PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O Cremesp e o ensino médico


ATIVIDADES DO CREMESP
Exame de Habilitação para recém-formados em Medicina


GERAL 1
Plantão de disponibilidade - artigo de Henrique Liberato Salvador


RESOLUÇÃO 1
Novas regras p/atualização do Título de Especialista


UTILIDADE PÚBLICA 1
O preenchimento, correto, das declarações de óbito


UTILIDADE PÚBLICA 2
Material informativo sobre a Declaração de Óbito


ESPECIAL 1
Centro de Dados do Cremesp é inaugurado na sede


ESPECIAL 2
Alta concentração de médicos em São Paulo


ATUALIZAÇÃO
Conferência Internacional de Aids e Congresso Internacional de Psicanálise


HOMENAGEM
Destaque especial para o cirurgião Fares Rahal


GERAL 2
Movimento médico pela CBHPM


AGENDA
Congresso Médico do Oeste Paulista


ALERTA ÉTICO
Texto produzido pelo Centro de Bioética do Cremesp, avalia ausência em plantão


RESOLUÇÃO 2
Perícia Médica: resolução Cremesp disciplina trabalho de peritos médicos


GALERIA DE FOTOS



Edição 216 - 08/2005

AGENDA

Congresso Médico do Oeste Paulista


Presidência

Congresso Médico do Oeste Paulista

Mais de dois mil profissionais – de 180 cidades de vários Estados – participaram do XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista em  São José do Rio Preto, de 24 a 27 de agosto, promovido pela  Sociedade de Medicina local, atualmente  presidida por Pedro Teixeira.

Uma das novidades do evento foi a realização de um Julgamento Simulado – caso real julgado pelo Cremesp, com os nomes dos envolvidos trocados por fictícios.

O Congresso foi presidido pelo diretor  científico da Sociedade de Medicina  e conselheiro do Cremesp, Renato Ferreira da Silva.

Além do Julgamento Simulado, o Cremesp teve participação ativa nos debates sobre ética nas pesquisas com células-tronco, remuneração médica e regulamentação da profissão médica. O Conselho foi representado pelo presidente Isac Jorge Filho e, além de Renato Ferreira da Silva, pelos conselheiros Caio Rosenthal, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Reinaldo Ayer e por Jorge Carlos Machado Curi, que representou o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral. (foto acima)

Ginecologia e Obstetrícia

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, o diretor Krikor Boyaciyan e o conselheiro e vice-presidente do CFM, Clóvis Francisco Constantino, participaram no último dia 19 de agosto do X Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. O evento, realizado no ITM-Expo, reuniu cerca de cinco mil participantes entre médicos especialistas e acadêmicos. Os representantes do Conselho participaram da mesa-redonda: Ética em Tocoginecologia. Boyacyan, que coordenou a mesa e integrou a comissão executiva organizadora do congresso, ressaltou a importância do evento: “É o principal no Estado de São Paulo e estou feliz com o recorde de público”.

Faculdades de Medicina

Temas ligados à acreditação e à credibilidade das faculdades de Medicina do Estado de São Paulo foram abordados em reunião realizada no dia 2 de agosto,  entre o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, o vice-diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, Nilton Arruda; o presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem), Luiz Szutani; e o representante do Centro de Qualidade Hospitalar, José Agenor Mei Silveira. As discussões do grupo deverão ter continuidade nos próximos meses.

Franca

A Jornada de Gastroenterologia e Cirurgia de Franca ocorreu no dia 5 de agosto com a participação do presidente do Cremesp Isac Jorge Filho e dos conselheiros Renato Silva, José Henrique Andrade Vila. Foram abordados os temas: Doenças do Refluxo Gastro-Esofágico: Visão do Cirurgião e a Responsabilidade Ética e Criminal Médica. “O evento de Franca já é tradicional, pois inclui conhecimentos recentes da cirurgia e gastroenteorologia, além dos importantes temas de ética e bioética”, afirmou Isac.

