas porque, até por um princípio ético, o médico se obriga a uma contínua busca do conhecimento para tratar seus pacientes da maneira mais eficiente possível e cumprir seu papel de agente transformador na busca de uma sociedade mais humana e feliz.

Felizmente, a maior parte da população parece entender a vida sacrificada e o valor dos médicos. Tanto que a profissão tem sido considerada a mais confiável em levantamentos recentes do Ibope. Mas, além do reconhecimento público, sobra a satisfação de estar ajudando um doente a se recuperar, a alegria fugaz de um raro “muito obrigado” e, principalmente, o orgulho de exercer um misto de profissão, arte e religião, que enche cada um de nossos dias, mesmo em um mundo cada vez mais violento e desumano.

Não tenho dúvidas: apesar de todas as dificuldades e injustiças, se me fosse dado escolher, seria médico novamente!


Isac Jorge Filho é presidente do Cremesp


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 293 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.