CAPA
EDITORIAL (pg. 2)
Renato Azevedo Junior - presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Giovanni Guido Cerri
DECLARAÇÕES (pág. 4)
Atestados médicos: como preencher corretamente?
RESIDÊNCIA MÉDICA (pág. 5)
Vêm aí (boas) novidades para os residentes
EXAME CREMESP 2011 (pág. 6)
As inscrições, gratuitas, abrem dia 15/08
URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (pág. 7)
Estudo mostra queda no nº de mortes por infarto
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 8)
Suspensão do atendimento a operadoras e seguros saúde
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 9)
Movimento médico reúne profissionais de várias cidades do interior paulista
PROTOCOLO CLÍNICO (pág. 10)
O tratamento da hepatite viral C
SPDM (pág. 11)
Perspectivas para o setor na próxima década
CFM (pág. 12)
Coluna dos representantes de São Paulo no Conselho Federal de Medicina
ENSINO MÉDICO (pág. 13)
É injustificável a abertura de novas faculdades no Estado
LEGISLAÇÃO(pág. 14)
Resolução CFM nº 1973/2011
BIOÉTICA (pág. 16)
Oncologia pediátrica: oportunidade de crescimento e reinserção social para as crianças
GALERIA DE FOTOS
SPDM (pág. 11)
Perspectivas para o setor na próxima década
Fórum debate estratégias para saúde em 2021
Identificar cenários e discutir estratégias para a saúde nos próximos dez anos foram as propostas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Unifesp, que realizou o Fórum Saúde em 2021, juntamente com o apoio de outras entidades da medicina e da ciência no Brasil. O evento reuniu 300 dos maiores líderes das áreas de saúde e educação nos dias 2 e 3 de agosto, com temas ligados aos desafios diante do envelhecimento da população e do tratamento de pessoas com deficiência, transformações necessárias no perfil dos profissionais, criatividade e competitividade em pesquisa e macrotendências do complexo industrial da saúde.
Entre os especialistas nacionais e internacionais que realizaram palestras estiveram presentes o professor titular de informática médica da Faculdade de Medicina da René Descartes University, Patrice Degoulet, que relatou como a tecnologia auxilia o tratamento de saúde pública na França; e o bioeticista Ezekiel Emanuel, conselheiro especial da Casa Branca, que coordena o novo plano do serviço social de saúde norte-americano.
Veja a cobertura completa do Saúde em 2021 em:
Conclusões do encontro
A divulgação de notícias e a mídia em Saúde
A relação profissional nos próximos anos
Como estará a saúde no futuro?
Fiscalização
Anvisa mantém resolução sobre normas para casas de repouso
Regulamento define normas de funcionamento das instituições
A Anvisa decidiu manter em vigor a Resolução 283, de 26 de setembro de 2005, cujo Regulamento Técnico define as normas de funcionamento para instituições de longa permanência destinada à moradia coletiva de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar. A entidade entendeu que a norma garante à população idosa seus direitos e a necessidade de prevenção e redução dos riscos à saúde que eventualmente essas casas de repouso possam apresentar.
As secretarias de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal são responsáveis pela implementação dos procedimentos para adoção do Regulamento Técnico estabelecido pela entidade, podendo adotar normas de caráter suplementar visando adequá-las às especificidades locais.
O Regulamento Técnico traz o objetivo, abran¬gência, definições, condições gerais que devem ser observados nesses estabelecimentos, assim como informações sobre processos operacionais, notificação compulsória, monitoramento e avaliação do funcionamento das instituições. O documento pode ser acessado na íntegra, na área de Legislação do portal do Cremesp.
Nota de pesar
Fernando Augusto Fiuza de Melo, doutor em pneumologia e diretor do Instituto Clemente Ferreira, órgão da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, faleceu no dia 10 de julho, em sua residência, no bairro do Jabaquara, em São Paulo.
Durante os últimos sete anos, Melo ocupou a diretoria da entidade da qual ingressou em 1978, quando foi aprovado no concurso público para atuar como médico tisiologista. Dedicou sua carreira à pesquisa sobre o tratamento e cura da tuberculose e era membro ativo do Grupo de Tuberculose Multirresistente, realizando estudos que estabeleceram um esquema terapêutico focado em pacientes não responsivos ao tratamento convencional prescrito para a doença.
Agenda da presidência
Pleno Nacional define mobilização na saúde suplementar e no SUS
Azevedo com Roberto d'Avila, presidente do CFM: ações por melhores honorários médicos
A mobilização dos médicos por melhores honorários na saúde suplementar e a luta contra a abertura indiscriminada de escolas médicas foram alguns dos temas do Movimento Médico Nacional discutidos pelos conselheiros federais e presidentes dos CRMS de todo o Brasil reunidos no CFM, em 13 de julho.
Durante o Pleno Nacional, que contou com a participação do presidente do Cremesp, Renato Azevedo, foi proposta uma mobilização dos médicos que trabalham para o SUS. No Dia do Médico, em 18 de outubro, haverá protesto contra os baixos salários, más condições de trabalho e falta de financiamento adequado na saúde pública.
Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:
- Reunião com Giovanni Guido Cerri, José Manoel de Camargo Teixeira e Haino Burmester, respectivamente, secretário, secretário adjunto e coordenador de recursos humanos da Saúde de São Paulo (SES/SP); Jorge Cury, presidente da APM; e Cid Carvalhaes, presidente da Fenam, no dia 8 de julho;
- Festa do Consumidor, promovida pela ProTeste – Associação de Consumidores, no Mosteiro de São Paulo, em 19 de julho;
- Assembleia de Médicos para deliberação sobre paralisação no atendimento aos planos de saúde em Santos, em 20 de julho;
- Balanço Nacional das Negociações dos Médicos com os Planos de Saúde, com a presença das associações médicas, Conselhos Regionais de Medicina, sindicatos médicos, sociedades de especialidades e comissões de honorários, no dia 4 de agosto, na sede do CFM.
Representantes de entidades médicas ao lado de Cerri (ao centro)