CAPA
EDITORIAL (pág.2)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
David Uip
ANUIDADE 2014 PJ (pág.4)
Desconto para Pessoa Jurídica
AUDIÊNCIA PÚBLICA (pág.5)
Debate na Assembleia Legislativa de SP
MAIS MÉDICOS (pág.6)
Lei sancionada pelo GF veta carreira nacional de médico
MAIS MÉDICOS (pág.7)
Plenária temática discute atuação de intercambistas
GESTÃO 2013-2018 (págs.8 e 9)
Diretoria do Cremesp toma posse em cerimônia
EXAME DO CREMESP 2013 (pág.10)
Registro profissional no Estado de São Paulo
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág.11)
Pesquisa aponta queixas dos serviços prestados
COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Audiência pública debate políticas para a Saúde
BIOÉTICA (pág.16)
Medicamentos sem prescrição médica
GALERIA DE FOTOS
ANUIDADE 2014 PJ (pág.4)
Desconto para Pessoa Jurídica
Requisição de desconto de 50% na anuidade será exclusivamente online
Solicitação deve ser feita pelo portal do Cremesp (www.cremesp.org.br). Benefício será concedido a PJs que se enquadram nos critérios do CFM
Será concedido desconto de 50% na anuidade de 2014 para as empresas que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que preencherem o requerimento exclusivamente pelo portal do Cremesp (www.cremesp.org.br) em Serviços > Serviços às Empresas > Requerimentos > Requerimento para Desconto Anuidade PJ 2014, até 31 de dezembro de 2013.
O requerimento para o desconto está disponível, desde o dia 10 de outubro, no site do Cremesp. Deve ser preenchido pelo responsável técnico e encaminhado online.
Critérios para o desconto
Para obter o benefício, é necessário que as empresas cumpram obrigatoriamente todos os requisitos abaixo:
a) Sejam compostas por, no máximo, dois sócios, sendo obrigatoriamente um deles médico;
b) Tenham Capital Social de até R$ 50 mil;
c) Não possuam filiais;
d) Sejam constituídas exclusivamente para a execução de consultas médicas em seu próprio consultório;
e) Não realizem exames complementares para diagnósticos;
f) Não mantenham contratação de serviços médicos a ser prestados por terceiros;
g) As pessoas jurídicas, seus médicos responsáveis técnicos e integrantes do corpo societário devem estar em situação cadastral regular, bem como quite com o pagamento das anuidades e da taxa de renovação de certificado de exercícios anteriores;
h) Tenham o certificado de inscrição de empresa dentro da validade.
A intenção do desconto oferecido para PJ é reduzir os custos para os médicos que realizam apenas consultas e, com esses honorários, mantêm seus consultórios. Mas, são obrigados a abrir empresa para conseguir credenciamento junto às operadoras.
O médico deve observar se realmente sua empresa possui as características necessárias para requerer o desconto. Em caso de informações contraditórias, poderá haver fiscalização do Cremesp, para verificação dos dados, e sindicância, em função de informações inverídicas.
Homenagem
Academia de Medicina de SP ganha três novos integrantes
Membros da Academia durante a cerimônia na APM
Os médicos Donaldo Cerci da Cunha, Vicente Amato Neto e Luiz Henrique Gebrim são os novos membros integrantes da Academia de Medicina de São Paulo. A solenidade de entrega do diploma, medalha e pelerine aconteceu no dia 4 de outubro, na sede da APM. O Cremesp esteve representado pelos conselheiros Krikor Boyaciyan e Roberto Lotfi Júnior, também 1º secretário da APM.
Cunha é tocoginecologista, 2º vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), professor doutor e chefe da disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina de Marília. Amato, especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Parasitologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. O mastologista Gebrim é diretor médico do Hospital Pérola Byington, pesquisador do CnPq e membro do American Cancer Research.
Congresso
Especialistas em Bioética refletem sobre convicção e aspectos técnicos
Ayer cumprimenta Hossne, primeiro presidente da SBB
Bioética e Saúde Pública, Diretivas Antecipadas de Vontade e Ensino da Bioética foram alguns dos temas de cursos, conferências e mesas redondas do X Congresso Brasileiro de Bioética e II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, realizados em Florianópolis, de 24 a 27 de setembro. Com o mote Bioética: Saúde, Pesquisa e Educação, o evento contou com a participação de cerca de 1,2 mil pessoas.
William Saad Hossne, 1º presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), foi homenageado pelos seus ex-alunos, Reinaldo Ayer e José Marques Filho, representantes do Cremesp. Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria da SBB, liderada por Regina Parizi de Carvalho.
Temáticas
Um dos destaques do encontro foi a conferência proferida pelo professor espanhol Diego Gracia, sobre A Ética dos Cuidados Paliativos: Entre a Convicção e a Responsabilidade. “Toda a ética surge de um processo intelectual completo, que parte da afirmação e da pergunta: ‘Podemos. Mas devemos fazer?’”, questionou.
Outro assunto recorrente, Reprodução Assistida, foi defendido pelo bioeticista madrileno José Carlos Abellán, que levou à reflexão: “As técnicas servem para conseguir material biológico útil, não para permitir o uso indiscriminado de embriões”.
A íntegra da cobertura do X Congresso Brasileiro de Bioética pode ser encontrada no site do Centro de Bioética do Cremesp (www.bioetica.org).