PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
"O Cremesp e as entidades mantêm o compromisso com o verdadeiro cooperativismo médico" - Henrique Carlos Gonçalves


ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
A reciclagem e a preservação ambiental passam a fazer parte do dia-a-dia do Cremesp


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cremesp e entidades médicas reiteram necessidade de mobilização nacional em defesa do PCCS no SUS


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Acompanhe comentários do conselheiro Pedro Teixeira Neto sobre a mais recente publicação do Cremesp


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Esclareça suas dúvidas e acesse, com facilidade, os periódicos Capes


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Cremesp realiza planejamento estratégico e estabelece diretrizes para a atual gestão


ESPECIAL 2 (JC págs. 8 e 9)
Infecção Hospitalar - Levantamento inédito mostra irregularidades nos PCIH


ÉTICA (JC pág. 10)
O coordenador do departamento jurídico da Casa, Desiré Callegari, analisa a cirurgia plástica sob vários aspectos


GERAL 1 (JC pág. 11)
A trajetória profissional do médico anestesista Ayr de Almeida Gosch


ATIVIDADES 4 (JC pág. 12)
Cremesp realizou evento com palestras e discussões sobre o assédio sexual no exercício profissional


GERAL 2 (JC pág. 13)
Clóvis Constantino e Isac Jorge abrem este canal, que inclui a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Veja o que dizem os pareceres do Cremesp sobre a ética na divulgação de exames e anamnese do paciente


GERAL 3 (JC pág. 15)
Confira a participação ativa do Cremesp em encontros realizados no ABC e no interior paulista


CFM (JC pág. 16)
As eleições para o Conselho Federal de Medicina acontecem nos dias 1º e 2 de julho


GALERIA DE FOTOS



Edição 258 - 04/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Cremesp e entidades médicas reiteram necessidade de mobilização nacional em defesa do PCCS no SUS


Comissão Pró-SUS

Entidades médicas organizam fórum regional em defesa do SUS
Piso, Plano de Cargos e Salários e CBHPM serão as bandeiras da mobilização
 


Comissão Pró-SUS se reúne na sede do Cremesp

Organizar um fórum para promover debates em torno do financiamento do sistema público de saúde, mobilizar a categoria médica em defesa da melhoria das condições de trabalho e encaminhar as reivindicações junto a prefeituras, secretarias de Estado da Saúde e lideranças políticas. Esses foram os principais pontos abordados pelas entidades médicas presentes nas reuniões da Comissão Pró-SUS – que reúne membros do Cremesp, APMs, sindicatos, sociedades de especialidades, academia e associações médicas –, realizadas nos dias 24 de março e 14 de abril, na sede do Cremesp.

As entidades reiteraram a necessidade de mobilizar toda a categoria em defesa de três bandeiras fundamentais para o médico que trabalha no sistema público: piso salarial profissional de R$ 8.239,24, plano de cargos e salários, com carreira de Estado, e incorporação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como um rol de procedimentos do SUS. Além disso, o movimento luta por um financiamento adequado às necessidades do SUS, que garanta a qualidade do atendimento médico à população.

Para alcançar esses objetivos, inicialmente lideranças médicas regionais estão mobilizando os médicos nos Estados para a realização do Fórum da Região Sudeste, nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo. A partir daí, médicos das demais regiões do país deverão se reunir para discutir a pauta de reivindicações da classe e organizar uma semana de mobilização nacional que seja representativa de toda a categoria.

O vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, ressaltou a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que disciplina a questão da aplicação do orçamento do Governo Federal para a saúde pública. Ele explicou que, para isso, foi criada uma comissão nacional com representantes do CFM, AMB e Federação Nacional dos Médicos. Representando alguns Estados, foram constituídas comissões estaduais. Em São Paulo, ela é composta por Renato Azevedo e João Ladislau, do Cremesp; Thomas Smith e Jarbas Simas, da APM; e Aizenaque Grimaldi e Stela Maris, do Simesp.

O conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Políticas de Saúde do Cremesp, Eurípedes Balsanufo Carvalho, destacou a importância da reforma tributária no financiamento da saúde. “Queremos fazer uma discussão sobre reforma tributária que envolva tanto o setor público como também a sua repercussão nas organizações privadas, junto aos profissionais”, afirmou. Para Carvalho, a questão do salário mínimo profissional também é uma reivindicação importante porque unifica os médicos e os mobiliza em nível nacional. “Acredito que deveríamos trabalhar por uma carreira na Atenção Básica, com um ingrediente da participação do Estado, porque os pequenos municípios não têm dinheiro para isso”, avalia.
 
Também participaram dos encontros o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, os diretores do Cremesp Krikor Boyaciyan e Nacime Salomão Mansur; os conselheiros João Marcio Garcia e Silvana Maria Figueiredo Morandini; Jorge Machado Curi, presidente da APM; Aizenque Grimaldi de Carvalho, representando a Associação Paulista de Médicos do Trabalho; José Roberto de Souza Baratella, vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e Geraldo Guedes, coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS.

Conselho debate os desafios do Sistema de Saúde


Renato Azevedo (3º da dir. p/a esq.) participa das discussões

O Cremesp participou da mesa redonda sobre o tema O SUS na Capital: desafios atuais, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Saúde. Realizado no dia 6 de abril, o encontro, sob a moderação do vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP), teve como principal objetivo aprofundar os debates e as propostas para a construção do sistema público de saúde de qualidade na cidade.

O vice-presidente Renato Azevedo Júnior representou o Cremesp no evento, que também contou com as participações de José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB; José Maria da Costa Orlando, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde; José da Silva Guedes, do departamento de Medicina Social da Santa Casa de São Paulo; Jorge Carlos Machado Curi, presidente da APM; e irmã Monique Marie M. Bourget, diretora da Sociedade Brasileira do Médico da Família.

Segundo Azevedo, embora o SUS possa ser considerado como a maior conquista social do povo brasileiro, “é preciso garantir o atendimento de qualidade com um financiamento adequado e sem interrupções, hoje claramente insuficiente para as demandas da população”.

PESC
Cremesp distribui cartilhas


Ieda Verreschi (3ª da esq. p/a dir.) orienta a população no estande do Cremesp

A distribuição de cartilhas sobre Direitos do Paciente, Automedicação e Obesidade  foi um dos destaques das atividades que integram o Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC). A publicação foi distribuída a cerca de 15 mil pessoas que visitaram a 9ª Feira da Saúde, organizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no dia 7 de abril, no Pátio do Colégio, centro de São Paulo. Desenvolvido pelo Cremesp, o objetivo do programa é levar regularmente à população da Capital informações sobre vários temas de impacto na área da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Estiveram presentes os conselheiros Mauro Aranha, Henrique Liberato Salvador, Marli Soares e Ieda Therezinha Verreschi; além do delegado superintendente adjunto da Regional Leste, Temístocles Pie de Lima.


Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 306 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.