CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Gastão Wagner de Sousa
IMPOSTO (pág.4)
Comissão de Saúde negocia dívidas do ISS com prefeitura
CAMPANHA (pág.5)
Médicos e pacientes são incentivados a doar sangue
MAIS MÉDICOS (págs.6 a 7)
Médicos tentam suspender ou alterar na Justiça o Mais Médicos
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.8)
Plano de carreira e fortalecimento do SUS
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.9)
Luta pela qualificação do ensino médico
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.11)
Reforma e inauguração de novas delegacias
COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
EXAME DO CREMESP (pág.13)
Inscrições do Exame já estão abertas
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.15)
Presidente do Cremesp recebe homenagem do Centro Médico da PM
BIOÉTICA (pág.16)
Mais Médicos é discutido em Congresso de Bioética
GALERIA DE FOTOS
BALANÇO DA GESTÃO 2008 - 2013 (pág.10)
Informar médicos sobre os assuntos de interesse da classe
COMUNICAÇÃO
Versões impressas do Jornal do Cremesp e da Revista Ser Médico também estão disponibilizadas na internet, na íntegra
Manter o médico informado sobre os principais assuntos de seu interesse e estreitar relacionamento com a imprensa, governo e sociedade têm sido a missão da Comunicação do Cremesp. Para facilitar o acesso e a leitura, foi adotada a digitalização do Jornal do Cremesp (mensal) e da revista Ser Médico (trimestral) na internet, conservando ambas as versões: impressa e online.
O Portal do Cremesp (www.cremesp.org.br) foi relançado em outubro de 2012, com ainda maior base estrutural de conteúdo e serviços. Em conjunto com a área de Tecnologia da Comunicação, o site foi reformulado, trazendo melhor disposição das informações e serviços e novo layout. A reestruturação da Área do Médico facilitou o acesso e ampliou os serviços online.
A participação do Cremesp em redes sociais também foi outro aspecto enfatizado, assim como a abertura para comentários de leitores sobre notícias publicadas, estimulando a interatividade.
Nesses últimos anos, os esforços do Conselho visando Plano de Carreira de Estado e melhor remuneração na saúde privada para os médicos, entre outros aspectos, foram intensificados por campanhas envolvendo material impresso informativo (cartazes e folders); publicidade, com anúncios sobre o Exame do Cremesp, Dia do Médico, eleições do Cremesp e valorização do médico, veiculados principalmente em jornais e emissoras de rádio do Estado de São Paulo; e ações online nas redes sociais, no Facebook, Twitter e Google+.
A seção de Comunicação passou a incorporar nesta gestão as áreas de Assessoria de imprensa, o Centro de Estudos Cremesp e a produção de publicações próprias. Nesse setor, foram lançadas 19 obras de 2008 a 2013, entre elas Atestado médico - prática e ética; Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Estado de São Paulo; Avaliação dos serviços de urgência e emergência do município de Campinas; Bioética Clínica – Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados – edições 1 e 2; e Código de Ética Médica. Em parceria com o CFM, foram divulgados os estudos Demografia Médica no Brasil – volumes I e II e Demografia Médica no Estado de São Paulo.
Demografia Médica no Brasil e no Estado de São Paulo: indicadores da distribuição dos médicos nos setores público e privado
EVENTOS
Caio Rosenthal, conselheiro do Cremesp, em encontro sobre o novo Código de Ética Médica
A necessidade de levar informação e proporcionar a troca de conhecimentos levou o Cremesp a intensificar os cursos, palestras e debates realizados não só na Capital, como também no Interior do Estado. Durante essa gestão, foram realizados 409 eventos, incluindo sessões plenárias temáticas. Todos os encontros contaram com a participação de médicos e conselheiros, que discutiram aspectos éticos e legais, bioética e outros temas da Medicina. Também houve várias oportunidades para debates em universidades médicas sobre a profissão.
Educação Continuada
O Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) tem mobilizado cada vez mais médicos interessados em dividir conhecimentos. Foram realizados 221 PEMCs, entre congressos, palestras, cursos e debates, tendo como pontos de encontro a sede Cremesp, a subsede Vila Mariana, as delegacias do interior e também hospitais.
Clube do Fígado
O programa de debates sobre casos clínicos documentados e escolhidos para esta finalidade – coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Unifesp, Santa Casa e FMUSP – teve sua continuidade nesta gestão, chegando a 40 reuniões no período.
As reuniões do Clube do Fígado acontecem mensalmente na sede do Cremesp, com transmissão por videoconferência nas delegacias regionais, que ganharam melhor qualidade com a implantação de novo software.
Plenárias especiais
Ao longo desses cinco anos, os conselheiros do Cremesp realizaram 17 sessões plenárias temáticas, em que foram discutidos temas de relevância para os médicos. Em algumas delas, foi aberto espaço para o debate com autoridades, especialistas e representantes de entidades médicas. Entre os temas de destaque estiveram ética em genética, a ação das administradoras de benefícios como intermediadoras do trabalho médico e políticas de saúde no Estado e no município, com as participações de secretários estaduais e municipais de Saúde.
Plenária temática, do dia 17 de abril, com a participação do secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr
BIBLIOTECA
Novos livros, revistas e jornais especializados em Bioética, Ética Médica e Direito Médico foram incorporados ao acervo do Cremesp, que conta com 2.579 títulos. Além deles, estão disponíveis normas legais (resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Cremesp), leis, decretos, portarias e instruções normativas das esferas federal, estadual e municipal sobre o exercício da Medicina. Ao longo dos cinco anos, foram adquiridas 81 publicações e recebidas como doações outras 231. Durante o período de outubro de 2008 a agosto de 2013, estima-se que a equipe da Biblioteca do Conselho fez cerca de 60 mil levantamentos sobre temas éticos e de legislação.
Durante o período desta gestão, foram aprovadas 72 resoluções, 13 instruções normativas, 43 portarias e nove atos administrativos.
A Biblioteca é aberta aos médicos e público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas, na sede do Cremesp (rua da Consolação, 753 – 1º andar), na Capital.