PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ricardo Meirelles, membro da SBEM


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 4)
Hospital do Mandaqui


GESTÃO 2008-2013 (pág. 5)
Posse da 4ª diretoria do Cremesp


PEMC (pág. 6)
Atualização profissional


INTERNET(pág.7)
Revalidação de diplomas estrangeiros


PESQUISA (pág. 8)
Planos de saúde


PLANOS DE SAÚDE (pág. 9)
Mobilização dos médicos paulistas


ENSINO MÉDICO 1 (pág. 10)
Inscrições abertas


ENSINO MÉDICO 2 (pág. 11)
Formação acadêmica


COLUNA CFM (pág. 12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 13)
XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia


BIOÉTICA (pág. 15)
Comissões de Ética Médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 296 - 09/2012

PEMC (pág. 6)

Atualização profissional


Programa oferece capacitação gratuita aos médicos


Iniciativa do Cremesp, realizada há sete anos, contribui para o aprimoramento profissional


Isac Jorge, Mauro Aranha e Bacheschi durante PEMC sobre Nutrologia, na sede do Cremesp 

A carência de atualização  dos  médicos na abordagem prática de quadros clínicos emergenciais frequentemente leva a diagnósticos e condutas errôneas nos prontos-socorros.

Essa condição e o número expressivo de profissionais envolvidos em denúncias sobre atendimento levaram o Cremesp a criar o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) em maio de 2005. De acordo com o conselheiro e coordenador do PEMC, Luiz Alberto Bacheschi, a maioria dos casos registrados no Conselho era relativa a jovens médicos, com poucos anos de formados e que atuavam no atendimento primário e em  unidades de urgência e emergência, especialmente nas periferias das cidades. “Geralmente esses médicos não apresentavam formação acadêmica adequada em seus programas de graduação e muitos não tiveram possibilidade de realizar Programas de Residência Médica. Achamos importante que esse segmento, e também os médicos em geral, fossem estimulados a frequentar programas de reciclagem profissional”, explica.

Embora as associações médicas e seus departamentos científicos, representados pelas sociedades de especialidades, realizem cursos, seminários, simpósios e congressos, a maioria das atividades é dirigida a seus membros associados e especialistas da área, com enfoque de atualizar e aprimorar os conhecimentos da especialidade. Grande parte dessas atividades depende do pagamento de inscrições, nem sempre acessíveis a todos os interessados.

No período de 2007 a 2011, o Cremesp realizou 214 eventos. Somente no primeiro semestre de 2012, foram concretizados 35 programas de educação continuada, com mais de 1,6 mil participantes.


Inscrições gratuitas
Todos os eventos do PEMC são gratuitos aos profissionais médicos, sem patrocínios, para evitar conflito de interesses. As palestras são ministradas por docentes indicados por instituições universitárias ou sociedades de especialistas, com despesas pagas pelo Cremesp.

A programação e as inscrições para o PEMC estão disponíveis no portal do Cremesp, na área Eventos.



Especialistas discutem  impacto nutricional nas doenças


Uma em cada sete pessoas é vítima de desnutrição no Brasil. Em contrapartida, 12% da população mundial é obesa, segundo pesquisas da ONU e da OMS. Para reverter esse quadro no país – onde mais de 50% dos pacientes internados apresentam desnutrição, além de a obesidade atingir níveis alarmantes – a Câmara Técnica de Nutrologia do Cremesp realizou no dia 17 de agosto, em sua sede, um módulo sobre o tema Bases da Nutrologia a Especialistas e Não-Especialistas, sob coordenação de Isac Jorge Filho, no Programa de Educação Médica Continuada (PEMC). O evento contou ainda com a participação de Mauro Gomes Aranha de Lima, vice-presidente do Cremesp, e Luiz Alberto Bacheschi, conselheiro do Cremesp e coordenador do PEMC.

Para Isac, alguns dos maiores problemas de saúde pública estão ligados à nutrição. Obesidade e desnutrição estão entre os distúrbios de alta prevalência e que nem sempre recebem as atenções devidas. “Pelo nível das apresentações e da ampla participação plenária, os objetivos do módulo foram alcançados”, afirma.



Barretos

Hospital do Câncer debate Terminalidade da Vida


Geraige, Teixeira, Garcia e Affonso

Os aspectos bioéticos, científicos, filosóficos e legais sobre a Terminalidade da Vida foram abordados durante o PEMC promovido pela Delegacia Regional do Cremesp em Barretos . O evento foi realizado no dia 9 de agosto, no Hospital de Câncer de Barretos, especializado no tratamento e diagnóstico da doença.

As palestras foram proferidas pelos conselheiros Pedro Teixeira Neto e João Márcio Garcia e por  Zaiden Geraige Neto, assessor e consultor jurídico da Fundação Pio XII-Hospital de Câncer de Barretos, além da participação de Renato Affonso Junior, diretor clínico do hospital.

De acordo com Teixeira, responsável pela Delegacia de Barretos e coordenador do evento, foram destacados principalmente os cuidados paliativos – prática prevista no novo Código de Ética Médica –, adotados no tratamento do câncer, e também a visão da legislação brasileira sobre a ortotanásia.

Mais de 90 pessoas, entre médicos da instituição e estudantes, compareceram ao evento, participando com questionamentos sobre o tema.



Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 330 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.