PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Mercado de Trabalho Médico e Valorização Profissional


ENTREVISTA
Orlando Fantazzini


ARTIGOS
Convidados deste mês: Sami Arap, Jorge Hallak e Oswaldo Cruz Franco


SAÚDE SUPLEMENTAR
Destaque para Teste do Idec e Resolução ANS sobre cartões de desconto


GERAL 1
Confira publicações que orientam a lidar com mulheres em situação de violência


ATO MÉDICO
Confira Projeto de Lei do Ato Médico


ESPECIAL
Em pauta, neste primeiro semestre, a valorização profissional do médico


ATUALIZAÇÃO
João Augusto Bertuol Figueiró: dimensão e tratamento da dor


GERAL 2
Destaque para parceria do Cremesp e FMUSP em educação continuada por teleconferência


GERAL 3
As novidades do mês no site do Cremesp e no site do Centro de Bioética


AGENDA
Resumo dos fatos mais importantes para a classe que ocorreram em março


NOTAS
Entre outros assuntos de interesse, confira as Convocações e os Editais do mês.


PARECER
Gêmeos xifópagos: atestado de óbito


HOMENAGEM
Yvonne Capuano escreve sobre as primeiras médicas brasileiras


GALERIA DE FOTOS



Edição 187 - 03/2003

GERAL 3

As novidades do mês no site do Cremesp e no site do Centro de Bioética


Site do Cremesp

A novidade do mês ficou por conta da estréia do Fórum do Cremesp, abrindo espaço para discussões de assuntos pertinentes à classe médica e à sociedade. O tema escolhido para inaugurar o primeiro debate foi “Mercado de Trabalho Médico”, já on line aguardando a sua visita. Participe e dê sugestões de temas de interesse em http://www.cremesp.org.br/forum

O mês de fevereiro obteve um número recorde de acessos: 33.000 visitantes únicos (no ano passado, no mesmo período, contabilizamos 19.000). O crescimento no número de visitantes favorece as novas propostas para que durante este ano outras ferramentas possam estar disponíveis, ampliando e simplificando os serviços deste Conselho para a comunidade médica e a sociedade.

Uma das seções mais procuradas pelos usuários, depois do Guia Médico, foi a área de Mercado de Trabalho Médico, implantada no site do Cremesp em agosto de 2002. Somente em fevereiro, esta seção concentrou cerca de 3.800 visitas de empresas na página de exposição de currículos de profissionais médicos. No mesmo período, 912 acessos foram contabilizados à página de ofertas de vagas cadastradas por empresas do setor de Saúde. Até o fechamento desta edição, tínhamos um total de 92 médicos cadastrados em nosso Banco de Dados e 58 empresas divulgando interesse na contratação desses profissionais.

A partir de janeiro, o usuário também pode obter informações sobre as anuidades e taxas do Cremesp através do link criado no menu localizado no canto esquerdo da home page do site (http://www.cremesp.org.br), em Serviços. Pessoas físicas (profissionais médicos) e jurídicas (empresas da área de Saúde) podem atualizar seus cadastros ou solicitar a inclusão de novos através do preenchimento de formulários disponíveis no site e remetê-los on line. Para isso, basta acessar o link Serviços aos Médicos ou Serviços às Empresas, também localizado no canto esquerdo da home page do site.

Gostaríamos de saber sua opinião quanto a receber uma newsletter – semanal ou quinzenal – sobre o que de mais importante ocorreu no âmbito do Conselho durante aquele período, incluindo assuntos pertinentes à classe e outros como atualizações em legislação, eventos, publicações e temas relevantes de saúde criteriosamente selecionados em órgãos da imprensa nacionais e internacionais. Envie sua opinião para:
editoriaweb@cremesp.org.br


Site do Centro de Bioética

Neste mês, o principal destaque do site do Centro de Bioética do Cremesp (www.bioetica.org.br) é uma matéria especial sobre o Curso de Capacitação das Comissões de Ética (CEMs), iniciativa pioneira que visa a melhoria da atuação destes grupos – verdadeiros “braços” do Cremesp – e, conseqüentemente, o aprimoramento da relação destes profissionais com seus pacientes; com as instituições em que atuam e a própria qualidade no atendimento.

