PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ophir Cavalcante, presidente da OAB Nacional


PLENARIA TEMÁTICA (pág. 4)
Falta integração entre serviços de urgência e emergência


COMISSÃO PRÓ-SUS (pág. 5)
Fórum Sul-Sudeste analisa gestão e financiamento da saúde


CREMESP (pág. 6)
Eleita a quarta diretoria da Gestão 2008-2013


DEMOGRAFIA MÉDICA (pág. 7)
Em 2020, distribuição de médicos continuará desigual


ENSINO MÉDICO (págs. 8 e 9)
Registro profissional dependerá de participação no Exame do Cremesp


EXAME DO CREMESP (pág. 10)
Conselho apresenta nova resolução a entidades


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Perfil dos médicos brasileiros


CFM (pág. 12)
CRM digital e portal Saúde Baseada em Evidências


REGIONAIS (pág. 13)
Unidades do interior têm novo layout para melhor atender


INFORME TÉCNICO (pg. 16)
Atestado de óbito


GALERIA DE FOTOS



Edição 294 - 07/2012

REGIONAIS (pág. 13)

Unidades do interior têm novo layout para melhor atender


Delegacia de Americana inaugura novas instalações


Azevedo descerra placa inaugural da Regional de Americana

 
Comodidade, praticidade e rapidez no atendimento dos médicos e à população pautaram a reforma da Delegacia Regional de Americana, inaugurada pelo Cremesp, no dia 13 de junho. O local passou a ter infraestrutura adequada para receber deficientes, assim como salas específicas para os delegados e também para realização de reuniões e iniciativas de profissionais da região. Dessa forma, a delegacia se adequa ao padrão de layout idealizado pelo Cremesp para suas Regionais do Interior.

A solenidade de reinauguração contou com o descerramento da placa inaugural na presença de Renato Azevedo, presidente do Cremesp; de Krikor Boyaciyan, Silvia Helena Mateus e Denise Barbosa, diretores da Casa; além de Renato Françoso Filho e João Aluizio Neto, conselheiro responsável e delegado superintendente da Regional, respectivamente.

A Regional do Cremesp em Americana, que funciona na rua Fernando Camargo, 895, atende também as cidades de Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste.

“A reforma proveu mais qualidade e conforto para receber os médicos e a comunidade desta região”, afirma Denise, conselheira responsável pelas Delegacias do Interior. O objetivo, na atual gestão de Azevedo, é melhorar as delegacias e valorizar os profissionais de todo o Estado de São Paulo.

No próximo semestre, as inaugurações têm sequência em Bragança Paulista e Araçatuba. Há reformas previstas para as Delegacias das cidades de Ribeirão Preto, Limeira, Araraquara e Piracicaba, esta última já em andamento. A Delegacia de Sorocaba também será ampliada, envolvendo a compra de um imóvel maior que as dependências atuais.


Ética e bioética

Debate sobre terminalidade da vida aborda moral e religião


Callegari, Ieda e Ayer durante abertura do evento

Temas polêmicos envolvendo questões éticas e sociais pautaram o debate Terminalidade da Vida – Aspectos Bioéticos, Filosóficos e Religiosos, realizado no auditório do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), no dia 13 de junho. O encontro foi organizado por alunos do MBA Executivo em Saúde, por meio de parceria do hospital com a Strong/Fundação Getúlio Vargas.

O público, constituído principalmente por profissionais da área e estudantes de Medicina, teve a oportunidade de debater sobre o tema com colegas de profissão e representantes do Cremesp. O evento, iniciado com pronunciamento de Desiré Carlos Callegari, superintendente do HEMC e conselheiro do Cremesp, contou com a participação de Reinaldo Ayer e Ieda Verreschi, também conselheiros da Casa. Ayer apresentou conceitos sobre terminalidade, eutanásia, distanásia e ortotanásia, discorrendo ainda sobre a legislação e resoluções acerca do tema; seguido por Ieda, que tratou dos aspectos religiosos, utilizando-se das mudanças e evolução da Medicina.

“A participação do público propiciou uma discussão ampliada sobre o assunto”, comentou Ayer, também coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Cremesp. “As diferentes áreas do conhecimento permitiram um debate aberto sobre a questão, envolvendo os aspectos éticos e bioéticos”, completa. Para finalizar, Pedro Gregori, delegado da Regional do Cremesp de Santo André, abordou os conceitos de vida e morte, envolvendo as questões morais e religiosas sobre terminalidade.



Outros eventos realizados pelo Programa de Educação Médica Continuada

  • Preenchimento de formulários de seguradoras e atestado de óbito – Atibaia – 14/06
  • Aspectos éticos legais do plantão de sobreaviso – Pindamonhangaba – 20/06
  • A interface da Medicina da Dor e outras  especialidades e Tratamento da dor: aspectos  atuais – Ituverava – 21/06
  • Assistência de urgência e emergência em cardiologia para o médico plantonista – Serra Negra – 21/06
  • Cuidados paliativos – Piracicaba – 30/06


Pesquisa

Bolsa em Ética Médica divulga contemplados em 2012

O Centro de Bioética do Cremesp anunciou os contemplados pelo Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética Médica. De acordo com o conselheiro e coordenador da Câmara Temática de Bioética do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, os temas mais recorrentes abordaram a Espiritualidade e Cuidados Paliativos na formação dos estudantes, seguidos daqueles que retratam o Consentimento dos Pacientes nos Diagnósticos e Tratamentos. “As bolsas contemplam diferentes escolas médicas do Estado de São Paulo, fato que atesta a abrangência do programa do Cremesp”, diz Ayer.

Durante um ano, os estudantes de Medicina desenvolverão o projeto aprovado, com o intuito de aperfeiçoar a temática central e possibilitar sua divulgação científica e apresentação em congressos. Cada bolsista recebe mensalmente R$ 474 – valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), durante dez meses.

Bolsistas: Daniella Yumi Tsuji Honda, Diego Elias da Silva Caldeira e Gabriela Romano de Oliveira (Faculdade de Medicina de Marília); Jéssica Sanches Machado Rocha (Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp); Marjorie Moreira Arruda (Faculdade e Ciências Médicas da Santa Casa de SP); Mariana Lourenço Lino (Faculdades Integradas Padre Albino); Isabella Sampaio de Souza (Centro Universitário de Araraquara); Juliana Aparecida Mendes de Oliveira (Centro Universitário Lusíada); Fernanda Ciorlia Filizzola (Faculdade de Ciências Médicas de Santos); Luciana Helena Benetti (Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP) e Mariana Vicente Cano (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP).

 



Este conteúdo teve 82 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 404 usuários on-line - 82
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.