PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino médico


PÁGINA 5
Balanço da gestão 2013-2018


PÁGINA 6
Balanço da gestão - Prestação de contas


PÁGINA 7
Entrevista - Lavínio Nilton Camarim


PÁGINAS 8 E 9
Defesa profissional


PÁGINAS 10 E 11
Serviços


PÁGINA 12
Jovem médico


PÁGINA 13
Comunicação e Bioética


PÁGINA 15
Agenda da Presidência


PÁGINA 16
Ressonância


GALERIA DE FOTOS



Edição 362 - 09/2018

PÁGINA 16

Ressonância


CFM aprova descontos nas anuidades 2019 a pedido do Cremesp e CRMs

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou descontos de 60% aos médicos jovens na primeira anuidade e de 80% para as pessoas jurídicas, em atendimento às solicitações da atual gestão (2013- 2018) do Cremesp e dos demais CRMs. A medida
altera a Resolução que fixa as anuidades de 2019. “Esse resultado deveu-se a um esforço contínuo dos CRMs e do CFM, que vinham discutindo o tema há algum tempo e agora foi concretizado”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. O
valor da anuidade é de R$ 750 para o próximo ano. A Resolução também amplia o
desconto, de 50% para 80%, para as pessoas jurídicas com até dois médicos, enquadradas na primeira faixa de capital social (R$ 50.000).

CFM esclarece informações contraditórias

Devido a notícias contraditórias sobre a Resolução 2.185/18 veiculadas em redes sociais, o CFM emitiu uma nota esclarecendo que o processo de elaboração dessa norma aconteceu ao longo do primeiro semestre deste ano, com ampla participação das tesourarias do CFM e dos CRMs. De acordo com a nota, o texto aprovado não foi influenciado por pleitos de candidatos ou chapas que disputaram as eleições para os CRMs. O foco principal da norma foi atender às necessidades dos médicos, ampliando alguns benefícios que já existiam em exercícios anteriores, em consideração ao impacto da crise econômica sobre a categoria.

O CFM esclarece que “a isenção total do pagamento da anuidade aos Conselhos de Medicina não depende de discricionariedade ou de vontade política de conselheiros, conforme tem sido divulgado. Trata-se de matéria amparada pelas Leis nº 3.268/1957 e nº 12.514/2011, cuja alteração depende de aprovação de proposta pelo Legislativo Federal”.


Cremesp e Coren-SP discutem aprimoramento na área de processos

Com o objetivo de discutir questões comuns das áreas de processos do Cremesp e do
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), representantes de ambas autarquias reuniram-se, em 13 de setembro, na sede desta Casa, para troca de experiências e informações sobre a rotina e os sistemas dos respectivos departamentos
de processos e fiscalizações.

Representando o Cremesp na reunião, o corregedor Krikor Boyaciyan manifestou satisfação com “a troca de experiências entre a duas instituições, que atuam em questões próximas, para a garantia da prática ética dos profissionais da saúde”.

Também participaram do encontro Osvaldo Pires Simonelli e Luis André Aun Lima,
superintendente jurídico e chefe da seção de Processos do Cremesp, respectivamente;
e, representando o Coren-SP, Fernanda Azevedo, coordenadora de processos éticos; Vagner Urias, gerente executivo de fiscalização; e Lanny Hino, gerente de fiscalização.


Debate analisa sofrimento psíquico nas escolas médicas

O sofrimento psíquico nas escolas médicas foi o tema principal da Plenária Temática
promovida pelo Cremesp, em 17 de agosto, e organizada pela conselheira e coordenadora da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Violência nas Escolas Médicas (Camtivem), Katia Burle. “Diversas violências permeiam as escolas médicas, por isso é importante discutir e pensar em soluções para o problema”, salientou o vice-presidente do Conselho, Renato Françoso. Também participaram do encontro membros da Câmara, conselheiros do Cremesp, estudantes e representantes de escolas de Medicina.


Avaliação em Medicina é destaque de encontro nacional dos CRMs

Representantes dos Conselhos médicos do país participaram do Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, em Brasília. O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, apresentou palestra com o tema Exame Obrigatório de Ensino e Egressos do Curso de Medicina. A avaliação em
Medicina foi um dos assuntos de destaque do encontro e recebeu apoio dos presentes. 

Também foram discutidos a terceirização do trabalho médico, planos populares
e os aspectos éticos da Medicina estética.


 


Este conteúdo teve 85 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 440 usuários on-line - 85
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.