PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (Pág.2)
Mauro Gomes Aranha de Lima - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (Pág. 3)
Paulo Hoff


PROFISSIONAIS DA SAÚDE (Pág. 4)
Campanha conjunta


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág.5)
Reabilitação


SAÚDE PÚBLICA I (Pág. 6)
Sífilis congênita


SAÚDE PÚBLICA II (Pág. 7)
Imunização


JUDICIALIZAÇÃO (Pág. 8 e 9)
Decisão jurídica


LITERATURA (Pág. 10)
Novas publicações


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (Pág.11)
Eventos com a presença do Cremesp


EU MÉDICO (Pág. 12)
Gabriel Liguori


PARCERIAS (Pág. 13)
Exame do Cremesp


EDITAIS (Pág. 14)
Convocações


BIOÉTICA (pág. 15)
Bolsas para residentes


GALERIA DE FOTOS



Edição 336 - 05/2016

PARCERIAS (Pág. 13)

Exame do Cremesp


Exame do Cremesp conquista mais adesões
de instituições de saúde

 

O Hospital Oswaldo Cruz irá incorporar o Exame do Cremesp, a partir deste ano, para contratação de médicos em seu corpo clínico e como critério para seleção na Residência Médica. O acordo foi formalizado no dia 6 de maio, na sede da instituição, durante reunião de Bráulio Luna Filho, coordenador do Exame do Cremesp e diretor 1º secretário do Cremesp, e Joaquim Edson Vieira, professor de Anestesiologia da FMUSP e membro da Câmara Temática de Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina do Cremesp, com Paulo Vasconcelos Bastian, superintendente executivo; Mauro Medeiros Borges, superintendente médico; e Claudio Sampaio, diretor clínico do hospital. 

O Exame, realizado há 11 anos, ganhou valor de mercado a partir de 2015. A participação na prova passou a ser exigida em concursos da Secretaria Municipal de Saúde de SP e de Campinas, além da Secretaria de Estado da Saúde de SP. Também utilizam o exame como um dos critérios de seleção de profissionais a Secretaria de Estado da Saúde de SP, as Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Orlândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis), os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e outros membros da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

A prova também passou a integrar os critérios de avaliação para as seleções de Residência Médica nas faculdades de Medicina da USP (de São Paulo e de Ribeirão Preto), Unifesp, ABC, Santo Amaro (Unisa), PUC-Campinas, São José do Rio Preto, Santa Casa de SP e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

 


Inscrições para Curso de Revisão em Medicina permanecem abertas

O Curso de Revisão em Medicina, gratuito para os médicos que não obtiveram média no Exame do Cremesp 2015, estão abertas e já ganharam a adesão de 117 médicos. O treinamento foi desenvolvido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Alberto Einstein com o Cremesp, especialmente para a parceria com o Cremesp, visando auxiliar na qualificação profissional dos jovens médicos.

Já estão disponíveis os cursos nas áreas de Clínica Médica (Cardiologia, Emer­gências Cirúrgicas, Exames complementares e Pneumologia). Para acessá-los, os médicos podem utilizar um link no site Cremesp Educação (www.cremespeducacao. org.br) e selecionar o módulo que deseja realizar. Aqueles que não passaram no Exame do Cremesp 2015, ao digitar o número do CRM e marcar seu Estado, recebem o bônus automaticamente.

 


Nota de pesar

Faleceu William Saad Hossne, referência da Bioética no Brasil

 

O professor William Saad Hossne, um dos pioneiros da Bioética no Brasil e referência sobre o tema no País, faleceu no dia 13 de maio, aos 89 anos de idade, em virtude de problemas cardiológicos que o vinham acometendo há alguns anos.

Foi o professor Saad quem criou a primeira norma ética sobre participação de seres humanos em pesquisas – Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) –, dando origem à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), da qual foi o primeiro e mais longevo coordenador; além da fundação da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), em 1995, sendo seu 1° presidente. Buscou ainda a inclusão do tema Bioética nas diretrizes curriculares das áreas da Saúde.

Na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), dirigiu o Departamento de Cirurgia e Ortopedia, foi presidente da Comissão de Ética Médica e membro do Comitê de Ética em Pesquisa, professor livre-docente e diretor da faculdade de medicina e do Hospital das Clínicas, tendo criado também o laboratório de cirurgia experimental que hoje leva seu nome. Atuou como diretor científico e vice-presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e reitor da Universidade Federal de São Carlos, entre outros cargos.

Publicou mais de 50 trabalhos em revistas científicas nacionais e internacionais, nas áreas de cirurgia, ética e bioética, e foi orientador de quase 40 teses de mestrado e doutorado.

 


Consulta

“Em qual instituição deve ser realizada necrópsia de paciente usuário de drogas?”

 

As mortes em domicílio envolvendo usuários de drogas ou dependentes químicos podem apresentar diferentes causas, patologias e/ou comorbidades. Devem ser encaminhadas para a devida elucidação ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) aquelas nas quais inexistam uma “suspeita fundamentada” do óbito ter sido relacionado diretamente por intoxicação exógena aguda decorrente da utilização de agente químico. No entanto, em situações que ocorra a verificação de sinais evidentes de morte não natural ou violenta, como aquelas determinadas diretamente por intoxicação exógena aguda pelos agentes externos, devem ser destinadas ao Instituto Médico Legal (IML).

(Baseada na consulta nº 150.770/15, aprovada pela Câmara Técnica de Medicina Legal (10/03/16) e pela Câmara de Consultas (15/04/16) e homologado na 4.719ª reunião plenária (19/04/16) do Cremesp)

 

 


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 361 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.