PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino Médico


PÁGINA 6
Febre amarela


PÁGINA 7
Entrevista | Frida Plavnik


PÁGINA 8
Instituição de saúde


PÁGINA 10
Finanças


PÁGINA 9
Agenda da Presidência


PÁGINA 11
Institucional


PÁGINA 12
Ressonância


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Bioética


PÁGINA 16
Qualidade de vida


GALERIA DE FOTOS



Edição 355 - 01-02/2018

PÁGINA 8

Instituição de saúde


Santa Casa de Franca é referência para 22 municípios da região

Com 120 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Franca começou como “Irmandade” e atualmente denomina-se “Fundação”, composta por três unidades: a Santa Casa, o Hospital do Câncer e o Hospital do Coração. Juntos, desempenham importante papel no atendimento à população da cidade e de mais 21 municípios
vizinhos, prestando serviços ambulatoriais e de emergência a cerca de 170 mil pacientes por ano. Atuam no complexo, cerca de 300 médicos de um total de 1.500 funcionários.

A Santa Casa é classificada pela Secretaria Estadual de Saúde como hospital estruturante, sendo referência em atendimento complexo de diversas especialidades
pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a fundação constituiu uma Organização Social de Saúde (OSS) que administra o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município de Franca.

De acordo com o presidente da instituição, José Cândido Chimionato, o complexo tem uma despesa média mensal de R$ 12 milhões, sendo 50% delas cobertas por recursos federais do SUS, 24% pelo Governo do Estado de São Paulo, 9% pela Prefeitura de
Franca e 17% por receitas de convênios e contribuições da sociedade. “Cerca de 95% dos atendimentos são realizados pelo SUS”, afirmou Chimionato.

O diretor clínico da Santa Casa, Ciro Botto, ressalta que a instituição é o único grande hospital de referência que atende o SUS na região. “Apesar da alta demanda, temos conseguido trabalhar de maneira organizada”, declarou. “Nosso desafio é fazer, dentro de um hospital SUS, uma Medicina de primeiro mundo”, destacou Botto.

Instituição de ensino
Também reconhecida como hospital de ensino, a Santa Casa de Franca mantém dois ambulatórios-escola para estudantes de Medicina e de outras profissões da Saúde, por meio de parcerias com o Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF) e com a Universidade de Franca (Unifran). Segundo o presidente da Fundação Santa Casa, José Cândido Chimionato, pela instituição já passaram 10 turmas de médicos residentes. “Isso atesta a credibilidade da instituição, tanto na comunidade hospitalar como também na científica”, destacou.

Hospital do Coração
Cerca de 320 cirurgias são realizadas por ano – sendo 65% das intervenções para colocação de marca-passo – no Hospital do Coração, que integra o complexo. “Além disso, o serviço de hemodinâmica realiza mais de dois mil procedimentos ao ano, auxiliando no diagnóstico de doenças cardíacas”, informou o diretor técnico da instituição, Marcelo de Paula Lima.

Hospital do Câncer
Referência em oncologia, o Hospital do Câncer atende mais de 1,5 mil pacientes ao mês. Disponibiliza serviços de hormonioterapia, psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, medicina nuclear, quimioterapia e radioterapia. O grande idealizador do hospital foi o oncologista Leonardo de Oliveira, um decano e reconhecido médico de Franca.

 

 

 

 

 

 

Hospital do Câncer atende mais de 1,5 mil pacientes ao mês

 

 


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 288 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.