PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Gripe A - "O comportamento dos médicos paulistas tem sido exemplar" - Henrique Carlos Gonçalves


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp, avalia o ensino médico no país


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Público recorde acompanhou a 34ª edição do Fórum sobre Publicidade Médica


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Conselheira assume a secretaria executiva da Comissão Nacional de Residência Médica


GERAL 1 (JC pág. 6)
CVS e CVE orientam médicos e profissionais de saúde no atendimento a casos suspeitos de H1N1


ELEIÇÃO CFM (JC pág. 8)
Desiré Callegari e Renato Françoso representam nosso Estado no Conselho Federal


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
O desagravo público do médico está normatizado pela Resolução CFM 1.899, de junho 2009


GERAL 2 (JC pág. 11)
Destaque para a história de vida do cirurgião geral paulista Sérgio Bonanno


GERAL 3 (JC pág. 12)
Sisrel: novo sistema de cobrança terá impacto positivo nos recursos do sistema público de saúde


CFM (JC pág. 13)
Espaço reservado para comentários dos conselheiros Clóvis Constantino e Isac Jorge


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Aproveite as análises realizadas pelo Cremesp e previna falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 3 (JC pág. 15)
PESC: desde seu lançamento, a iniciativa já beneficiou várias comunidades, especialmente as carentes


ESPECIALIDADES (JC pág.16)
JC dá continuidade à série de matérias especiais sobre especialidades


GALERIA DE FOTOS



Edição 261 - 07/2009

GERAL 3 (JC pág. 15)

PESC: desde seu lançamento, a iniciativa já beneficiou várias comunidades, especialmente as carentes


PESC: o Cremesp na comunidade

Lançado pelo Cremesp em fevereiro de 2009, o Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC) conta com a parceria da Coordenadoria de Atenção às Drogas da Secretaria Municipal de Participação e Parceria de São Paulo no tema álcool e drogas.

Desde a sua implantação o programa já realizou diversas ações comunitárias com a finalidade de integrar o Conselho com a comunidade, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social, levando discussões sobre assuntos da área da saúde, tais como tabaco, álcool, drogas, saúde sexual e reprodutiva, doenças sexualmente transmis¬síveis, automedicação, direitos do paciente, obesidade e hábitos alimentares saudáveis. Nos encontros são distribuídas cartilhas educativas aos participantes.

No mês de junho, o PESC realizou os seguintes eventos:

