PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O melhor da Medicina é a relação médico-paciente


ENTREVISTA
O entrevistado desta edição é Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)


EDIÇÃO ESPECIAL 1
A criação da Ordem dos Médicos do Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL 2
A posse dos novos membros do Conselho Federal de Medicina


EDIÇÃO ESPECIAL 3
Comemorações do Dia do Médico


EDIÇÃO ESPECIAL 4
Plenárias nacionais pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos


EDIÇÃO ESPECIAL 5
Resultados da plenária dos médicos realizada no dia 21 de outubro, na Capital


GERAL
Faculdade de Medicina de Fernandópolis na mira de alunos e autoridades da região


TESOURARIA - CONQUISTAS
Novas medidas facilitam o pagamento da anuidade


ATUALIZAÇÃO
Acidente Vascular Cerebral


AGENDA
Confira fatos de interesse da classe que ocorreram neste mês de outubro


NOTAS
Alerta Ético, Editais e Convocações


PARECER
Estudo citogenético pré-implantacional


HISTÓRIA
A trajetória do médico e professor Alípio Corrêa Neto


GALERIA DE FOTOS



Edição 206 - 10/2004

EDIÇÃO ESPECIAL 2

A posse dos novos membros do Conselho Federal de Medicina


EDIÇÃO ESPECIAL CREMESP/APM

Tomam posse novos membros do Conselho Federal de Medicina

Tomaram posse no dia 13 de outubro de 2004, em Brasília, os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Federal de Medicina (CFM) eleitos em todos os Estados, por meio de eleição direta entre os 280 mil médicos país. O presidente do CFM Edson de Oliveira Andrade foi reconduzido à presidência da entidade, conforme votação prévia entre os conselheiros.

Os novos representantes de São Paulo no CFM, Clóvis Francisco Constantino e Isac Jorge Filho, foram empossados durante  a solenidade que contou com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa;  do presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Rafael Guerra;  do presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, Germano de Sousa – representando as entidades médicas internacionais; do presidente da Associação Médica Brasileira, Eleuses Vieira de Paiva;  do presidente da Federação Nacional dos Médicos, Waldir Cardoso; do secretário de Saúde do Distrito Federal, Arnaldo Bernardino; do presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Guido Correa; e mais de 600 lideranças médicas do país, autoridades e parlamentares.

Ministro destaca papel do CFM para a sociedade

O  ministro da Saúde, Humberto Costa, destacou que “o CFM não só aplica o Código de Ética Médica, mas é uma entidade com forte participação na sociedade. Cada vez mais assume o seu papel de ajudar a fazer funcionar o sistema de saúde brasileiro. Uma instituição que tem representatividade e influencia os destinos da saúde e do país”.

Humberto Costa ressaltou que manterá o diálogo franco e fraterno com o CFM para tratar de questões como a CBHPM, a formação profissional e a qualidade do ensino médico, a mudança do modelo assistencial em saúde e os protocolos das especialidades. “A nossa relação de parceria é fundamental para a garantia de um sistema de saúde digno e justo para a população”, afirmou.

Mário Saad faz avaliação positiva da gestão

O representante de São Paulo no CFM até outubro de 2004, o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mário Saad, fez um balanço positivo da última  gestão do CFM.  Saad assumiu a vaga de conselheiro titular após o desligamento de Regina Parizi, que atualmente ocupa o cargo de Diretora Executiva da GEAP, Fundação de Seguridade Social.

“Além de um grande aprendizado pessoal, avalio que o CFM encaminhou de forma adequada questões relevantes como a luta pela implantação da CBHPM, contra a abertura de novas escolas e a lei do Ato Médico, o que precisa ser dado continuidade, pois as conquistas ainda não são definitivas. Algumas questões necessitam ser aprofundadas, como a possibilidade da criação da Ordem dos Médicos e o exame para os médicos recém-formados. Há um ponto em que o CFM pode avançar ainda mais, que é o envolvimento na implantação do Sistema Único de Saúde. Eu desejo ao dr. Clóvis e ao dr. Isac todo o êxito na nova gestão e tenho a convicção de que São Paulo estará muito bem representado no CFM”.

Edson Andrade fala dos compromissos da entidade

O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, destacou em seu discurso de posse a relevância do debate sobre a criação da Ordem dos Médicos do Brasil e ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei 25/2002, conhecido como a lei do Ato Médico. “Esta lei é importante para os médicos, mas interessa sobretudo ao cidadão”, afirmou. 

Sobre a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, afirmou que “a medicina brasileira não pode ficar refém de uma ordem econômica que privilegia o lucro em detrimento do bem- estar do ser humano”.

A abertura indiscriminada de escolas médicas também foi mencionada: “infelizmente no ensino médico o Brasil optou pela quantidade, em detrimento da qualidade. A educação neste país há muito tempo não é mais um projeto social e sim um projeto econômico”.

Diretoria do CFM: outubro de 2004 a abril de 2007

Edson de Oliveira Andrade
Presidente
Antônio Gonçalves Pinheiro
1º Vice-presidente
Rubens dos Santos Silva
2º Vice-presidente
Clóvis Francisco Constantino
3º Vice-presidente
Lívia Barros Garção
Secretária-geral
Marco Antônio Becker
1º Secretário
Gerson Zafalon Martins
2º Secretário
Genário Alves Barbosa
Tesoureiro
Alceu José Peixoto Pimentel
2º Tesoureiro
Roberto Luiz d’Ávila
Corregedor
Pedro Pablo Chacel
Vice-corregedor


Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 348 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.