PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
José Otávio Costa Auler Júnior


RESIDÊNCIA MÉDICA (Pág. 4)
Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica


EXAME DO CREMESP (Pág. 5)
11ª Edição


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág. 6)
Transplante renal


TRABALHO MÉDICO (Pág. 7)
Carreira Médica


SUS (Págs. 8 e 9)
CPMF


ÓRTESES E PRÓTESES (Pág. 10)
Seminário: A relação entre os médicos e a indústria farmacêutica


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto


EU, MÉDICO (pág. 12)
Raymundo Azevedo Neto


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Ética Médica


CONVOCAÇÕES (pág. 14)
Informações úteis ao profissional de Medicina


BIOÉTICA (pág. 15)
Como proceder na morte encefálica?


GALERIA DE FOTOS



Edição 329 - 09/2015

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)

VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto


Humanização na Medicina é discutida no Cobirp


Luna Filho: atendimento deve unir técnica, ética e respeito às pessoas


 

A importância do aspecto humanístico na formação e exercício da Medicina foi um dos principais pontos defendidos por Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp, na abertura do VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto (Cobirp) e IV Fórum da História da Medicina do Centro Médico de Ribeirão Preto, no dia 20 de agosto, realizado na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Luna destacou a importância do Exame do Cremesp aos egressos das faculdades de Medicina, em sua palestra Avaliação de Qualidade.

“A prática da Medicina tem como centro a pessoa do paciente e, portanto, os avanços científicos devem se subordinar ao ser humano completo, àquele que está sob os nossos cuidados”, enfatizou Luna. Para ele, os médicos, em especial, os mais jovens, devem aprender a distinguir o que é o “saber”, do que é a “sabedoria” – algo que necessariamente une técnica, ética e respeito às pessoas.

Por outro lado, diz o presidente, não se pode prescindir de conhecimento técnico. É justamente para verificar se as universidades cumprem seu papel de propiciar aos alunos o necessário, para liberar ao mercado médicos capazes de lidar com pacientes, raciocinar, fazer diagnósticos e prescrever, que o Cremesp empenha-se, há mais de uma década, na realização de um exame anual.

Muitos outros temas foram abordados no evento, que terminou em 22 de agosto, como aspectos éticos e jurídicos relacionados a processos a médicos; espiritualidade e saúde; testamento vital sob os pontos de vista do profissional da saúde; e, os riscos da modificação para pesquisas com seres humanos, que, em resumo, pode acabar com o sistema Comitês de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep).


Além das atividades internas do Conselho, Bráulio Luna Filho, como presidente do Cremesp, também participou de:

18/08 Seminário A relação entre os médicos e as empresas farmacêuticas, de equipamentos, órteses e próteses, promovido pelo Cremesp, no auditório da Vila Mariana;

19/08 Reunião no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa;

25/08 Ato solene promovido pela Alesp e Conscre, com homenagem ao Dr. Krikor Boyaciyan, personalidade do ano da comunidade armênia, no Auditório André Franco Montoro, da Alesp;

25/08 Mesa de Debate O papel das entidades médicas para a promoção da cidadania de médicos e da população – Disciplina de Cidadania e Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP);

25/08 Reunião com o deputado Pedro Tobias, na Alesp;

26/08PEMC, em São José do Rio Preto (SP);

27/08 Mesa de abertura do II Fórum Paulista de Cooperativismo Médico, na Associação Paulista de Medicina (APM);

31/08Reunião do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico, no âmbito do Cremesp;

08/09 Reunião entre a diretoria do CFM e os presidentes dos CRMs, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas, em Maceió (AL);

09 a 11/09 II Encontro Nacional dos Conselheiros de Medicina, em Maceió (AL).


Eventos

Alesp faz homenagem a diretor do Cremesp

O diretor vice-corregedor do Cremesp, Krikor Boyaciyan, foi homenageado pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre), no ato solene Homenagem às Personalidades. A cerimônia aconteceu no Auditório André Franco Montoro, na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 25 de agosto.

O evento consagra as personalidades que mais se destacaram dentro de suas comunidades no ano anterior, de 2014. Boyaciyan foi indicado pelo Consulado da República da Armênia para representar a comunidade.

Pelo Cremesp, estiveram presentes Bráulio Luna Filho, presidente, Roberto Lotfi Júnior e Paulo Cezar Mariani, diretores. Além deles, estavam Fernando Capez, presidente da Alesp; Sérgio Seber, presidente do Conscre; Hilda Diruhy Burmaian, cônsul-geral honorário da República da Armênia em SP, e Antranik Manissadjian, professor emérito titular de Pediatria da FMUSP.


Unisa apoia Exame do Cremesp

O Exame do Cremesp recebeu mais um apoio de escola de Medicina com a adesão da Universidade Santo Amaro (Unisa). Durante encontro da reitora da Unisa, Margareth Rose Priel, com o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, em 1º de setembro, ela ressaltou que “a instituição apoia incondicionalmente o Exame Cremesp e as escolas privadas deveriam fazer o mesmo pelos moldes no qual ele está sendo executado”. A reitora afirmou que, além disso, considera que a avaliação agrega valor à formação médica de qualidade e pode atuar como balizador na seleção de candidatos para ingresso na Residência Médica e no mercado de trabalho.

Para Luna Filho, “o credenciamento de novos cursos de Medicina, sem qualquer critério, representa uma das principais causas da má formação de médicos no Brasil”.

Segundo Clovis Constantino, conselheiro do Cremesp e professor da instituição, “o Cremesp e a Unisa, universidade tradicional de São Paulo, sempre lutarão pela qualidade do ensino na Medicina, seja durante a graduação, na pós-graduação stricto sensu ou na residência médica”.


Eventos promovidos pelo Cremesp

27/08Palestra Terminalidade da Vida, na Santa Casa de Valinhos;

28/08 Plenária Temática A Vaga Zero, na sede, em São Paulo (SP);

04/09 Apresentação do 2° grupo de bolsistas do Centro de Bioética do Cremesp, na Vila Mariana;

10/09Palestra Atestado médico e segredo médico, na Unimed de Araras (SP).
 

Programa de Educação Médica Continuada (PEMC)

24/08Pré-Pós Operatório e risco anestésico, em Taubaté (SP);

26/08Ensino Médico e Regimento Interno, no HCM, em São José do Rio Preto (SP);

01/09 Clube do Fígado, online;

02/09 Dengue, Zyca e Chikungunya, na Unimed de Batatais (SP);

03/09 Papel dos Diretores Clínicos e Técnicos, em Jaboticabal (SP);

09/09Tratamento da obesidade mórbida na infância, online.


Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 296 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.