Outros

Isac Jorge Filho participou também dos seguintes eventos:

- Reunião com os Conselhos das regiões Sul e Sudeste, para discutir a pauta do encontro Sul/Sudeste, dia 5 de agosto.
- Reunião no auditório do Cremesp, no dia 12 de agosto, para discutir o Exame de Habilitação.

- Exposição das capas do Jornal do Cremesp, dia 16 de agosto, no Hospital São Paulo, seguida de visita no hospital; e dia 23 de agosto, no Hospital Beneficência Portuguesa (foto ao lado). Em ambas as atividades foi acompanhado pelo diretor de Comunicação, Luiz Carlos Aiex Alves; na segunda, também esteve o conselheiro Alfredo Dell’Aringa.

- Palestra sobre o Exame de Habilitação, juntamente com o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, no dia 16 de agosto, a convite do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da FMUSP-SP
- Mesa de Educação Continuada: Marcadores Tumorais e Os Avanços da Genética na Prevenção dos Principais Tumores Malignos, no dia 19 de agosto, na sede do Cremesp.

Diretoria e conselheiros

José Henrique de Andrade Vila participou de solenidade em comemoração dos 80 anos de aniversário do Hospital da Cruz Azul de São Paulo, dia 28 de julho.

Eurípedes Balsanufo Carvalho proferiu palestra sobre Prontuário Médico e suas Implicações Éticas, no dia 3 de agosto, a convite da diretoria clínica do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Eurípedes Balsanufo Carvalho participou de reunião do Comitê de Mortalidade Materna, no dia 8 de agosto, na Secretaria Municipal de Saúde.

A abertura solene do 30° Congresso Internacional de Medicina e Reabilitação da AACD e do 5° Congresso de Reabilitação da Oritel, no dia 3 de agosto, no Memorial da América Latina, contou com a  participação do conselheiro Akira Ishida.

Clóvis Francisco Constantino ministrou aula para alunos do 3° ano da Faculdade de Medicina da USP sobre o tema: A Lei da Regulamentação da Profissão  Médica: Defesa da Sociedade ou Corporativismo?,  nos dias 17 e 23 de agosto.

Akira Ishida participou de mesa redonda sobre a Visão Multiprofissional sobre a Regulamentação da Profissão Médica, por ocasião do II Congresso de Enfermagem Cardiovascular, no dia 18 de agosto.

O vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, participou  de julgamento simulado, no dia 4 de agosto, no Hospital e Maternidade Brasil.

O vice-presidente Desiré Carlos Callegari participou, no dia 12 de agosto, da inauguração da unidade Rudge Ramos do Hospital Itacolomy.

O diretor Antonio Pereira Filho abordou o tema Aspectos Éticos nos Protocolos de Medicamentos, a convite da Unimed de Araraquara, no dia 23 de agosto.

No dia 10 de agosto, a aula sobre Aspectos Éticos no curso de Biologia Molecular à Clonagem Terapêutica, a convite da diretoria do Departamento Científico Cultural da Faculdade de Medicina do ABC, foi ministrada pelo vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari.

Renato Ferreira da Silva participou de audiência pública sobre Medicamentos de Anticoncepção de Emergência – conhecida como a “pílula do dia seguinte”, em 10 de agosto, na Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

A sessão solene de abertura do II congresso Paulista de Nutrição Humana, no III Congresso Paulista de Nutrição Clinica, no dia 11 de agosto, teve a participação do conselheiro Jorge Luis Machado Curi.

O diretor Antonio Pereira Filho, no dia 12 de agosto, participou de um Julgamento Simulado, no Hospital Geral de Pediatria, em São Paulo, Capital.

O diretor Krikor Boyaciyan apresentou sua tese de doutorado O Perfil dos Médicos Ginecologistas e Obstetras denunciados no Estado de São Paulo, em sessão plenária, no dia 12 de agosto, no auditório do Conselho Federal de Medicina.

Reinaldo Ayer de Oliveira ministrou palestras sobre o Exame de Habilitação, nos dias 15 e 16 de agosto, na Associação Paulista de Medicina de Marília e na Faculdade de Medicina da USP, respectivamente.


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 471 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.