CAPA
EDITORIAL
O amanhã se faz agora
ENTREVISTA
Classe médica esclarece a população sobre sua relação com os planos de saúde
GERAL 1
Destaque para a implantação da CBHPM em Pernambuco
COMUNICAÇÃO
Pesquisa DataFolha avalia as publicações do Cremesp
CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Faça a sua parte: ajude a CBHPM a virar lei!
CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Acompanhe - em detalhes - todas as decisões da assembléia pela CBHPM de 9 de setembro, realizada aqui em São Paulo
SIMPÓSIO
Bioética e Conflito de Interesses
ATIVIDADES DO CONSELHO
Cremesp agora tem programas especiais na TV Unifesp
GERAL 2
Destaque especial para os avanços nos estudos do CFM sobre prontuário eletrônico
AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de grande importância para a classe
NOTAS
Alerta Ético
RESOLUÇÃO
Resolução CFM nº 1.752/04 - doação de órgãos e tecidos de anencéfalos para transplantes
HISTÓRIA
José Fernandes Pontes
GALERIA DE FOTOS
AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de grande importância para a classe
Conselho cria grupo de trabalho para regulamentar a urgência e emergência
O Cremesp criou um grupo de trabalho para discutir propostas de regulamentação do atendimento de Urgência e Emergência. O grupo é formado por conselheiros e médicos com experiência no assunto, representantes do setor público, complementar, filantrópico e de instituições de ensino. Já foram realizadas duas reuniões, a primeira em 6 de agosto e a segunda, em 10 de setembro.
Há consenso entre os participantes de que o serviço de urgência e emergência necessita de capacitação, qualificação, valorização, financiamento e de responsabilização dentro da rede de assistência.
“Em função da documentação judicante, observamos um incremento de deslizes éticos nesse setor, indicando que o atendimento de urgência e emergência encontra-se em uma situação crítica”, afirmou o presidente do Cremesp Clóvis Francisco Constantino na abertura do primeiro encontro, que também contou com a presença do diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan.
O grupo de trabalho é coordenado pelo conselheiro Renato Françoso Filho. “Nosso objetivo é reunir informações, sob vários pontos de vista. A partir da detecção dos problemas, vamos propor medidas em forma de recomendações ou normatizações”, afirmou Françoso. “Acreditamos que este trabalho pode salvar muitos colegas de dissabores futuros, e, principalmente, muitas vidas”, destacou Clóvis Constantino.
Estão entre os conselheiros da Casa que participam do grupo, Gilberto Luiz Scarazzatti, Moacyr Esteves Perche, Gaspar de Jesus Lopes Filho, Jorge Machado Curi e o diretor de Comunicação Nacime Salomão Mansur. O último encontro contou com a participação da coordenadora geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Irani Ribeiro de Moura. A revista Ser Médico dedica matéria especial sobre os encontros em sua próxima edição.
Médicos são convidados a avaliar o atendimento do Conselho
Desde março deste ano, o Cremesp realiza, por meio de formulário próprio disponibilizado no site www.cremesp.org.br,, na sede e nas delegacias da entidade na Capital e no Interior do Estado, pesquisa de opinião que visa avaliar o atendimento prestado pelos funcionários ao público externo.
Não é necessário que o usuário se identifique e é possível fazer sugestões e comentários. O Cremesp solicita a colaboração das pessoas atendidas pela entidade no sentido de responder a pesquisa e lembra que só com a participação dos usuários haverá possibilidade de avaliar e adequar o atendimento às expectativas dos médicos e da sociedade.
CRM de Rondônia inaugura nova sede
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realizou cerimônia para inauguração de sua nova sede, localizada em Porto Velho, dia 2 de setembro. O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino e o diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan participaram da cerimônia. Também compareceram o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade; o presidente do Cremero, José Hiran da Silva Gallo; e o conselheiro do CFM, Antonio Gonçalves Pinheiro, entre outros convidados.
