PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Esforço perseverante


ENTREVISTA
Ulysses Fagundes Neto


ARTIGOS
"Acupuntura no contexto médico" e "Socorro aos hospitais universitários"


MOVIMENTO MÉDICO
Mobilização Nacional contra Operadoras de Saúde


PLANOS DE SAÚDE
Principais conclusões da CPI


ESPECIAL
Residência Médica: Novos Desafios


CAMPANHA
Como proteger-se contra o álcool


GERAL 1
A questãio da revalidação de diplomas estrangeiros


NOTÍCIAS DO CONSELHO
As atribuições dos conselheiros


AGENDA
Destaque para a criação de Comissão de Estudos da Violência contra Médicos


NOTAS
Convocações & Contato


GERAL 2
De olho nos sites


MEMÓRIA
Alfredo Bruno Júnior e Ruy Ferreira Santos


GALERIA DE FOTOS



Edição 195 - 11/2003

AGENDA

Destaque para a criação de Comissão de Estudos da Violência contra Médicos


Cremesp cria Comissão para estudar violência contra médicos


Preocupado com o número cada vez maior de notícias a respeito de agressões físicas contra médicos e outros profissionais de saúde durante o trabalho, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) criou a Comissão de Estudos de Violência. Coordenado pelo conselheiro Isac Jorge Filho, o grupo pretende conhecer a extensão do problema, analisar as raízes e apurar se existem razões específicas para essas ocorrências ou se fazem parte de um contexto generalizado de violência no país. Depois disso, estudará medidas para enfrentar o problema.



Além do coordenador, a comissão é formada pelos conselheiros Nacime Salomão Mansur, Jorge Carlos Machado Curi, João Ladislau Rosa e Renato Françoso Filho. O grupo também procurou apoio e parceria do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). A primeira reunião, realizada no último dia 7, já contou com a presença da representante do Núcleo da USP, Maria Fernanda Tourinho Peres. Foi traçada uma estratégia geral que divide os trabalhos em quatro fases. Nas duas primeiras serão feitos levantamentos para avaliar e quantificar o problema. A terceira prevê estudos sociológicos das causas e, a última, ações direcionadas para a prevenção da violência.

“Nossa preocupação é saber se a violência tem raízes específicas, podendo estar ligada à massificação do atendimento, deterioração da relação médico/paciente ou desinformação. A Comissão precisa estudar profundamente essas possibilidades para propor soluções”, afirmou Isac Jorge. O coordenador destacou ainda que, devido à complexidade do problema, a Comissão pretende desenvolver os trabalhos em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios, Associação Paulista de Medicina (APM) e Sindicatos Médicos.

Conselho e FMUSP assumem compromisso de parcerias

O Cremesp, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Hospital das Clínicas de São Paulo firmaram compromisso para futuras parcerias,  durante encontro realizado na sede do Conselho, em 30 de outubro. As  instituições foram representadas respectivamente por Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp; Giovanni Guido Cerri, diretor da FMUSP e Marcos Boullo, superintendente do Hospital das Clínicas.

Entre outros pontos, discutiu-se a formação ética dos médicos. Os presentes concluíram que é necessário estar sempre em contato com os estudantes e residentes, por meio de reuniões regulares nas instituições, para que eventuais dilemas e problemas éticos possam ser resolvidos logo em seu início ou prevení-los.

Ficou já acertado, por exemplo, que no ano que vem as comemorações do “Dia do Médico” serão feitas de forma unificada entre Cremesp, APM e FMUSP, utilizando o espaço do teatro da faculdade, que atualmente vem passando por reforma.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes, conselheira do Cremesp, presente no encontro,  destacou que “a intenção é aproximar as entidades dos alunos e residentes, inclusive como um trabalho preventivo.”.

Plenária do Conselho debate Classificação Hierarquizada

A implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) foi debatida em sessão plenária do Cremesp, em 28 de outubro, que teve a participação de várias lideranças médicas.

Presentes Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); José Erivalder Guimarães, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp); Guido Palomba, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Lincoln Marcelo Freire, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Viriato João Leal da Cunha, presidente da Associação Catarinense de Medicina; e Florisval Meinão, diretor de Defesa Profissional da APM.


Encontro sobre Clínica Médica supera expectativas

O 7º Congresso Brasileiro de Clínica Médica foi realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro no ITM Expo, em São Paulo, contando com a presença de 4.100 pessoas. A programação contou com cursos, conferências e outros debates, com destaque para os temas  “Cuidados Paliativos” e “O Financiamento do SUS e a Valorização do Médico”.

Antônio Carlos Lopes, presidente do evento, fez questão de destacar que “o congresso foi além das expectativas. Comparado ao anterior, ocorrido há dois anos, o número de participantes aumentou consideravelmente.” O perfil do público neste ano também mudou: em torno de 70% dos inscritos eram estudantes de Medicina em 2001. Neste ano a situação se inverteu: a maioria era formada por médicos da área.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da cerimônia de abertura do Congresso. A ocasião contou também com outras presenças importantes, como Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luíz Gomes do Amaral, presidente da APM, o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) e o senador Tião Vianna (PT-AC), entre outros.

Congresso de Acupuntura reúne especialistas de todo mundo

Numa iniciativa pioneira, que contou com cerca de 1.500 especialistas de todo o mundo na área de acupuntura, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, foi realizado, no Guarujá, o 1º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica.

Simultaneamente ao Congresso, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba) e pelo International Council of Acupuncture and Related Techniques (Icmart), aconteceram o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (MTC ) – Acupuntura da Amba e o 2º Congresso Paulista da Dor.

Na opinião de Rui Tanigawa, conselheiro do Cremesp, vice-presidente da Amba e presidente do Congresso “os objetivos foram alcançados. Agora, vamos traçar as metas para que a especialidade possa atingir a residência médica e também se firmar como uma saída no tratamento da população”.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, esteve presente no evento, compondo a mesa de abertura.

 


Este conteúdo teve 82 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 423 usuários on-line - 82
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.