CAPA
PÁGINA 3
Editorial
PÁGINA 4
Ensino médico
PÁGINA 5
Balanço da gestão 2013-2018
PÁGINA 6
Balanço da gestão - Prestação de contas
PÁGINA 7
Entrevista - Lavínio Nilton Camarim
PÁGINAS 8 E 9
Defesa profissional
PÁGINAS 10 E 11
Serviços
PÁGINA 12
Jovem médico
PÁGINA 13
Comunicação e Bioética
PÁGINA 15
Agenda da Presidência
PÁGINA 16
Ressonância
GALERIA DE FOTOS
PÁGINA 13
Comunicação e Bioética
Comunicação intensificou ações em meios digitais
Novos projetos foram implementados na área de Comunicação do Cremesp na gestão 2013-2018. O Conselho intensificou e ampliou sua ação nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e Flickr. Com a ampliação da equipe de profissionais, passou a produzir mais vídeos e posts para essas redes. Desde julho de 2017, as postagens, que eram 40 mensais, passaram para 150 ao mês.
A reformulação do YouTube, com produção de conteúdos próprios, aumentou expressivamente o alcance desse canal do Cremesp na rede, que atingiu 160 mil visualizações em 2018. As pessoas alcançadas no Facebook, que em julho de 2017 eram 257 mil, passaram para 415 mil em julho de 2018. No Instagram, o número de seguidores passou de 1,5 mil para 8 mil no período.
O site do Cremesp, que registra a média de 2 milhões de acessos mensais, incorporou novas áreas e reformulou outras. Para auxiliar no aprimoramento da qualificação profissional em Medicina, foi criado o site www.cremespeducacao.org.br, em 2015,
em parceria com o Instituto de Ensino Albert Einstein (IEAE), que passou a ser disponibilizado em uma área da home do site www.cremesp.org.br. O Boletim
Semanal do Cremesp também teve seu layout reformulado.
A partir de 2016, o Cremesp estruturou o sistema de Comunicação Interna com os cerca de 400 funcionários. Em janeiro de 2018, o Jornal do Cremesp passou a circular com um novo projeto gráfico e editorial. A revista Ser Médico teve uma mudança no layout da capa e incorporou novas editorias.
Também foram desenvolvidas várias campanhas nesse período, com destaque para a de combate à violência aos profissionais de saúde, por três anos consecutivos a partir de 2015 (v. matéria na pág. 8) e da Caravana pelo Exame Obrigatório (pág. 5).
Cremesp 60 anos
Por ocasião dos 60 anos do Cremesp, os departamentos de Comunicação e Eventos desenvolveram várias atividades comemorativas em 2017, dentre elas o lançamento do livro histórico Cremesp 60 anos – Valores, atitudes e desafios, a Exposição de Capas do Jornal do Cremesp (que passou a ter espaço permanente na sede), a criação de um selo dos Correios e a realização de um evento no Theatro Municipal de São Paulo, que
reuniu autoridades e representantes de instituições ligadas à saúde.
Eventos
O Cremesp promoveu cerca de 800 eventos, sendo 260 atividades do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), entre 2013 e 2018, além de fóruns, simpósios, debates, plenárias temáticas, julgamentos simulados, entre outros.
Homenagem na Assembleia Legislativa de SP
Em razão de seus 60 anos, o Cremesp e os médicos paulistas foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 13 de novembro de 2017. A sessão solene contou com a presença do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.
A história do Conselho foi destacada durante a apresentação de um vídeo institucional e, também, no livro “Cremesp 60 anos – Valores, Atitudes e Desafios”, distribuído no evento. Na ocasião, Camarim ressaltou a importância de representar a categoria médica do Estado de São Paulo. “Reforçamos, constantemente, temas relevantes para o setor de saúde nacional, como a importância da qualidade dos cursos de medicina e da formação médica para o atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes”, destacou.
Incentivo à pesquisa foi destaque do Centro de Bioética
O Centro de Bioética do Cremesp ampliou, em 2016, o Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética Médica e Bioética à modalidade Residentes Médicos. Até o final de agosto de 2018, 40 residentes haviam sido contemplados pelo programa, desenvolvendo trabalhos sobre temas como atendimento ao público transgênero e a incorporação da inteligência artificial à prática de consultórios e ambulatórios. Desde 2001, o programa já era desenvolvido para estudantes da graduação. Somente na gestão 2013-2018, 84 alunos do 2º ao 5º ano de Medicina receberam bolsas, sendo
que três trabalhos – sobre violências de gênero e intrafamiliar, além de distanásia – resultaram em publicação ou apresentação em congressos científicos.
Coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, o Centro de Bioética também reformulou seu site www.bioetica.org.br, criando novas áreas.
Comissões de Ética
Em 2013, o número de Comissões de Ética inscritas no Cremesp era de 881. Em 2017, foram registradas 1.194 dessas comissões, que devem ser constituídas, segundo a Resolução CFM 2.152/2016, em toda instituição de saúde que conte com mais de 31 médicos em seus serviços.