PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Prestando contas


ENTREVISTA
Jamil Haddad, diretor geral do Instituto Nacional do Câncer


LANÇAMENTOS
Novas publicações do Cremesp


CURSO
Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica


DEFESA PROFISSIONAL
Projeto do Ato Médico


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI para denúncias contra Planos de Saúde


ESPECIAL
Balanço da Gestão Cremesp 1998 - 2003


GERAL 1
Bolsas de Pesquisa em Ética Médica


CONSELHO
Bem.org: Banco de Empregos Médicos já está on line


GERAL 2
Destaque: evento reúne secretários municipais de Saúde


AGENDA
Fatos importantes que aconteceram no mês de maio


NOTAS
Convocações, Julgamentos Simulados, Palestras realizadas no mês de maio


RESOLUÇÃO
Médicos com doenças graves estão isentos do pagamento de anuidade


MOBILIZAÇÃO
Campanha contra a abertura de novos cursos de Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 189 - 05/2003

EDITORIAL

Prestando contas


Prestando contas

A nova campanha contra a abertura de cursos de Medicina, deflagrada pelo Cremesp, teve ampla repercussão na mídia e foi objeto, inclusive, de dois editoriais nos dois maiores jornais do Estado de S. Paulo. O espaço concedido pelos jornais, rádios e canais de tevê à iniciativa demonstra que atingimos um dos nossos principais objetivos que é o de esclarecer a opinião pública.

Em relação aos parlamentares e às autoridades governamentais das áreas da saúde e da educação – aos quais enviamos o dossiê Por que Somos Contra a Abertura de Novos Cursos de Medicina? – daremos continuidade ao nosso trabalho de conscientização, reiterando em todas as oportunidades e espaços possíveis nossa firme convicção de que o Brasil não precisa de mais escolas de Medicina, mas da melhoria do ensino médico.

Nesse contexto de valorização profissional, é com satisfação que noticiamos o lançamento do Banco de Empregos Médicos do Cremesp, em parceria com as entidades médicas estaduais. O Banco, que já está on line (http://www.bem.org.br), consiste em um cadastro que pode ser acessado diretamente ou por meio do portal do Cremesp e das demais entidades médicas. Fácil de operar, traz currículos de médicos candidatos a empregos, com divisões por especialidades, além de informações e perfis sobre vagas e oportunidades oferecidas por empresas, serviço público e universidades.

Registramos, também, a implantação da Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos, elaborada pela Associação Médica Brasileira (AMB), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Fipe, assim como a liminar conseguida pelo Cremesp e pela Associação Paulista de Medicina (APM) contra o aumento abusivo do ISS cobrado pela prefeitura de São Paulo.

Outra boa notícia para os médicos que pode ser lida nesta edição é a instauração, na Câmara dos Deputados, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde, cujos trabalhos serão iniciados em junho. Após vários anos de luta pela regulamentação e pelo cumprimento desta pelos planos de saúde, o Cremesp e as demais entidades que fazem parte do Fórum de Acompanhamento da Regulamentação dos Planos de Saúde aplaudem a constituição da CPI e discutirão, em 5 de junho, sua participação nesse importante instrumento de cidadania, que durante cerca de oito meses investigará denúncias de irregularidades na prestação de serviços por parte das empresas de saúde suplementar.

O Projeto do Ato Médico que tramita no Senado Federal, após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seguiu para aprovação da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), última comissão daquele legislativo antes da análise pelo Plenário. O CFM está negociando com os demais conselhos de fiscalização de outras profissões da área médica para chegar a uma proposta mais próxima possível de um consenso, visando uma tramitação mais rápida e tranqüila quando o projeto for enviado à Câmara dos Deputados. A definição do Ato Médico em lei é uma antiga reivindicação das entidades médicas e sua aprovação na CCJ é um importante passo rumo à sua regulamentação.

Publicamos, também, um balanço da atual gestão do Cremesp, iniciada em 1998. Além de prestar contas a todos nossos colegas do Estado de São Paulo, o balanço pretende contribuir com o processo eleitoral que se inicia em junho, no sentido de que os candidatos possam levar em consideração o que já foi realizado e apresentem propostas realmente inovadoras, que contribuam com o avanço das conquistas em prol da classe médica e da sociedade.

Regina R. Parizi Carvalho
Presidente do Cremesp


Cartas
ISS
“Congratulações respeitosas ao Cremesp e à APM pela posição tomada em defesa da classe contra a inconstitucional, extorsiva e abusiva lei municipal que prevê o aumento astronômico do ISS”.
Dr. Oswaldo Pereira Guimarães
São Paulo


Errata
No Jornal do Cremesp nº 188, de abril último, foi publicada uma informação incorreta na matéria “Cartão DSV Médico entra em seu terceiro ano”, na página 6: onde está escrito, no início do segundo parágrafo, “com placa do Estado de São Paulo” lê-se “com placa do município de São Paulo”.


Este conteúdo teve 78 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 412 usuários on-line - 78
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.