PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Pesquisa sobre os planos de saúde
Além do destaque especial para os resultados da avaliação dos planos de saúde, esta edição aborda temas polêmicos como reprodução assistida e clonagem.


CONSELHO
Novos serviços
Confira os novos serviços oferecidos aos médicos e como está se saindo a Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos


ENTREVISTA
“Conselhos devem aliar exercício profissional à promoção da cidadania”
Mário Saad, atual representante no CFM de São Paulo e diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, é nosso convidado especial deste mês.


ARTIGOS 1
“É preciso eleger deputados
comprometidos com a saúde”
Eleuses Paiva, presidente da AMB, e o movimento médico no processo político deste ano. Engajar-se é fundamental para a obtenção de vitórias na saúde do país.


ARTIGOS 2
“Nosso voto é a melhor arma para a mudança”
Erivaldo Guimarães, presidente do Simesp, lembra, em ano eleitoral, a importância de escolher candidatos que tenham, essencialmente, compromisso com o social.


ENTIDADES
Congresso de Política Médica
e Piores Planos de Saúde

Eleição 2002 e Pesquisa Datafolha: Congresso de Política Médica e a divulgação dos piores planos de saúde do país.


ESPECIAL
Os dilemas da reprodução assistida e da clonagem
O enfoque especial deste mês é imperdível: mesas redondas com temas-âncoras como o destino dos pré-embriões e a clonagem humana. Marco Segre e Enidio Ilário coordenaram os debates.


VIGILÂNCIA  SANITÁRIA
Cremesp é contra cobrança de taxa para vistoria em consultórios.
Veja por quê o Cremesp é contra a cobrança de mais esta taxa.


PARECER
“Exigência de farmacêutico para guarda de dispensário de medicamentos é ilegal”
Exigência não conta com amparo legal. Veja análise da legislação que fundamenta o parecer do Cremesp.


GERAL 1
De olho no site!
Novidades no site do Cremesp, Hospitalar 2002, Dia Mundial sem Tabaco e campanha de prevenção contra a Aids: acesse e informe-se!


AGENDA
Delegacia de S. José dos Campos tem nova sede. As participações e atividades do Cremesp durante o mês de junho você pode conferir aqui.


NOTAS
Lideranças Médicas em Votuporanga.
Oportunidades de Trabalho e a Copa Mundial de Futebol para Equipes Médicas em Barcelona são, também, destaques dessa seção.


GERAL 2
Em outubro, Brasil será o centro mundial da Bioética
Informe-se sobre o Congresso Mundial de Bioética e outras notícias, como a obrigatoriedade da implantação de bancos de leite humano na cidade de São Paulo.


ENSINO
Estudantes apresentam pesquisas em Ética Médica.
O projeto, coordenado por Reinaldo Ayer, reúne um total de 19 trabalhos de pesquisa na área de Ética Médica. Confira autores, resumos e orientadores de cada um deles.


GALERIA DE FOTOS



Edição 178 - 06/2002

CONSELHO

Novos serviços
Confira os novos serviços oferecidos aos médicos e como está se saindo a Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos


Novos serviços

1 – Procura por Consultoria Ética e Jurídica do Cremesp supera expectativas

O novo serviço de Consultoria Ética e Jurídica do Cremesp, sediado à rua Domingos de Morais, 1810, na Delegacia Metropolitana da Vila Mariana, em São Paulo, teve um balanço bastante positivo com apenas um mês de funcionamento. A Consultoria presta informações por telefone ou pessoalmente às segundas, quartas e sextas-feiras – desde que previamente agendadas –, sobre direitos e deveres dos médicos de acordo com a legislação brasileira, normativas da área de saúde e outros assuntos correlatos. Seu objetivo é agilizar as consultas ao Cremesp e esclarecer dúvidas de médicos.

Segundo o presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, “com essa consultoria, o Conselho resolve uma demanda que vinha crescendo muito nos últimos anos, principalmente em relação a dúvidas de médicos que podem ser resolvidas numa conversa de esclarecimento ou até mesmo por escrito, dependendo do assunto”.

Desde 7 de maio, quando começou a funcionar, até 5 de junho, a Consultoria Ética e Jurídica – cuja responsável é a advogada Lamiss Sarhan de Mello – atendeu um total de 60 consultas, por telefone, pessoalmente e por escrito. Dentre as consultas mais freqüentes estão: sigilo profissional, médico estrangeiro, prevenção em relação aos médicos dependentes químicos, relação médico-paciente-planos de saúde, e insuficiência de recursos para atender plantão, entre outras.

