CAPA
EDITORIAL
Esforço perseverante
ENTREVISTA
Ulysses Fagundes Neto
ARTIGOS
"Acupuntura no contexto médico" e "Socorro aos hospitais universitários"
MOVIMENTO MÉDICO
Mobilização Nacional contra Operadoras de Saúde
PLANOS DE SAÚDE
Principais conclusões da CPI
ESPECIAL
Residência Médica: Novos Desafios
CAMPANHA
Como proteger-se contra o álcool
GERAL 1
A questãio da revalidação de diplomas estrangeiros
NOTÍCIAS DO CONSELHO
As atribuições dos conselheiros
AGENDA
Destaque para a criação de Comissão de Estudos da Violência contra Médicos
NOTAS
Convocações & Contato
GERAL 2
De olho nos sites
MEMÓRIA
Alfredo Bruno Júnior e Ruy Ferreira Santos
GALERIA DE FOTOS
GERAL 2
De olho nos sites
De olho nos sites
Site do Cremesp (http://www.cremesp.org.br)
Durante os meses de novembro e dezembro estaremos fazendo uma pesquisa para avaliar o interesse dos profissionais em receber o Boletim Eletrônico Cremesp, que será enviado via e-mail periodicamente (semanal ou quinzenalmente) apenas para os médicos cadastrados para o recebimento do novo serviço.
A proposta desse veículo é atualizar os médicos sobre as principais informações relacionadas ao Conselho, de exclusivo interesse da classe, ocorridas durante determinado período e divulgadas através do site do Cremesp e algumas no site do Centro de Bioética.
Para compor o novo Boletim Eletrônico Cremesp foram selecionados, inicialmente, 7 tópicos: Cremesp On line, Bioética, Banco de Empregos Médicos, Notícias Jurídicas, Legislação, Notícias de Saúde e Quadro de Avisos. Cada uma dessas seções divulgará, em destaque, um ou dois temas de maior impacto daquela semana ou quinzena. Caso haja interesse do leitor em conhecer o texto completo da notícia, basta clicar sobre o título que o link remeterá automaticamente para a íntegra do assunto selecionado.
Se você tem interesse em receber o Boletim Eletrônico Cremesp, envie um e-mail para boletim@cremesp.org.br apenas mencionando seu nome e CRM.
Contamos com suas sugestões e opiniões para que o Boletim Eletrônico possa vencer o desafio de mantê-lo atualizado, rapidamente, sobre o que de mais importante acontece com a classe médica e com este Conselho.
Banco de Empregos Médicos (http://www.bem.org.br)
A proposta inicial do Banco de Empregos Médicos era oferecer um canal, exclusivo e gratuito, para a divulgação de currículos e vagas. Com o crescimento surpreendente de acessos e cadastramentos desde sua implantação (maio/2002), a equipe do Portal sentiu-se responsável por também informar aos profissionais e acadêmicos de Medicina sobre cursos, concursos e oportunidades, muitas vezes gratuitas, de aprimoramento profissional. Acrescentamos ainda a esses tópicos, o calendário de Residência Médica, que começou a ser divulgado pelas entidades no início de outubro.
Para cadastrar o currículo no site ou divulgar vagas para médicos, o interessado precisa apenas preencher corretamente – on line – um formulário com seus dados pessoais ou da empresa e da vaga, e enviá-lo – em seguida – via internet. Após uma avaliação, a oferta estará disponível no site para consulta pública. O cadastrado receberá uma senha com a qual poderá alterar ou modificar seus dados na tela de seu computador, de modo independente e quando achar conveniente.
O conteúdo do Banco de Empregos Médicos reúne atualmente o cadastro de cerca de 750 profissionais médicos e 150 empresas de saúde. As ofertas são atualizadas diariamente com a preocupação constante de liberar currículos e vagas de maneira criteriosa e ética.
Se você tem dúvidas, quer enviar idéias, críticas ou sugestões para a melhoria deste serviço, comunique-se conosco pelo e-mail: editoria@bem.org.br
Centro de Bioética (http://www.bioetica.org.br)
Neste mês, pode-se citar como grande destaque do site do Centro de Bioética do Cremesp a disponibilização de entrevista exclusiva com o – polêmico – bioeticista britânico John Harris, professor da Universidade de Manchester. Entre outros pontos, ele defende que, eticamente, não há diferenças entre “clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica” e aborda a “hipocrisia” dos EUA que garante o aborto, mas proíbe a “destruição” de embriões, durante pesquisas com células-tronco.
Também no ar, novos dilemas esclarecidos pelo tira-dúvidas: “paciente que procura Hospital Universitário tem o direito de se negar a ser atendido na presença de residentes ou acadêmicos?” e “O médico comete deslize ético ao descontinuar atendimento a paciente menor, cujos pais nunca seguem as prescrições?”, figuram entre elas.
Outra seção bastante visitada é Atualidades, resumo de notícias em Bioética divulgadas em veículos de comunicação de todo o mundo.
Muito em breve, o site do Centro de Bioética disponibilizará a seus visitantes uma novidade: em Biblioteca, serão incluídos trechos de livros e artigos, especialmente selecionados de acordo com o critério “qualidade”.
Escreva, sugira. Sua opinião, encaminhada ao e-mail cbio@cremesp.org.br, é muito importante para que consigamos atingir o objetivo de tornar o site do Centro de Bioética referência nacional no assunto. Estamos aguardando.
Cremesp homenageia ex-conselheira
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e a sua Câmara Técnica de Cirurgia Plástica homenagearam a ex-conselheira e coordenadora da Câmara, Irene Abramovich, no dia 11 de novembro.
Com a presença dos membros da Câmara Técnica Wilson Andreoni, Douglas Jorge e Roberto Rudge Ramos, foi entregue à homenageada uma placa de agradecimento, ressaltando sua participação no grupo “desde sua idealização, composição e organização, desempenhando suas atividades de forma competente”. Essa formação da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica encerrou suas atividades em 11 de setembro deste ano.
APM apresenta resultado do Programa Cidadão Saúde
A Associação Paulista de Medicina (APM) apresentou, no dia 7 de novembro, o resultado de dois anos de trabalho do Programa Cidadão Saúde.
Implantado no município de Cubatão, o projeto tem como objetivo fazer com que o médico se envolva com a comunidade, discutindo os problemas e atuando em conjunto com os conselheiros de saúde, além de resgatar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Armando Guastapaglia, um dos idealizadores do projeto e diretor- adjunto de informática da APM, a experiência foi bem sucedida: “hoje há um melhor relacionamento entre a equipe de saúde e o paciente”.
Os participantes do projeto receberam placas de prata da APM. “É nossa obrigação reconhecer esse belíssimo trabalho”, declarou o diretor de Marketing e Eventos da entidade, Ronaldo Perche Queiroz.
Estiveram presentes (na foto, da dir. para a esq.) o coordenador regional da Funasa - representando o ministro da Saúde, Tito dos Santos Nery; o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor; o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral; o presidente da AMB, Eleuses Vieira de Paiva; o secretário de desenvolvimento social de Cubatão, Eduardo Falcão Paiva Magalhães; o secretário geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rubens Santos Silva; e o diretor de Marketing e Eventos da APM, Ronaldo Queiroz.
A participação feita pelo coral A Voz do Silêncio, formado por crianças deficientes auditivas da Casa da Esperança de Cubatão, completou o evento. Por meio da linguagem dos sinais, as crianças apresentaram o Hino Nacional Brasileiro e outras composições. A emoção de todos foi a tônica no ambiente.