03/06 – Apresentação da peça Ainda pela CIA Garatuja, que abordou os temas álcool e drogas, no salão paroquial da Congregação Santa Cruz, zona oeste da capital paulista. Estiveram presentes no evento 143 jovens e adultos e o debate foi coordenado pela conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
04/06 – Apresentação da peça Ainda pela CIA Garatuja, que abordou os temas álcool e drogas no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, zona leste da capital paulista, com a presença de 219 jovens e adultos.
05/06 – Monitoramento e avaliação de projeto sobre o tema doenças sexualmente transmissíveis e Aids na sede do UNAS, no bairro de Heliópolis, capital. O evento contou com a presença da equipe executiva do projeto de prevenção às DST/Aids na comunidade.
08/06 – Oficina sobre automedicação e direitos do paciente na ONG Moca, zona leste da capital paulista. O encontro contou com a presença de 55 pessoas e do conselheiro Antonio Pereira Filho.
09/06 – Oficina sobre automedicação e direitos do paciente no Núcleo de Atendimento Moca, na capital paulista, com a presença de 42 adultos e da conselheira Denise Barbosa.
10/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutores da Alegria, que aborda, dentre outros temas, obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis no centro cultural e profissionalizante da Congregação Santa Cruz, zona oeste da capital paulista. O evento registrou a presença de 27 crianças.
15/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutore s da Alegria, que aborda, dentre outros temas, obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. O evento ocorreu no centro cultural e profissionalizante da Congregação Santa Cruz, capital paulista, e contou com a presença de 29 crianças.
16/06 – Apresentação do documentário Meninas, dirigido pela cineasta Sandra Werneck, na ONG Aldeia do Futuro, zona sul da capital paulista. O filme aborda os temas saúde sexual e reprodutiva e teve platéia formada por 71 jovens e adolescentes.
17/06 – Apresentação do documentário Meninas, dirigido por Sandra Werneck, que aborda os temas saúde sexual e reprodutiva. O evento ocorreu na ONG Moca, zona leste da capital paulista, e contou com a presença de 115 jovens e do conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho.
19/06 – Ações de prevenção, distribuição de materiais educativos e orientação à população sobre direitos dos pacientes, automedicação, obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis na Feira Solidária ocorrida na Escola Estadual Miguel Vieira Ferreira, zona norte da capital.
20/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutores da Alegria, que aborda os temas obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. O evento aconteceu no auditório do instituto Alan Kardec, na capital paulista, e contou com a presença de 58 crianças. A ação contou com a parceria do Projeto Aprendiz e da ONG Educadores Sem Fronteiras.
22/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutores da Alegria, na Escola Estadual Professor João Cruz Costa, zona oeste da capital,  que aborda os temas obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. A ação foi promovida em colaboração com a Congregação Santa Cruz.
24/06 – Oficina sobre automedicação e direitos do paciente. O evento ocorreu na ONG Moca, zona leste da capital paulista, e registrou a presença de 33 adultos e da conselheira Silvia Helena Mateus. A ação foi uma parceria entre o Cremesp e a Farmácia Clínica do Hospital das Clínicas e o Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona norte.
24/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu não sabia pelos Doutores da Alegria, na Escola Estadual João Cruz Costa, zona oeste da capital. A ação foi promovida pela Congregação Santa Cruz e contou com a presença de 80 crianças e do conselheiro Renato Azevedo Junior.
25/06 – Oficina sobre automedicação e direitos do paciente. O evento aconteceu na ONG Moca, zona leste de São Paulo, e contou com a presença de 52 adultos, além do conselheiro Rodrigo Durante. Evento feito em parceria com a Farmácia Clínica do Hospital das Clínicas e do Centro de Referência ao Idoso (CRI) da zona norte.
26/06 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutores da Alegria, no CEU Navegantes, zona sul da capital, que abordou os temas obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. Mais de 300 crianças assistiram à apresentação.
30/06 – Apresentação do documentário Meninas, dirigido por Sandra Werneck, que aborda os temas saúde sexual e reprodutiva, no Centro Cultural e Profissionalizante da Congregação Santa Cruz, na capital paulista. Esteve presente a conselheira Silvia Helena Mateus.


Conselho participa de homenagem à Colsan

A comemoração dos 50 anos da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que aconteceu no dia 22 de junho, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, contou com a presença do Cremesp, representado pelo seu conselheiro, Eurípedes Balsanufo Carvalho.

Também compuseram a mesa de abertura e foram homenageados: Manoel João Batista Castelo Girão, diretor presidente da Colsan; Paulo Kron, representando a Secretaria Municipal da Saúde; Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp; Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede do Estado de São Paulo; José Augusto Barreto, superintendente geral da Colsan, vereador Gilberto Natalini; Januário Montone, secretário municipal de Saúde; Francisco Barcellos Côrrea, in memorian ao Dr. Othon Barcellos, fundador da Colsan; Olga Jinko Hishi da Silva, funcionária da Colsan; e Claudio Bendinelli, doador.

A Colsan é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que atua na área de hemoterapia, promovendo a captação de doadores, coleta, análise e processamento do sangue e, posteriormente a distribuição dos hemocomponentes, bem como os procedimentos pré-transfusionais.

CREMESP EM NÚMEROS
Maio/2009

Atendimento
Atendimentos presenciais nas delegacias:  8.021                               
Atendimentos na sede:  3.906
Atendimentos na sub-sede Vila Mariana:   3.496
Consultas respondidas:  42
Levantamentos de temas éticos realizados pela biblioteca: 1.010

Atividade Judicante dos Conselheiros
Denúncias recebidas: 280
Audiências realizadas:  134
Oitivas realizadas:  220
Processos abertos:  34
Processos julgados:  66
Processos em andamento: 2.869

Infraestrutura operacional
Câmaras técnicas:  32
Comissões de ética médica:  53
Conselheiros:  42
Delegacias:  31
Delegados:  249
Funcionários:  327
Títulos disponíveis na biblioteca:  1.974

Outras atividades
Comissões de ética médica capacitadas:  2
Cursos de Educação Médica Continuada:  2
Eventos diversos:  9
Fiscalizações a locais de trabalho:  62
Julgamentos simulados:  5
Reuniões de Câmara Técnica:  13
Participações de conselheiros em palestras e eventos:  21
Plenárias de Conselheiros:  4

Registros
Médicos registrados: 124
Empresas registradas: 221




Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 285 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.