Uma das seções mais acessadas, Entrevistas com os Grandes Nomes da Bioética, continua trazendo conversas exclusivas com autoridades mundiais no tema. Recentemente foi disponibilizada entrevista com Solomon Benatar, presidente da International Association of Bioethics (IAB) e professor da Universidade de Cape Town, África do Sul, que ressalta: “Há riscos globais comuns. Precisamos considerar e entender suas implicações na vida de nossos semelhantes, ‘encolhendo’ as barreiras, em prol de bilhões de pessoas que vivem em completa interdependência física e moral dos poderosos”.

Outra novidade é um mecanismo simplificado de procura, que permite encontrar em nosso banco de dados notícias curiosas em Bioética, seja por assunto, por palavra-chave ou ordem cronológica decrescente. É só clicar no menu o campo Notícias e seguir as instruções.

O site conta ainda com várias outras seções, como as voltadas à Bibliografia específica e a que traz a legislação do CFM e do Cremesp, além de outras diretrizes sobre Bioética. Lembre-se: esperamos sua sugestão, para atingirmos o objetivo de tornar o site do Centro de Bioética uma referência nacional.


Toma posse nova diretoria da Academia de Medicina

Foi empossada no dia 12 de março a nova diretoria da Academia de Medicina de São Paulo, que administrará a entidade no triênio 2003/2005. O evento ocorreu no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) e marcou a Assembléia Geral e a comemoração do 108º aniversário da entidade. Na solenidade, prestigiada por mais de 300 pessoas, entre elas a diretora do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) Maria Luiza Machado, foram promovidas também a recepção dos novos Acadêmicos, dos Membros Eméritos e a Outorga de título dos Membros Beneméritos.

A nova diretoria executiva da Academia é formado por: Guido Arturo Palomba, presidente; Luiz Fernando Pinheiro Franco, presidente eleito para a próxima gestão; Alexandre Gabriel Júnior, secretário geral; Ceci Mendes Carvalho Lopes, secretária adjunta; Rui Teles Pereira, primeiro tesoureiro; e Celso Carlos de Campo Guerra, segundo tesoureiro.

Homenagem a médicas
A Associação Paulista de Medicina (APM) prestou uma homenagem às mulheres brasileiras, ao Mês e ao Dia Internacional da Mulher, por intermédio de personalidades que, diariamente, prestam contribuições relevantes para os brasileiros e encorajam a atividade social de muitas outras pessoas, visando a construção de uma sociedade mais justa e humana. A cerimônia, realizada no dia 14 de março, na sede da APM, homenageou as doutoras Berta Sourze Sbrighi, Lígia de Fátima Nóbrega Reato, Ieda Terezinha Verreschi, Luz Marina Gonçalves de Araújo e Helena Muller.

CFM facilita acesso à entidade

O Conselho Federal de Medicina (CFM) implantou o serviço de ligação telefônica gratuita direcionado aos médicos. Por meio do telefone 0800 7075018 os profissionais da área médica podem obter informações sobre processos ético-profissionais, fazer consultas gerais ao CFM, entrar em contato com a assessoria de imprensa, a assessoria jurídica e a biblioteca do órgão. A idéia é estreitar os laços entre a entidade e os médicos, possibilitando e facilitando o acesso a informações importantes aos profissionais da medicina.

Aula sobre direitos do paciente

O conselheiro do Cremesp Isac Jorge Filho ministrou aula, em 30 de janeiro, sobre Direitos do Paciente, aos alunos da graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, na disciplina de Bioética.

Durante a aula, o conselheiro fez uma revisão histórica dos problemas relacionados aos direitos dos pacientes, ressaltando que os primeiros a levantar a questão foram os Conselhos de Medicina e que até então esses direitos eram pouco valorizados. Atualmente, lembrou, mais da metade dos artigos do Código de Ética Médica dizem respeito ao paciente.

Este conteúdo teve 77 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 355 usuários on-line - 77
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.