PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O Cremesp e o ensino médico


ATIVIDADES DO CREMESP
Exame de Habilitação para recém-formados em Medicina


GERAL 1
Plantão de disponibilidade - artigo de Henrique Liberato Salvador


RESOLUÇÃO 1
Novas regras p/atualização do Título de Especialista


UTILIDADE PÚBLICA 1
O preenchimento, correto, das declarações de óbito


UTILIDADE PÚBLICA 2
Material informativo sobre a Declaração de Óbito


ESPECIAL 1
Centro de Dados do Cremesp é inaugurado na sede


ESPECIAL 2
Alta concentração de médicos em São Paulo


ATUALIZAÇÃO
Conferência Internacional de Aids e Congresso Internacional de Psicanálise


HOMENAGEM
Destaque especial para o cirurgião Fares Rahal


GERAL 2
Movimento médico pela CBHPM


AGENDA
Congresso Médico do Oeste Paulista


ALERTA ÉTICO
Texto produzido pelo Centro de Bioética do Cremesp, avalia ausência em plantão


RESOLUÇÃO 2
Perícia Médica: resolução Cremesp disciplina trabalho de peritos médicos


GALERIA DE FOTOS



Edição 216 - 08/2005

ATIVIDADES DO CREMESP

Exame de Habilitação para recém-formados em Medicina


Exame de Habilitação

Até início de setembro, 1.100 estavam inscritos

Prova da primeira fase será realizada no dia 9 de outubro, em São Paulo e Ribeirão Preto


Visando explicar e discutir amplamente o Exame de Habilitação que promoverá, em caráter experimental e opcional, nos meses de outubro e novembro, o Cremesp, por meio de seus representantes, tem participado de um número cada vez maior de debates com o corpo docente e alunos de faculdades de Medicina.

(Na foto acima, da esquerda p/a direita: Moacyr Perche, Geraldo Reple Sobrinho e Desiré Callegari na Faculdade de Medicina do ABC)

Até início de setembro, já havia 1.100 inscritos para fazer o exame. Poderão fazê-lo estudantes do sexto ano de Medicina e médicos formados há menos de um ano em faculdades paulistas. As inscrições são gratuitas.

Um dos debates sobre o exame contou com a participação de diretores de faculdades de Medicina, que compareceram à sede do Cremesp, no dia 12 de agosto. Os demais foram realizados, nas últimas semanas, nos seguintes locais: Associação Paulista de Medicina/regional de Marília, no dia 15 de agosto, com a participação do conselheiro Reinaldo Ayer; no Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, da FMUSP, no dia 16 de agosto, quando o Cremesp foi representado por seu presidente, Isac Jorge Filho e pelos conselheiros Bráulio Luna Filho e Ayer; na Faculdade de Medicina do ABC, no dia 19 de agosto, com a presença do vice-presidente do Conselho, Desiré Callegari, e do conselheiro Moacyr Perche; no Centro Acadêmico Rocha Lima, da FMUSP e na Unaerp, em Ribeirão Preto, com a participação de Isac Jorge e Ayer; e na Unisa, com a presença de Bráulio Luna. No dia 29 de agosto, o Cremesp debateu o tema na reunião plenária do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).

Embora o Exame de Habilitação só possa ser feito por alunos e recém formados em Medicina em faculdades paulistas, tem havido interesse por parte de alunos de outros Estados. Um exemplo é o convite feito pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, para que o Cremesp participe de um debate.

Como será

A organização do exame está a cargo da Fundação Carlos Chagas, com larga experiência em concursos públicos. A prova constará de duas fases. A primeira – a ser realizada em 9 de outubro – será uma avaliação cognitiva, com 120 questões. Terá perguntas das seguintes áreas: Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Saúde Pública, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas.

Na primeira etapa da avaliação haverá provas nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. Passarão à segunda fase aqueles que acertarem 60% das questões. A segunda etapa será uma avaliação prática das situações mais comuns do exercício da Medicina.

