PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Gastão Wagner de Sousa


IMPOSTO (pág.4)
Comissão de Saúde negocia dívidas do ISS com prefeitura


CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue


MAIS MÉDICOS (págs.6 a 7)
Médicos tentam suspender ou alterar na Justiça o Mais Médicos


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.8)
Plano de carreira e fortalecimento do SUS


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.9)
Luta pela qualificação do ensino médico


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe


BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)
Reforma e inauguração de novas delegacias


COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.15)
Presidente do Cremesp recebe homenagem do Centro Médico da PM


BIOÉTICA (pág.16)
Mais Médicos é discutido em Congresso de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 307 - 09/2013

BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)

Reforma e inauguração de novas delegacias


DELEGACIAS REGIONAIS

Inauguração das duas novas delegacias regionais de Itapeva e de São João da Boa Vista
 

O Cremesp inaugurou duas novas delegacias, em Itapeva e em São João da Boa Vista, visando auxiliar a demanda por serviços do Conselho nessas regiões. Também foram reformadas nove regionais – Americana, Araçatuba, Assis, Bauru, Limeira, Osasco, Piracicaba,  Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – e reinauguradas mais quatro em novas sedes (Bragança Paulista, Jundiaí, Jaú e na Zona Leste da Capital), promovendo mais conforto e me­lhoria no atendimento à população e comunidade médica.

Nas 34 delegacias do Cremesp, foram realizados 521.205 atendimentos e abertos 400 mil protocolos internos nos últimos cinco anos.

 



CENTRO DE BIOÉTICA

Nova publicação, cobertura jornalística de eventos, promoção de julgamentos simulados e de cursos de capacitação das Comissões de Ética Médica (CEM) fizeram parte das atividades do Centro de Bioética, responsável por divulgar a Ética e a Bioética entre profissionais, docentes e alunos e demais interessados no tema.

Entre as produções estão a edição do livro Atestado Médico – Ética e Prática, tema que carecia de conduta padronizada. Foi elaborado durante cerca de três anos e lançado em agosto pelo Grupo de Ca­pa­citação das Comissões de Ética Médica (Gacem), coordenado pelo Centro.

Eventos e site
Vários eventos contaram com a cobertura jor­na­lística do Centro de Bioé­tica, culminando em matérias para publicações impressas e online da Casa. Entre elas, inclui-se a plenária temática especial, em dezembro de 2012, em homenagem ao pediatra Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética desde sua criação, em 2002. O Centro esteve ainda presente na cobertura e organização do primeiro encontro das Comissões de Ética Médica (CEM), que lotou, em abril de 2013, o auditório da subsede na Vila Mariana.

Outra iniciativa do Centro de Bioética é o site temático Bioética (www.  bioetica.org.br ou pelo link no portal Cremesp), em que o internauta encontra as áreas de Notícias, Enquetes e FAQS com as principais dúvidas dos visitantes.

Bolsas, Capacitação e Julgamento
O Cremesp realiza anualmente (desde 2001) concurso destinado a selecionar projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica, com cerca de 230 estudantes já contemplados. Temporariamente interrompido em 2013 para reestruturação, o programa é encabeçado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira.

Outras iniciativas do Centro incluem os Cursos de Capacitação das CEM, que mobilizam delegados do Cremesp de todo o Estado para melhorar o trabalho dessas extensões do Cremesp nas instituições. Durante esta gestão foram realizados aproximadamente 290 cursos; e promovidos cerca de 180 Julgamentos Simulados, importante estratégia didática para o ensino da ética nas faculdades de Medicina, pós-graduação e educação continuada.

 



TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Primeiro encontro com as Comissões de Ética Médica: "braços" do Cremesp dentre as instituições

 

A renovação do parque de Informática, com a compra de novos micros desk­tops e equipamentos com melhor desempenho, beneficiou os processos internos tanto na sede quanto nas delegacias metropolitanas e regionais. Foram adquiridas licenças de software de acesso à rede Novell e de antivírus McAfee e atualizados soft­wares para desenvolvimento Web.

No DataCenter, foi realizada uma grande rees­tru­turação da infraes­tru­tura, com novos equipamentos e storages, implantada rede de fibra óptica, virtua­lização dos servidores e modernizada a rotina de backups, visando criar um ambiente resistente a falhas. As impressoras próprias foram substituídas por equipamentos locados, o que permitiu reduzir o custo com manutenções.

A gestão da área financeira do Cremesp foi modernizada com o sistema de gestão integrada (ERP), facilitando o fluxo dos processos.

 


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 329 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.