CAPA
EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (PÁG. 3)
Jan Helge Solbakk
PESQUISA (PÁG. 4)
Médicos estão satisfeitos com serviços presenciais e online prestados pelo Cremesp
POLÍTICAS PÚBLICAS (PÁG. 5)
Câmara Técnica recomenda revisão imediata da nova Política de Atenção Básica
GERAL (PÁG. 6)
Exame do Cremesp disponibiliza simulado inédito na edição de 2017
INAUGURAÇÃO (PÁG. 7)
Nova Delegacia de Jales atende demandas de 40 municípios da região
ESPECIAL - DEFESA DA MEDICINA (PÁG. 8 e 9)
Conselho intensifica medidas para enfrentar ameaças à profissão
CREMESP 60 ANOS (PÁG. 10)
Livro histórico aborda luta pela criação de carreira de Estado para médicos
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Em Congresso, presidente do Cremesp defende Ato Médico e orienta sobre publicidade
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (PÁG. 12)
Complexo de Sorocaba é referência em transplante e captação de córneas no Brasil
JOVEM MÉDICO (PÁG. 13)
Melhorias pretendidas pelo transumanismo suscitam preocupações no meio científico
CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais
BIOÉTICA (PÁG. 15)
Suicídio, finitude da vida e transexualidade são temas de congresso médico em Recife
GALERIA DE FOTOS
PESQUISA (PÁG. 4)
Médicos estão satisfeitos com serviços presenciais e online prestados pelo Cremesp
Médicos estão satisfeitos com serviços presenciais e on-line prestados pelo Cremesp
Os médicos e representantes de empresas médicas demonstraram estar satisfeitos com os serviços presenciais e on-line prestados pelo Cremesp. Na pesquisa de satisfação de clientes, realizada pela empresa Prado Group, em agosto deste ano, eles atribuíram nota 8,37 na avaliação global, que envolveu os atributos de clareza nas informações, agilidade nos serviços, tempo de espera e cortesia nos atendimentos presencial e telefônico. O Cremesp realizou o estudo para conhecer a opinião dos usuários e aprimorar os serviços oferecidos.
Os entrevistados deram média acima de oito para as áreas de serviços aos médicos e às empresas no site do Cremesp, apontando como pontos positivos a facilidade de navegação (8,80), objetividade (8,51) e clareza nas informações (8,40). Médicos e empresas podem realizar vários serviços por meio do portal do Cremesp (www.cremesp.org.br), como atualização de cadastro, solicitações de certidões e certificados, requerimento e emissão de boletos, entre outros.
De acordo com os usuários, em geral não são necessários vários contatos para resolver problemas junto ao Cremesp. Do total de entrevistados, 48% declararam que solucionaram todas as demandas em menos de três contatos, presenciais ou virtuais. O estudo por amostragem considerou 50 usuários que solicitaram algum tipo de serviço no período de 28 de julho a 18 de agosto de 2017.
Solicitação de exames
Plenária Temática discute autonomia do médico
A Câmara Temática de Cooperativismo do Cremesp promoveu a Plenária Temática Solicitação de exames X Autonomia do médico para discutir questões relacionadas à gestão e excesso de solicitações, entre outros assuntos. O evento aberto ao público, realizado em 29 de setembro na Capital, teve a participação do presidente do Conselho, Lavínio Nilton Camarim.
“Os dois problemas básicos da Saúde são a gestão e o financiamento, tanto no setor público como no privado. É fundamental não dissociar essas duas dificuldades, atribuindo o problema a um ou outro, isoladamente”, afirmou Camarim. Para ele, esses obstáculos da Saúde também devem ser enfrentados por meio da melhor capacitação profissional.
“Temos nos deparado com muitas situações em que os médicos pedem exames de forma exagerada, inadequada ou sem indicação. Essa é uma questão que precisa de atenção e debate em tempos de crise”, destacou a conselheira Silvia Helena Rondina Mateus, coordenadora da Câmara de Cooperativismo.
O conselheiro Renato Azevedo Júnior foi um dos palestrantes e discorreu sobre Os limites da autonomia do médico. De acordo com ele, a autonomia do profissional pode enfrentar quatro limitações. “A primeira, e mais importante, é o próprio paciente, que pode recusar o tratamento proposto pelo médico. A segunda é a ciência que, mesmo tendo avançado muito depois da Segunda Guerra Mundial, ainda têm limitações. A terceira é a lei, visto que o médico não pode fazer nada contrário à legislação do País. E a última limitação está relacionada à responsabilidade social e à adequada utilização dos recursos disponíveis pelos médicos no exercício da profissão”, explicou.
O evento também contou com palestras sobre os temas Excesso de solicitação de exames, Exames autogerados e Oncologia. Após as apresentações, os palestrantes participaram de debate com o público presente.
Câmara Técnica lança dossiê Evidências Científicas em Homeopatia
A Câmara Técnica de Homeopatia do Cremesp lançou o dossiê especial Evidências Científicas em Homeopatia, com o objetivo de desmitificar a ideia de que não existem pesquisas nesta área. O dossiê está disponível no site do Cremesp e na Revista de Homeopatia, da Associação Paulista de Homeopatia (APH).
Além de apresentar um panorama da Homeopatia como especialidade médica, o dossiê abarca revisões sobre as pesquisas que fundamentam os pressupostos homeopáticos, dentre eles o princípio da similitude terapêutica, a experimentação patogenética homeopática e o emprego de medicamentos dinamizados e individualizados.
“O conjunto de estudos experimentais e clínicos citados, que fundamenta os pressupostos homeopáticos e suporta a eficácia e a segurança
da terapêutica, reafir-
ma as evidências científicas”, destacou Ruy Yukimatsu Tanigawa, conselheiro do Cremesp e coordenador da Câmara de Homeopatia.
“Esperamos esclarecer sobre a validade da Homeopatia como prática médica adjuvante e complementar às demais especialidades, seguindo princípios éticos segu-
ros, a fim de ampliar o entendimento do processo de adoecimento e o arsenal terapêutico”, explicou Marcus Zulian Teixeira, integrante da Câmara Técnica.