PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Isac Jorge Filho


CONSELHO
Programa de Educação Continuada do Cremesp


NACIONAL
Novas Diretrizes Médicas


ENSINO MÉDICO
Exame de Habilitação para recém-formados


MOVIMENTO MÉDICO
Opinião de Conselheiro


MOVIMENTO MÉDICO
Honorários Médicos


ESPECIAL
A visita de Humberto Costa ao Conselho


ATUALIZAÇÃO
Orientações sobre prescrições de COX-1 e COX-2


GERAL
Destaques: Atlas da saúde de São Paulo e RX da saúde no Brasil


AGENDA
Destaques: Disque-Psiquiatria e Biblioteca dr. Paul Janssen


AGENDA
Conselheiros são eleitos presidentes de sociedades de especialidade


NOTAS
Alerta Ético para a adulteração de informações médicas


PARECER
Quebra de sigilo


HISTÓRIA
Diltor Opromolla


GALERIA DE FOTOS



Edição 213 - 05/2005

AGENDA

Destaques: Disque-Psiquiatria e Biblioteca dr. Paul Janssen


Fmusp inaugura serviço Disque-Psiquiatria

  
O Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) disponibiliza o Disque-Psiquiatria Pró-Saúde, um serviço gratuito de consultoria científica dirigido a profissionais, estudantes da área de saúde, pacientes portadores de transtornos mentais, seus familiares e amigos.

O serviço, criado em 1995 por meio de uma colaboração entre o Departamento de Psiquiatria, a Fundação Faculdade de Medicina e Janssen-Cilag Farmacêutica, visa estimular a educação continuada em Psiquiatria e a difusão de informações com qualidade a profissionais de saúde e população.

O plantão é feito por três médicos, que respondem dúvidas por telefone, fax ou e-mail. A equipe do serviço também discute casos clínicos e condutas, realiza pesquisas e levantamentos bibliográficos nos principais bancos de dados da literatura médica, auxiliando na seleção de artigos científicos para cada situação. Pacientes e familiares recebem orientação gratuita relacionada aos principais problemas de saúde mental e são referenciados a serviços que contam com a especialidade Psiquiatria.

Instituto inaugura biblioteca

No dia 16 de maio, foi inaugurada a biblioteca dr. Paul Janssen, com um dos maiores acervos da América Latina nas áreas de Psiquiatria e Saúde Mental. São oito mil livros e mais de 300 títulos de periódicos. O nome da biblioteca foi escolhido em homenagem ao médico belga Paul Janssen, que faleceu em 2003 e se destacou no campo da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, principalmente psicotrópicos. A família do pesquisador esteve presente na solenidade de inauguração para receber a homenagem. O Cremesp foi representado no evento pelo diretor de Comunicação, o psiquiatra Luiz Carlos Aiex Alves.

Disque-Psiquiatria
Telefone/Fax: (11) 3088-4562
Horários: segunda à sexta das 8h30 às 16h30
Email: disquepq@hcnet.usp.br
Site: www.disquepq.med.br/consulta

Biblioteca Dr. Paul Janssen
Instituto de Psiquiatria do HC
Rua dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – 1º andar
Tel: (11) 3069-6273
Site: www.hcnet.usp.br/ipq

Fórum discute ações contra médicos

O excesso de ações de responsabilidade civil contra médicos na Justiça comum motivou a realização de um fórum, no dia 6 de maio, na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no Rio de Janeiro. A intenção é iniciar um debate nacional sobre os motivos das denúncias, a prevenção de situações que possam ser levadas aos tribunais, a necessidade de providências para que o médico seja julgado corretamente. O CBC avalia que muitas vezes o médico é vítima de uma “indústria” que busca explorar a figura do erro médico. O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, presente ao evento, declarou que “é muito bem-vinda a iniciativa de defender o médico contra abusos cometidos em denúncias infundadas, ao mesmo tempo que deve ser feito um amplo trabalho de prevenção das infrações éticas e da má prática, que passa pelo trabalho dos Conselhos de Medicina, e também depende da melhora do ensino médico”. Também esteve presente no Fórum o 1º secretário do Cremep, Henrique Carlos Gonçalves.

Interior

Marília

A Delegacia Regional do Cremesp, em Marília, realizou a sessão solene de entrega de aproximadamente 80 carteiras profissionais de médico no dia 6 de abril. O evento ocorreu na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) local.

Santa Fé do Sul

A crise relacionada aos plantões médicos na Maternidade de Santa Fé do Sul foi pauta de reunião, no dia 28 de abril, na Câmara Municipal da cidade – da qual participaram o prefeito, vereadores, direção e corpo clínico do hospital, representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Cremesp e do Ministério Público. Dentre os problemas identificados foram citados a necessidade urgente de contratação de médico internista e enfermeiras obstetras; e de remuneração para o plantão à distância. Ao final da reunião, foi formada uma comissão, presidida pelo promotor público Luis Fernando Guinsperg, para tentar resolver os problemas.

Durante a reunião, o conselheiro Renato Ferreira da Silva (foto) solicitou aos médicos que haviam paralisado suas atividades que retornassem ao trabalho e aguardassem, por 30 dias, a conclusão dos trabalhos da comissão. O médico Luis César Rodrigues, integrante do corpo clínico do hospital e um dos líderes do movimento, está otimista com o trabalho da comissão.


Atividades dos conselheiros

Reuniões e palestras

- Reunião no Departamento de Psicobiologia na Unifesp/EPM, no dia 2 de maio, sobre o segredo profissional com sujeitos de pesquisa que envolvam psicopatologias e dependência de drogas. Participaram os conselheiros Luiz Carlos Aiex Alves e Ieda Therezinha Verreschi.
- Aula sobre a Humanização no Brasil e no Mundo: a Ética, dia 30 de abril, no I Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Medicina do ABC, ministrada pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira.
- Reunião da Comissão Especial de Anistia, dia 3 de maio, com a participação do conselheiro Nacime Salomão Mansur.
- Debate sobre Exame de Habilitação para a Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Sorocaba, dia 4 de maio. Participou: Reinaldo Ayer de Oliveira.
- Cerimônia e coquetel de abertura do I Congresso da Sociedade Médica de Sorocaba, dia 7 de maio, com a participação do conselheiro e corregedor adjunto do Cremesp, Ruy Yukimatsu Tanigawa.
- Palestra sobre Prontuário Médico e Ato Médico, no Núcleo de Gestão Assistencial – Ambulatório Regional de Especialidades Centro, dia 10 de maio, com a participação do conselheiro e coordenador das Delegacias da Capital, Antonio Pereira Filho.
- Reunião de Câmara na Delegacia do Cremesp/Regional Leste, dia 11 de maio. Participaram: Antonio Pereira Filho e João Ladislau Rosa.
- Reunião do Fórum dos Conselhos da Área da Saúde, dia 12 de maio, com a participação do primeiro-secretário do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves.
- Palestra sobre Prontuário Médico e Ato Médico, a convite do Núcleo de Gestão Assistencial 55 – Ambulatório Regional de Especialidades Centro, dia 17 de maio, com a participação do conselheiro João Ladislau Rosa.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 408 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.