PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Contra os Cartões de Desconto


ENTREVISTA
Rafael Guerra


ARTIGOS
Infecção Hospitalar e Tecnologia & Humanização são os temas em destaque desta edição


MOBILIZAÇÃO
Política Médica e CPI dos Planos de Saúde


MOVIMENTO MÉDICO
Confira as propostas das Entidade Médicas para a Saúde


ESPECIAL 1
Resultados da fiscalização de 1.012 hospitais e prontos-socorros do Estado, realizada pelo Cremesp


GERAL 1
Destaque: capacitação dos membros de Comissões de Ética Médica


GERAL 2
Entre os destaques desta seção está a parceria firmada entre o Cremesp e o Idec


INTERNET
Confira as novidades dos sites Cremesp: institucional, Banco de Empregos Médicos e Bioética


AGENDA
Participação do Cremesp nos eventos mais importantes do mês


NOTAS 1
Telemedicina na Amazônia e Médicos Sem Fronteiras são os destaques da Seção


NOTAS 2
Celobar e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem


ESPECIAL 2
Seguro de Responsabilidade Civil nos Estados Unidos


GALERIA DE FOTOS



Edição 190 - 06/2003

INTERNET

Confira as novidades dos sites Cremesp: institucional, Banco de Empregos Médicos e Bioética


Banco de Empregos Médicos

On line desde 21 de maio, o novo site Banco de Empregos Médicos (www.http://bem.org.br) já contabiliza um número surpreendente de acessos e de usuários (pessoas físicas e jurídicas) cadastrados. Até o fechamento desta edição do Jornal do Cremesp, o Bem.org contava (há menos de um mês de sua estréia) com 230 profissionais médicos cadastrados e 33 empresas que incluíram, no site, seus dados e sua disponibilidade de vagas para médicos. Um número total de 39 ofertas de trabalho podem ser consultadas em nosso Banco e a relação profissional/vaga alcança 6. Dados estatísticos de acesso indicam que aproximadamente 350 pessoas visitam o novo endereço diariamente; 60% das visitas são de usuários brasileiros e 18% são visitantes internacionais.

A iniciativa, uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina (Cremesp), a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Femesp), tem a missão de tornar o Bem.org o mais completo serviço gratuito disponível na Internet, que permite ao médico apresentar ao mercado seu currículo, com suas qualificações e experiência profissional. O site também permite que empresas, empregadores públicos e privados anunciem suas necessidades e perfis do profissional médico desejado. O portal traz, ainda, informações atualizadas sobre Residência Médica e estágios, além de cursos e eventos (nacionais e internacionais) em diversas especialidades. O sucesso do Bem.org está evidente também pelos muitos e-mails recebidos dos usuários desde o lançamento deste novo serviço, elogiando a iniciativa e a praticidade do novo serviço:

“Site bem feito, parabéns!!!” (Tarcísio Vezzi Almodova - 12/06/03)
“... Aproveito para agradecer aos responsáveis pelo site pela excelente idéia e pela seriedade com que é feito.” (Valmir Roberto Crociari - 09/06/03)
“À equipe, congratulações! Cheguei ao site por intermédio do Jornal do Cremesp, achei ótimo o conteúdo e considero uma excelente ferramenta de busca de mercado.” (Meyer Gilberd – 31/05/03)

Para esclarecer dúvidas, enviar críticas e sugestões, fale conosco em:
editoria@bem.org.br