(Foto: representantes das entidades médicas durante inauguração da nova sede do CRM-Rondônia)
Plenárias temáticas
Geneticista critica excesso de expectativa em relação a células-tronco
A preocupação com a alta expectativa a respeito do potencial das células-tronco, gerada por muitos pesquisadores e repercutida pela mídia, foi o tom central da palestra da professora Phd em Genética no Brasil e nos Estados Unidos, Eliane Eliza de Souza e Azevedo, durante plenária temática “Ética em Pesquisa sobre Células-Tronco”, realizada pelo Cremesp. “É necessário um espírito mais científico em muitas das pesquisas; existe sim uma grande avenida em relação às células-tronco, mas existe muito a ser aprendido. A ciência precisa ser cautelosa”, afirmou a geneticista.
Plenária é a reunião dos 42 conselheiros do Cremesp; periodicamente, parte da reunião é dedicada ao debate ou palestras sobre determinado tema relacionados à atividade dos conselheiros, com o objetivo de esclarecê-los melhor.
Do debate sobre células-tronco, realizado em 14 de setembro, participaram também o presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e membro do Comitê Internacional de Bioética da Unesco, William Saad Hossne; e a biomédica e pós-doutoranda do Centro de Estudos do Genoma Humano, Viviane Abreu N. Cerqueira Dantas.
Viviane Dantas fez uma apresentação didática a respeito do que são as células-tronco e das implicações éticas das pesquisas. Defendeu a criação de bancos públicos de cordão umbilical, um dos grandes reservatórios desse tipo de célula.
A Conep já recebeu, desde 1999, 43 pedidos de aprovação para pesquisas com células-tronco no Brasil, segundo Hossne. Desse total, 16 foram aprovados, 11 foram aprovados com alguma recomendação, cinco não foram aprovados e 11 estão pendentes. “Por enquanto nenhum efeito colateral indesejado foi registrado e há alguma perspectiva”, afirmou Hossne. Vários conselheiros do Cremesp reforçaram a necessidade de cautela e criticaram o excesso de expectativa em relação às pesquisas.
(Foto: Viviane, Eliane, Saad Hossne, Clóvis e Krikor)
“Teoria do caos” aplicada à Medicina
“Teoria do Caos: aplicação à Medicina” foi o tema de palestra proferida pelo médico Moacyr Fernandes de Godói, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, aos conselheiros do Cremesp, em 31 de agosto.
Moacyr Godói fez um paralelo da “Teoria do Caos” – desenvolvida por Robert May, em 1974 – com a saúde e o corpo humano. “O caos na verdade é ordem”, diz a teoria. Ela é aplicada a sistemas não-lineares e complexos, aparentemente caóticos, como as cidades, mas que na verdade obedecem a uma ordem, explicou o palestrante. O assunto será abordado em detalhes em artigo de Godói, que será publicado na próxima edição da revista do Cremesp, Ser Médico.
Especialistas discutem ética no diagnóstico e tratamento para LER/DORT
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), problemas constantemente verificados por profissionais da área de Medicina do Trabalho, foram tema de plenária temática realizada pelo Cremesp no dia 27 de agosto.
O evento, que foi coordenado pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, recebeu especialistas da área, que discutiram sobre a relação médico-paciente, o diagnóstico e a indicação de tratamentos, entre outros tópicos do tema.
Participaram como debatedores Milton Helfenstein, assistente doutor da disciplina de Reumatologia da EPM/Unifesp; Vilnei Mattioli Leite, chefe da disciplina de Cirurgia da Mão da Unifesp; César Augusto Patta, médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Cerest/SP); Luiz Carlos Morrone, professor de Medicina do Trabalho da Faculdade da Santa Casa de São Paulo e membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Cremesp; e Mário Jorge Tsuchya, perito do INSS e professor de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP.
Organizaram o evento os conselheiros do Cremesp Akira Ishida, Renato Françoso Filho e José Marques Filho.
Crédito das fotos: Osmar Bustos