“A grande demanda, já no primeiro mês de funcionamento, quando a Consultoria ainda não era do conhecimento de todos os médicos, demonstra sua necessidade e o Cremesp sente-se satisfeito de prestar mais esse serviço aos médicos do Estado, facilitando a resolução de suas dúvidas éticas e jurídicas com mais agilidade”, ressaltou Gabriel Hushi.

Consultoria Ética e Jurídica do Cremesp
Delegacia Metropolitana da Vila Mariana
Horário: das 13 às 18 horas, segunda, quarta e sexta-feira
Telefone: (11) 5908-5640
Endereço: Rua Domingos de Morais, 1810


2 – Rede de apoio já atendeu 40 médicos dependentes químicos

A Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos, que iniciou suas atividades no dia 6 de maio de 2002, já atendeu, em seu primeiro mês de funcionamento, 40 profissionais médicos que procuraram o serviço – pessoalmente ou por meio de seus familiares – em busca de tratamento.

Parceria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), a Rede é destinada a médicos usuários de álcool e outras drogas, mantendo o serviço 24 horas, durante todos os dias da semana. Após o primeiro contato por telefone, os médicos são encaminhados à Rede de Apoio, atualmente composta por 25 psiquiatras de todo o Estado que prestam atendimento voluntário, além de serviços especializados em dependência química. Após a primeira consulta, a Rede se empenha na aderência do médico ao tratamento, acompanhando cada caso individualmente.

Além dos 40 atendimentos a médicos de São Paulo, a Rede atendeu solicitação de médicos de outros Estados e mais de 100 ligações da população e de outros profissionais, como advogados, psicólogos e terapeutas. Todos esses casos foram encaminhados ao serviço especializado mais próximo do paciente. De acordo com Hamer Palhares Alves, que coordena a Rede juntamente com Ronaldo Laranjeira, da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, “a demanda já superou as expectativas, o que demonstra a importância do serviço. Já iniciamos também o trabalho de sensibilização dos diretores, comissões de ética e corpo clínico dos hospitais. Por meio de palestras temos discutido as condutas e a melhor forma de encarar o problema e acolher o médico dependente.”

Para o presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, “a Rede presta um relevante serviço aos médicos e serve de exemplo a ser seguido pelos CRM’s de outros Estados e por outros conselhos profissionais e entidades de classe; vamos intensificar agora o trabalho preventivo e de sensibilização dos serviços”.

Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos
Endereço: Rua Botucatu, 394 - São Paulo
Telefones: (11) 5579-5643 e 9616-8926


3 – Estacionamentos conveniados ao Conselho

O Conselho Regional de Medicina informa o endereço dos estacionamentos, localizados próximos à sua sede ou de suas delegacias, com os quais mantém convênio:

SEDE
Repark Estacionamento e Garagem
Rua da Consolação, 909/913
Horário: das 7:00 às 23:00 horas (de segunda a sexta-feira)
Padrão Park Estacionamentos
Rua Maria Antônia, 130/154
Horário: das 7:00 às 23:00 horas (de segunda a sexta-feira) e das 8:00 às 20:00 horas (sábados)
Estacenter Estacionamentos
Rua da Consolação, 853
Horário: das 7:00 às 23:00 horas segunda a sexta-feira) e das 7:00 às 18:00 horas (sábado)

SUB-SEDE VILA MARIANA
Garagem 1 – Estacionamentos
Rua Domingos de Morais, 1788
Horário: 24 horas
Planeta Park – Estacionamentos
Rua Domingos de Morais, 1720
Horário: 24 horas

DELEGACIA REGIONAL DA ZONA NORTE
Square Park Estacionamentos
Rua Conselheiro Saraiva, 306 - Subsolo
Horário: 24 horas

DELEGACIA REGIONAL DA ZONA SUL
América Red Estacionamentos
Av. Adolfo Pinheiro, 1001
Horário: 24 horas

DELEGACIA REGIONAL DA ZONA LESTE
Visual Park Estacionamentos
Rua Coelho Lisboa, 61 - Entrada Lateral
Horário: 7:00 às 22:00 horas

DELEGACIA REGIONAL DA ZONA OESTE
Euro Park Estacionamentos
Rua Roma, 620 – Térreo
Horário: 7:00 às 22:00 horas


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 285 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.