CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Mauro Aranha - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Gilberto Natalini
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág. 4)
IOT é referência no tratamento e pesquisa de lesões do aparelho locomotor
CERIMÔNIA (pág. 5)
Cremesp homenageia médicos da Capital com mais de 50 anos de atividade
ESCOLAS DE MEDICINA (pág. 6)
Programa do Cremesp irá avaliar progressão do ensino médico
SAÚDE PÚBLICA (pág. 7)
Campanhas de prevenção às arboviroses se intensificam com proximidade do verão
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (págs. 8 e 9)
Pacientes graves esperam até dois dias por leito de UTI
SIMPÓSIO (pág. 10)
Comitês de Bioética ainda enfrentam desafios para sua criação em hospitais
EVENTOS (pág. 11)
Agenda
EU, MÉDICO (pág. 12)
Jovem médica recomenda esporte como estilo de vida
JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Residentes pressionam governo paulista para pagamento de reajuste das bolsas
EDITAIS (Pág. 13)
Convocações
BIOÉTICA (pág. 15)
Bolsas para estudante de Medicina
GALERIA DE FOTOS
JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Residentes pressionam governo paulista para pagamento de reajuste das bolsas
Residentes fizeram manifestação antes da reunião na Alesp
Médicos residentes de São Paulo permanecem em greve e estão pressionando o governo do Estado para que o valor de reajuste da bolsa – e retroativos que deveriam ser pagos desde o mês de março de 2016 –, sejam incluídos no orçamento do ano de 2017. Eles compareceram à reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 7 de dezembro. Foi apresentada aos deputados uma subemenda solicitando a inclusão do reajuste e retroativo no relatório do orçamento para 2017, que será votado ainda neste mês.
No mesmo dia da reunião na Alesp, alguns residentes estiveram em Campinas para falar com o governador Geraldo Alckmin, que estava na cidade. Ele afirmou que aguarda repasse do governo federal para realizar o pagamento. Por sua vez, o governo federal alega que não tem responsabilidade sobre essas bolsas. No Brasil, são 38 mil médicos residentes, 14 mil deles são ligados ao governo federal e os 6.658 residentes com reajuste pendente são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Foi entregue um documento ao governador apresentando os valores orçamentários do reajuste para 2017 e do retroativo. De acordo com a Associação dos Médicos Residentes de São Paulo (Ameresp), Alckmin se comprometeu a dar encaminhamento ao pleito. O presidente da Ameresp, Flávio Taniguchi, reforça que “o valor do rea-
juste na bolsa dos residentes representa 0,1% do orçamento da Saúde para o ano”.
Anuidade 2017
Mantido desconto de 5% para pessoas físicas até 31 de janeiro
Pessoas físicas terão 5% de desconto para pagamento à vista da anuidade do Cremesp, até 31 de janeiro de 2017; 3% até 28 de fevereiro; e sem desconto até 31 de março. O parcelamento do valor integral poderá ser feito em cinco vezes, mediante recolhimento da 1ª parcela até o seu vencimento, em 31 de janeiro para confirmar sua opção por esta modalidade. Os valores foram reajustados pelo INPC, de acordo com a Lei nº 12.514/2011 e Resolução CFM nº 2.150/2016.
Os médicos receberam apenas o boleto para pagamento à vista, em janeiro. Os boletos das demais opções de pagamento estão disponíveis no portal Cremesp (www.cremesp.org.br), na Área do Médico.
Pessoa jurídica
Desconto para empresas pode ser solicitado até 31 de janeiro
A anuidade das empresas permanecerá com base na faixa de capital social, conforme tabela (ao lado), não havendo o desconto para pagamento antecipado. O Cremesp encaminhou boleto com o valor integral para pagamento até 31 de janeiro. Para a opção de parcelamento do valor integral em cinco vezes, os boletos deverão ser gerados no site www.cremesp.org. br, no menu superior Serviços / Serviços às Empresas / Emissão de Boletos de Taxas e Anuidades.
O desconto de 50% da anuidade para as pessoas jurídicas (PJs) deverá ser solicitado exclusivamente online, com prazo improrrogável até 31 de janeiro. O formulário e critérios para solicitação estão disponíveis no portal www.cremesp.org.br, no menu superior Serviços / Serviços às Empresas / Requerimentos / Desconto Anuidade PJ 2017.
O médico deve observar se realmente sua empresa possui as características necessárias para requerer o desconto. Em caso de informações contraditórias, poderá haver fiscalização do Cremesp, para verificação dos dados e cobrança da diferença do valor atualizado.
O Cremesp enviará boleto, em janeiro, com o valor integral para as empresas que tiveram seu pedido de desconto indeferido e para as que não solicitaram até 31 de dezembro de 2016. Caso não receba a resposta do pedido ou do recurso de indeferimento até 30 de janeiro, é recomendável recolher a 1ª parcela da anuidade até o vencimento 31 de janeiro, para evitar incidência de juros e multa.
Taxa de renovação de certificado
A cobrança da taxa de renovação obrigatória do certificado será efetuada juntamente com a anuidade, com prazo para pagamento até 31/01/2017 (com exceção das empresas com vencimento do certificado em janeiro). O requerimento para a renovação está disponível para preenchimento e envio exclusivamente online no site do Cremesp.
Resumo dos benefícios
Pessoa física
- Desconto de 5% na anuidade para pagamento à vista até 31/01/17;
- Desconto de 3% na anuidade para pagamento à vista até 28/02/17;
- Parcelamento da anuidade em cinco vezes, mediante pagamento da primeira parcela até 31/01/17;
- Isenção integral da anuidade 2017 para médicos que completam 70 anos de idade no exercício de 2017 (independente de pendências financeiras, mas não anula os débitos de exercícios anteriores);
- Isenção, temporária ou definitiva, no caso de incapacidade laborativa, mediante requerimento e documentação comprobatória.
Pessoa jurídica
- Desconto de 50% na anuidade para as empresas que estejam na primeira faixa de capital (até R$ 50 mil) e que atendam aos critérios estabelecidos pelo CFM. A solicitação do desconto é exclusivamente online com prazo até 31/01/2017. Veja todos os requisitos e o requerimento no site do Cremesp, no link Requerimento Desconto Anuidade PJ 2017;
- Parcelamento da anuidade em cinco vezes, mediante pagamento da primeira parcela até 31/01/17.