De olho no site do Cremesp

Duas novas publicações do Cremesp podem ser acessadas e impressas, na íntegra, a partir deste mês de junho, via http://www.cremesp.org.br : o Guia de Pessoas Jurídicas na Área Médica foi organizado pelo Departamento Jurídico do Cremesp e reúne informações práticas e objetivas referentes à constituição, requisitos e dissolução de empresas e personalidades jurídicas mantidas por profissionais médicos. Já o Manual de Medicina de Tráfego tem como tema a padronização dos procedimentos para a realização de exames de aptidão física e mental, para a renovação ou a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Entre outros serviços oferecidos pelo site, o Fórum do Cremesp (acesso direto pela página principal http://www.cremesp.org.br/forum), merece destaque especial pela interatividade que estabelece com o usuário. O Fórum é visita recomendada a todos que acreditam ser fundamental, para o crescimento e a atualização profissional, a possibilidade da troca de idéias e opiniões sobre temas pertinentes à classe. Os assuntos em pauta no site no momento, discutidos de maneira plena, ativa e democrática, são: Mercado de Trabalho Médico (analisa a situação atual do mercado de trabalho médico e as alternativas de superação dos problemas existentes), Recebimento de Newsletters (há interesse da classe em receber, por e-mail, semanalmente, os assuntos mais importantes abordados pelo Cremesp durante o período?), Abertura de Escolas Médicas (você é contra? é a favor? por que?) e Educação Médica (avalia as questões polêmicas sobre o ensino médico, discutidas pela Cinaem-SP - Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação de Escolas Médicas - Regional São Paulo.

Para aqueles que têm dúvidas quanto ao funcionamento do Fórum, o FAQ, disponível em http://www.cremesp.org.br/forum/faq.php, foi especialmente preparado para dar respostas (simples e diretas) às questões mais comuns que inibem o usuário de participar integralmente das pautas de discussão, como por exemplo: como inscrever-se e como enviar as mensagens para os temas de interesse; como interagir com os colegas sobre os assuntos-chaves; como opinar; como sugerir novos temas e muito mais. As respostas às dúvidas mais comuns foram classificadas e redigidas para facilitar o rápido entendimento, estimulando a participação na discussão dos assuntos em pauta e criando a oportunidade de sugestões de outros temas de discussão, relevantes para a classe.

No site do Cremesp, o usuário também tem à sua disposição canais de interação direta com o Conselho. Um destes canais disponibiliza um espaço permanente para a realização de consultas éticas por meio do preenchimento de um formulário, específico para esse fim, que pode ser aberto com um clique no canto inferior à direita da página principal do portal, em “Formulário para Consultas Éticas”.

Outro importante serviço oferecido pelo Cremesp, que está com acesso direto também pela página principal do site, é o sistema on line para a emissão de “Boletos de Pagamento para Pessoas Físicas e Jurídicas”. Para tornar esse serviço prático, seguro e privativo, os boletos de médicos e empresas interessadas em emiti-los via Internet somente são expedidos quando os dados dos interessados estão coincidentes com aqueles registrados neste Conselho.

Em maio, o site do Cremesp contabilizou a visita recorde de 20.636 pessoas (acessos únicos). Suas críticas e sugestões são fundamentais para melhorar os serviços oferecidos, além de estimular a criação de novos canais que facilitem a interação entre os médicos e a população e entre os colegas e este Conselho. Comunique-se conosco em editoriaweb@cremesp.org.br


De olho no site da Bioética

Em breve, novidades serão incorporadas ao site do Centro de Bioética do Cremesp, hospedado no endereço http://www.bioetica.org.br Incluem-se neste rol as seções Opinião – na qual, como o próprio nome já diz, pretende-se destacar as diversas visões de especialistas a respeito dos palpitantes temas da Bioética, que vão de Reprodução Assistida à Alocação de Recursos em Saúde – e as famosas FAQs (sigla inglesa de Frequently Asked Questions), dúvidas envolvendo a Bioética e suas respectivas respostas.

Além das novas seções, continuam no site outras bastante visitadas, como é o caso das Entrevistas com os Grandes Nomes da Bioética, que traz periodicamente novos bate-papos com bioeticistas estrangeiros e brasileiros; Deu na Mídia, notícias sobre Bioética publicadas em jornais, revistas e Internet; Agenda, com os cursos e eventos promovidos pelas iniciativas institucionais de todo o Brasil e, ainda, confiáveis links brasileiros e estrangeiros ligados à Bioética e à Ética Médica.

Confira e dê sua opinião, para que possamos incrementar ainda mais o nosso trabalho. Para comunicar-se conosco basta enviar uma mensagem para o e-mail do Centro de Bioética: cbio@cremesp.org.br


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 315 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.