CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Bráulio Luna Filho - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Marcos Boulos
PARTOS (pág. 4)
Boas práticas obstétricas
QUADRO DA SAÚDE (pág. 5)
Plano de Carreira em São Paulo
ÓRTESES E PRÓTESES (pág.6)
Utilização indevida de materiais
SAÚDE PÚBLICA (pág.7)
Crise na Santa Casa
EXAME DO CREMESP (págs. 8 a 9)
Avaliação de recém-formados
POLÍTICA (pág. 10)
Médicos eleitos
NOVA DIRETORIA (pág. 11)
Posse em sessão solene
JOVENS MÉDICOS (pág. 12)
Recomendações ao médico
EU, MÉDICO (pág. 13)
Medicina Superação
ANUIDADE 2015 (pág. 14)
Período de desconto
BIOÉTICA (pág. 15)
Decisões na adolescência
GALERIA DE FOTOS
POLÍTICA (pág. 10)
Médicos eleitos
Categoria médica perde representatividade na Alesp e na Câmara dos Deputados
Dos deputados eleitos no pleito do ano passado, teremos seis médicos deputados estaduais e apenas três federais
Em Brasília, foram empossados os médicos Arlindo Chinaglia (PT), Sinval Malheiros (PV) e Vitor Lippi (PSDB)
A categoria dos médicos perde representatividade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), contando apenas com seis deputados estaduais médicos eleitos. Os atuais representantes da categoria são: Antonio Salim Curiati (PP), Carlos Bezerra Junior (PSDB), Celso Giglio (PSDB), Jooji Hato (PMDB), Luiz Carlos Gondim (SDD) e Pedro Tobias (PSDB), todos reeleitos para o novo mandato. Deixaram a Casa: Carlos Neder (PT), que atuava como suplente em exercício desde 2013, e Ulysses Tassinari (PV).
Federais
Na Câmara dos Deputados, em Brasília, a redução do número de médicos paulistas na bancada é ainda maior. O único médico reeleito por São Paulo foi Arlindo Chinaglia (PT), que se une a Sinval Malheiros (PV) e o ex-prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB).
Anteriormente, a Câmara também contava com Cândido Vaccarezza (PT), Eleuses Paiva (PSD) – suplente que estava em exercício desde 2011 –, Marco Aurelio Ubiali (PSB) e William Dib (PSDB).
Esse novo quadro é resultado das últimas eleições realizadas em outubro de 2014. Os deputados foram empossados em fevereiro desse ano.
Senado
Já no Senado, estavam na casa - eleitos em 2010 para o mandato 2011-2019 - Eduardo Amorim (PSC/SE), Humberto Costa e Waldemir Moka. Nas eleições de 2014, foram eleitos Otto Alencar (PSD/BA) e Ronaldo Caiado (DEM/GO) para a gestão 2015-2023, totalizando cinco senadores médicos em exercício.
Consulta
O médico é obrigado a ser supervisor ou tutor do Mais Médicos?
Parecer nº 283/2014 do Cremesp reitera que os médicos concursados da rede básica (direta ou indireta) não estão obrigados, pela Constituição Federal (CF), a serem supervisores ou tutores acadêmicos dos médicos participantes do programa Mais Médicos para o Brasil. E nem mesmo a prestar apoio técnico-pedagógico, com o compartilhamento de consultas.
O Mais Médicos foi instituído com base na lei federal nº 12.871/13, que criou os dois cargos.
Dessa forma, cabe à Secretaria Minicipal da Saúde tomar providências para suprir as faltas com a contratação de profissionais aptos a esta função e não realizar o remanejamento dos profissionais para estes cargos.
Para o Cremesp, o desvio de cargo afronta o princípio da legalidade, disposto no inc. 11 do art. 5º, da CF, que determina: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
Virada da Saúde
Médicos podem ser voluntários no evento que acontecerá em abril
A cidade de São Paulo receberá a primeira edição da Virada da Saúde, de 7 a 12 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O evento acontecerá em diversos espaços da capital, com atividades gratuitas para a população envolvendo o conceito de “saúde pública, o viver nas cidades e o desafio da saúde do homem urbano”.
Promovida pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, a 1ª Virada da Saúde trabalhará com os seguintes eixos: o Médico-Assistencial, com mutirões assistenciais de prevenção, diagnóstico e tratamento; o Bem Estar, com atividades de esporte, lazer e nutrição; a Educação, por meio de palestras, bate-papos, painéis e jogos; e a Cultura, com exposições, teatro, filme e intervenções artísticas sobre o tema.
Os médicos podem colaborar ministrando palestras sobre saúde da mulher, acessibilidade ao SUS, obesidade, DST e gravidez na adolescência, além de atender na Carreira Itinerante, que tem como objetivo detectar casos novos de Hanseníase, e participar do mutirão de atendimento oftalmológico na Casa do Idoso.
As inscrições devem ser realizadas até 15 de março, através do email: voluntariado@viradada saude. org.br
Outra forma de colaboração é a doação de horas para atendimento médico em seus consultórios, em parceria com o Horas da Vida (www.horasdavida.org.br). Para inscrição, nesse caso, os médicos precisam se cadastrar por email: contato@horasdavida.org.br, informando seu CRM, endereço do consultório, telefone fixo e celular, email do médico e especialização.