CAPA
EDITORIAL
O amanhã se faz agora
ENTREVISTA
Classe médica esclarece a população sobre sua relação com os planos de saúde
GERAL 1
Destaque para a implantação da CBHPM em Pernambuco
COMUNICAÇÃO
Pesquisa DataFolha avalia as publicações do Cremesp
CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Faça a sua parte: ajude a CBHPM a virar lei!
CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Acompanhe - em detalhes - todas as decisões da assembléia pela CBHPM de 9 de setembro, realizada aqui em São Paulo
SIMPÓSIO
Bioética e Conflito de Interesses
ATIVIDADES DO CONSELHO
Cremesp agora tem programas especiais na TV Unifesp
GERAL 2
Destaque especial para os avanços nos estudos do CFM sobre prontuário eletrônico
AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de grande importância para a classe
NOTAS
Alerta Ético
RESOLUÇÃO
Resolução CFM nº 1.752/04 - doação de órgãos e tecidos de anencéfalos para transplantes
HISTÓRIA
José Fernandes Pontes
GALERIA DE FOTOS
COMUNICAÇÃO
Pesquisa DataFolha avalia as publicações do Cremesp
Publicações do Cremesp são bem avaliadas e têm alto índice de leitura
Médicos destacam conteúdo editorial em pesquisa do Datafolha
As publicações do Cremesp têm alto índice de leitura e são bem avaliadas pelos médicos paulistas, apontou uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada entre os dias 26 de julho e 6 de agosto. De acordo com a amostra encomendada pelo Cremesp, 98% dos médicos, quase a totalidade dos profissionais atuantes no Estado, têm hábito de leitura ou acesso a alguma publicação do Conselho, com destaque para o Jornal do Cremesp, com 95%, e a revista Ser Médico, com 83%.
A freqüência de leitura também é alta para esses dois periódicos: os entrevistados declararam ler 9 em cada 10 edições. A Ser Médico alcançou 91% de avaliações positivas – soma das atribuições ótimo e bom – e o Jornal do Cremesp, 80%. Embora apenas 20% dos médicos tenham declarado hábito de acesso ao site www.cremesp.org.br, a avaliação positiva também ficou próxima do jornal. A margem de erro da amostra é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha entrevistou, por telefone, 501 médicos da capital (49%), interior (43%) e região metropolitana (8%). A pesquisa avaliou, item por item, cada uma das seções de todas as publicações, que também foram pesquisadas em relação ao espírito crítico, conteúdo editorial, qualidade dos textos e confiabilidade das informações. Desses, destacou-se a confiabilidade das informações, com 87% (soma de muito satisfeito e satisfeito). Os aspectos gráficos, qualidade do papel e layout do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico também apresentaram altos índices de aprovação.
O site foi bem avaliado em relação aos mecanismos de busca e à atualidade das informações. Porém, houve algumas críticas em relação ao conteúdo, à dificuldade de encontrar os links e à organização das páginas. Entre os médicos pesquisados, a maior parte declarou acessar o site uma vez por mês, seguido de uma vez a cada 15 dias e uma vez a cada trimestre. Com essa indicação de freqüência de acesso, parte dos entrevistados pode não ter considerado, no momento da pesquisa, o novo layout e conteúdo de dois dos três sites do Cremesp, o www.cremesp.org.br e www.bioetica.org.br, que foram reformulados recentemente.
Perfil da amostra
De acordo com o perfil da amostra, a maioria dos médicos paulistas é do sexo masculino e a idade média dos profissionais é 46 anos. As avaliações dos profissionais do interior foram ligeiramente melhores em praticamente todos os atributos focalizados. A freqüência e o hábito de leitura também é maior entre os médicos do interior.
Obs.: os gráficos demonstrativos dos resultados da pesquisa podem ser observados na versão impressa desta edição 205 do seu Jornal do Cremesp