Educação Continuada

Condutas no trauma grave será tema do módulo de setembro

A escolha deve-se ao impacto das causas externas, acidentes e violência nos perfis de morbidade e mortalidade no país


O III módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, que será realizado nos dias 16, 17, 23 e 24 de setembro, irá tratar das condutas do trauma grave. A programação completa está disponível on line  no portal do Cremesp.

Segundo os coordenadores do Programa, conselheiros José Henrique Andrade Vila, Renato Ferreira da Silva e Jorge Carlos Machado Curi, o próximo tema foi escolhido “devido ao grande impacto das causas externas, acidentes e violências nos perfis de morbidade e mortalidade no país”.

Módulo de agosto

Em agosto, foi realizado o II Módulo do Programa, que tratou dos tumores malignos, confirmando o sucesso do módulo anterior sobre clínica médica e cardiologia. Cerca de 120 médicos, que participaram do último curso, tiveram a oportunidade de acompanhar exposições de renomados especialistas sobre temas da atualidade.

O médico Ricardo Renzo Beltrani abordou os estudos genéticos que podem auxiliar o diagnóstico precoce de tumores. Já Luiz Paulo Kowalski falou da importância da prevenção do câncer de pulmão por meio da modificação do hábito de fumar e dietas com baixas calorias. Também abordaram a prevenção e o diagnóstico do câncer: Miguel Srougi (aparelho reprodutor masculino), Nora Manoukian Forones (esôfago), Paulo Kassab (câncer gástrico), Sidney Roberto Nadal (câncer colorretal), Paulo Herman e Tarcisio Triviño (fígado e pâncreas), Luiz Henrique Gebrim (mama), Luiz Carlos Zeferino (colo do útero), Wagner José Gonçalves (câncer endometrial), Jesus Paula Carvalho (ovário) e Rogério Izar Neves (tumores dermatológicos).

Segundo Vila, “os dois módulos já realizados comprovaram a relevância e a aceitação da iniciativa. Preenchemos uma lacuna, de levar as informações das especialidades para todos os médicos interessados e não apenas para o especialista”.

Regras e conteúdo

Com inscrições gratuitas, o Programa oferece, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos médicos. Cada módulo é realizado em quatro sessões (quatro dias, em dois finais de semanas subsequentes) às sextas-feiras, das 20h às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 12h.

O nível das apresentações é acessível a todo profissional médico atuante. A intenção é levar informações práticas e objetivas de especialidades para os não-especialistas e também para médicos residentes e em aprimoramento profissional.

Ao abordar com profundidade temas mais gerais do diagnóstico e do tratamento, o programa leva informações essenciais aos médicos que trabalham na linha de frente, que iniciam o processo de assistência ao paciente.

Os módulos são independentes. Para se inscrever em um módulo não há necessidade de o médico ter participado do módulo anterior. Somente terá direito ao certificado o médico que obtiver 75% de frequência no módulo inscrito, ou seja, poderá faltar em apenas um dos quatro dias do curso.

Devido à limitação do espaço físico, o Programa não está aberto, por enquanto, a estudantes de medicina e demais profissionais de saúde, apesar de haver solicitações neste sentido.
As inscrições para o Programa podem ser feitas on line em  “Educação Continuada”.

Programação para 2005

Setembro
Dias 16 e 17; 23 e 24
Condutas no trauma grave

Outubro
Dias 21 e 22; 28 e 29
Urgências cirúrgicas em Endocrinologia e Reumatologia

Novembro
Dias 18 e 19; 25 e 26
Clínica Médica/Hematologia/Nefrologia/Alergias e interações medicamentosas

Local: Conselho Regional de Medicina
Rua da Consolação, 753
Vagas limitadas.
Inscrições on line ou por e-mail: eventos@cremesp.org.br
Informações: (11) 3017-9345 com a sra. Marisa Martins.


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 489 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.