PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Isac Jorge Filho


CONSELHO
Programa de Educação Continuada do Cremesp


NACIONAL
Novas Diretrizes Médicas


ENSINO MÉDICO
Exame de Habilitação para recém-formados


MOVIMENTO MÉDICO
Opinião de Conselheiro


MOVIMENTO MÉDICO
Honorários Médicos


ESPECIAL
A visita de Humberto Costa ao Conselho


ATUALIZAÇÃO
Orientações sobre prescrições de COX-1 e COX-2


GERAL
Destaques: Atlas da saúde de São Paulo e RX da saúde no Brasil


AGENDA
Destaques: Disque-Psiquiatria e Biblioteca dr. Paul Janssen


AGENDA
Conselheiros são eleitos presidentes de sociedades de especialidade


NOTAS
Alerta Ético para a adulteração de informações médicas


PARECER
Quebra de sigilo


HISTÓRIA
Diltor Opromolla


GALERIA DE FOTOS



Edição 213 - 05/2005

CONSELHO

Programa de Educação Continuada do Cremesp


Cremesp lança Programa de Educação Continuada


  
O Cremesp dará início, em junho de 2005, ao Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), coordenado pelos conselheiros José Henrique Andrade Vila (foto acima), Renato Ferreira da Silva e Jorge Carlos Machado Curi. Segundo Vila, “o principal objetivo do Cremesp, com o lançamento deste Programa, é disponibilizar aos médicos de todas as especialidades e aos não especialistas, informações de temas abrangentes e fundamentais sobre a prática médica, de maneira objetiva, sem ônus para os profissionais, sempre com o foco no paciente.”


O Programa de Educação Médica Continuada oferecerá, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos profissionais. Alguns dos temas já previstos são: Farmacodermias, Interações Medicamentosas Perigosas, Antibioticoterapia, Dor Abdominal, Cefaléia, Dor Precordial, entre outros.

As aulas expositivas e painéis serão enriquecidas com debates entre médicos com reconhecida experiência prática na área. Vila explica que “a idéia é estimular, de forma agradável, a interação entre o auditório e os palestrantes, para a troca de informações entre as diversas áreas médicas, aprimorando não somente o conhecimento, mas a abordagem dos temas.”

A opção de iniciar o Programa pela Cardiologia é, segundo Vila,devido às recentes evidências do precário conhecimento da prática de ressuscitação cardiopulmonar por parte de alguns profissionais médicos. “A Câmara Técnica de Cardiologia do Cremesp, que coordenamos, elegeu os temas que serão abordados e, na seqüência, seguirão outros temas sempre com ênfase no paciente e em nível acessível a todo profissional médico atuante”, explicou o coordenador. “Este Programa, conforme amplamente debatido em plenária do Cremesp, não visa competir com as Sociedades de Especialidades, mas preencher lacunas no sentido de levar informações práticas e objetivas de outras áreas para os especialistas e também aos médicos em aprimoramento profissional”, finalizou.

Com o Programa, o Cremesp espera disponibilizar um canal para a colocação de questões e dúvidas sobre os assuntos em foco, priorizando o enfoque clínico para os não especialistas na área do tema abordado.

As aulas serão gravadas e deverão ser reproduzidas posteriormente, de forma que sua divulgação seja a mais ampla possível. Todos os módulos de Cardiologia serão realizados no anfiteatro da sede do Cremesp Vila Mariana (rua Domingos de Moraes nº 1.810), capital.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail
eventos@cremesp.org.br

Programação

Módulo I – Clínica/Cardiologia

17/06/2005 – sexta-feira
20h às 21h
Tema: Parada Cardiorrespiratória
Presidente: Isac Jorge Filho
Palestrante: Agnaldo Pispico
21h às 21h30
Coffee Break
21h30 às 22h30
Tema: Insuficiência Cardíaca Congestiva – Atualização Fisiopatológica e Terapêutica
Presidente: José Henrique Andrade Vila
Palestrante: Antonio Carlos Pereira Barreto

