PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4 E 5
Gestão 2018-2023


PÁGINAS 6 E 7
Anuidade 2019


PÁGINA 8
Trâmites processuais


GALERIA DE FOTOS



Edição 363 - 11/2018

PÁGINA 3

Editorial


Com o aval das urnas, as mudanças já estão em curso!

*Mario Jorge Tschuiya, presidente do Cremesp

Legitimados pela expressiva votação dos médicos do Estado de São Paulo na eleição do Cremesp, os integrantes da chapa 6, Mudança Já!, assumiram a condução desta Casa em 1º de outubro. Cientes da confiança em nós depositada, compreendemos a responsabilidade em atender aos anseios de resgatar a boa medicina, que nos últimos anos esteve sob ameaça por conta de políticas públicas equivocadas na formação médica e na assistência à saúde da população. Em pouco mais de um mês, já iniciamos o processo de mudanças que pretendemos implementar para cumprir esta missão.

No âmbito interno, iniciamos um levantamento para identificar os problemas e otimizar os processos, visando ao uso racional das receitas do Conselho, proveniente das anuidades pagas pelos médicos. Nesse sentido, publicamos prontamente a Resolução nº 324 do Cremesp, instituindo as Câmaras de Juízo de Admissibilidade e tornando mais claros os critérios para que uma denúncia se transforme em sindicância. Nosso objetivo é fazer com que  as sindicâncias sejam o mais consistente possíveis e pertinentes ao escopo da atividade do Cremesp, atendendo ao Código do Processo Ético-Profissional, uma vez que hoje há cerca de 3.300 sindicâncias acumuladas, o que gera trâmites processuais dispendiosos. Com a nova resolução, as queixas passarão a ser avaliadas na instância de admissibilidade, reduzindo a morosidade do sistema, que prejudica a todos os envolvidos que aguardam anos por um julgamento. Para o caso de inadmissibilidade, caberá recurso ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outra decisão para uma gestão responsável foi a redução do número de delegados, de 271 para 89, com possível readequação do número nos próximos meses, de acordo com a produtividade levantada em cada delegacia; e o fechamento de duas delegacias do Cremesp, que apresentavam baixa demanda. 

Também estamos reorganizando a comunicação, com projeto  de  expandir os meios digitais e a difusão de informações sobre temas éticos e profissionais, de interesse dos médicos, sem espaço para promoção político-partidária de qualquer natureza. Ações de modernização também já foram iniciadas com estudos sobre a digitalização dos processos, que economizará recursos ao Cremesp e permitirá que o médico faça sua defesa de forma mais ágil.

Uma das grandes pautas durante nossa campanha foi a necessidade de eliminar a taxa sobre empresas médicas constituídas apenas para consultas e serviços médicos. Sabemos que muitos médicos precisam abrir empresas para poder trabalhar e não é justo que arquem com mais uma taxa por conta disso. Nossa campanha ajudou a conscientizar para tal necessidade e os descontos estabelecidos pelo CFM para a anuidade de 2019 aumentaram para 80% para pessoas jurídicas que preenchem determinados critérios (confira-os na página 6 desta edição). A próxima etapa da nossa atuação será continuar levando para Brasília a demanda pela ampliação desses critérios, para que abranjam especialmente os prestadores de serviços e os que realizam pequenos procedimentos e exames que são indispensáveis a uma consulta médica de muitas especialidades.

Nosso maior objetivo é fortalecer o Cremesp como instituição para que defenda a boa medicina. Sabemos que isso demandará grandes esforços de todos nós. Tenho fé de que, com apoio dos médicos paulistas, nossas escolhas se revelarão vencedoras ao término de nosso mandato.


Este conteúdo teve 121 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 474 usuários on-line - 121
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.