18/06/2005 – sábado
8h30 às 10h30
Painel: Síncope – Diagnóstico e Tratamento
Coordenador: José Henrique Andrade Vila
O painel contará com palestras de cardiologistas e neurologistas com experiência na área.
10h30 às 11h00
Coffee Break
11h às 12h
Tema: Dor Precordial
Presidente: Anselmo Antonio Salgado
Palestrante: Luis Antonio Machado César

24/06/2005 – sexta-feira
20h às 21h
Tema: Aspectos Preventivos em Cardiologia
Presidente: Henry Abensur
Palestrante: Alfredo Mansur
21h às 21h30
Coffee Break
21h30 às 22h30
Tema: Embolia Pulmonar Aguda
Presidente: João Nelson Rodrigues Branco
Palestrante: Antonio Baruzzi

25/06/2005 – sábado
8h30 às 10h30
Painel: Hipertensão Arterial
Coordenador: Bráulio Luna Filho
O painel contará com palestras de cardiologistas com experiência na área.
10h30 às 11h
Coffee Break
11h às 12h
Tema: Edema Pulmonar Agudo
Presidente: Bráulio Luna Filho
Palestrante: José Henrique Andrade Vila

Estão disponíveis cartazes do Código de Ética

Para dar continuidade à campanha do Cremesp de divulgação do Código de Ética Médica, que busca colaborar para a melhoria da relação médico-paciente e orientar os profissionais, foram confeccionados cartazes com o artigo 39, que veda ao médico: “receitar ou atestar de forma secreta ou ilegível, assim como assinar em branco folhas de receituários, laudos, atestados ou quaisquer outros documentos médicos”.

Os cartazes foram enviados para todos os hospitais de pequeno, médio e grande porte do Estado, Delegacias Regionais do Cremesp, Secretarias Municipais de Saúde, Faculdades de Medicina, entre outros locais de concentração de médicos.
Ainda estão disponíveis os modelos anteriores de cartaz, que traziam os artigos 46 e 110, do Código de Ética, que vedam ao médico, respectivamente: “Efetuar qualquer procedimento médico sem o esclarecimento e o consentimento prévios do paciente ou de seu responsável legal, salvo em iminente perigo de vida”; e “fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique, ou que não corresponda à verdade”.

Os interessados em obter os cartazes podem enviar e-mail para asc@cremesp.org.br, especificando o endereço para envio, o nome do profissional solicitante, a quantidade necessária e qual dos cartazes gostaria de receber.

Site do Conselho oferece serviços on line

A estréia da nova fase do Portal do Cremesp foi caracterizada pela abertura de canais de informações de interesse para os acadêmicos de Medicina, de informações sobre temas de saúde direcionadas para o público leigo e de novos serviços diferenciados aos profissionais médicos, com acesso exclusivo pela Área do Médico.

Entre esses serviços, merece destaque aquele que disponibiliza a certidão de quitação da anuidade do Conselho para consulta, visualização e impressão, on line. Os profissionais também podem realizar, via internet, a atualização de seu endereço, podem solicitar o cartão DSV Médico e emitir boleto bancário, entre outras facilidades.

As ferramentas de pesquisa estão mais simples e ágeis na área de legislação e pareceres; as informações estão mais completas nos resultados de busca sobre empresas de saúde cadastradas no Conselho; e o novo layout do Guia Médico permite o acesso otimizado à relação de médicos credenciados no Estado de São Paulo.

Inscreva-se na página principal do site (www.cremesp.org.br) para receber nossos Boletins Eletrônicos (do Cremesp e da Câmara de Psiquiatria) e participe do Concurso de Capas do Jornal do Cremesp que vai escolher a melhor entre as últimas sessenta edições.

Aguarde, para breve, a estréia de um canal exclusivo voltado para Educação Médica Continuada.


Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 463 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.