PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Acompanhe uma rápida retrospectiva das realizações do Cremesp durante a gestão 2003-2008


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Em entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal


GERAL 1 (JC pág. 4)
Pesquisa realizada pelo Cremesp comprova a desvalorização do salário médico também nas cidades do interior paulista


GERAL 2 (JC pág. 5)
Veja o que dizem os sindicalistas sobre a pesquisa do Cremesp relacionada aos salários dos médicos do interior do Estado


BALANÇO 1 (JC pág. 6)
Conselheiros da gestão 2003-2008 apresentam resultados do trabalho realizado em 5 anos


BALANÇO 2 (JC pág. 7)
Ao longo desta gestão foram realizados eventos de grande interesse para a classe, além de homenagens aos médicos do Estado com mais de 50 anos de profissão


BALANÇO 3 (JC pág. 8)
Preservar a qualidade do ensino médico esteve entre as principais ações dos diretores desta gestão


BALANÇO 4 (JC pág. 9)
Cremesp disponibiliza aos médicos do Estado informações científicas de qualidade, com a criação do site Medicina em Evidência


BALANÇO 5 (JC pág. 10/11)
CBHPM, Ato Médico, Pacto pela Saúde, Defesa do SUS: estas são apenas algumas das ações nas quais este Conselho empenhou-se ativamente pela classe médica e pela sociedade


BALANÇO 6 (JC pág. 12/13)
Atual gestão otimizou as lutas da classe médica em prol de melhores condições de trabalho, para o atendimento na Saúde com qualidade e dignidade


BALANÇO 7 (JC pág. 14/15)
A área Administrativa e Judicante, e o Depto de Comunicação, representaram pontos fortes de transformações que beneficiaram os médicos no acesso à informação e serviços eletrônicos


ATIVIDADES 1 (JC pág. 16)
Centenas de médicos participaram do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, na capital e no interior


ATIVIDADES 2 (JC pág. 17)
Conselho faz a entrega das primeiras novas cédulas de identidade médica


ATIVIDADES 3 (JC pág. 18)
A quarta edição do Exame do Cremesp já está recebendo inscrições de sextanistas e recém-formados em Medicina de todo o país (exceto do Estado do Espírito Santo)


ALERTA ÉTICO (pág. 19)
Cirurgia plástica e estética: tire suas dúvidas sobre especificidades associadas aos procedimentos médicos, em questões especialmente selecionadas pelo nosso Centro de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 249 - 06/2008

ATIVIDADES 3 (JC pág. 18)

A quarta edição do Exame do Cremesp já está recebendo inscrições de sextanistas e recém-formados em Medicina de todo o país (exceto do Estado do Espírito Santo)


Abertas as inscrições para o
Exame do Cremesp 2008

Pelo quarto ano consecutivo, o Cremesp, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, fará uma avaliação do desempenho de estudantes sextanistas e recém-formados em Medicina no Estado de São Paulo. As inscrições para o Exame do Cremesp 2008 já estão abertas: se realizadas diretamente nas Delegacias Regionais do Conselho, podem ser feitas até 30 de julho; pela internet, as inscrições se encerram em 31 de julho.

O exame voluntário é realizado desde a sua primeira versão (2005) em duas etapas, com a supervisão das faculdades de Medicina, convidadas a acompanhar a aplicação das provas, enviando observadores. A iniciativa tem como principal proposta avaliar o desempenho dos estudantes – assim como o das próprias escolas –,  promovendo junto à sociedade um amplo debate sobre a qualidade da formação médica no país. Os participantes recebem um Certificado do Conselho, importante diferencial para a iniciação profissional na carreira médica.

Segundo Bráulio Luna Filho, coordenador da Comissão Organizadora do Exame do Cremesp, esta é mais uma proposta de avaliação do ensino médico que vem somar-se a outras medidas, já implementadas, igualmente apoiadas pelo Conselho, como a avaliação permanente in loco realizada pelas próprias faculdades durante o processo de graduação, e a avaliação periódica e pontual realizada pelo Ministério da Educação (atual Enade), entre outras.

Exame de habilitação para médicos
O Cremesp esteve representado pelo diretor de Comunicação e conselheiro do Cremesp, Bráulio Luna Filho, na Audiência Pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, realizada em Brasília, no dia 5 de junho, para discutir o Projeto de Lei 4342/04, do deputado licenciado Alberto Fraga, com relatoria do deputado Armando Abílio ((PTB-PB), que cria um exame de habilitação para o exercício da medicina. Nessa audiência José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), sugeriu que os médicos recém-formados precisariam ser aprovados no exame para obter o registro do diploma no Ministério da Educação e a inscrição profissional no Conselho Regional de Medicina. O exame deverá ser regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina.

5º Copa reúne número recorde de especialistas


Desiré Callegari preside mesa e abertura do encontro

O 5º Congresso Paulista de Anestesiologia (Copa), realizado pela Sociedade de Anes-tesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), de 16 a 18 de maio, em Campos do Jordão, superou todas as expectativas, com a presença de mais de 1.800 participantes, entre especialistas, estudantes e pesquisadores da área de anestesiologia.  Para o diretor e conselheiro do Cremesp – presidente em exercício da Saesp – Desiré Carlos Callegari, “o 5º Copa é um espaço privilegiado para os anes-tesiologistas de todo o país galgarem degraus rumo à aquisição de novos conhecimentos e ao aperfeiçoamento da prática médica”. Luiz Alberto Bacheschi, vice-presidente do Cremesp, participou da mesa de abertura, representando o presidente Henrique Carlos Gonçalves.

Cremesp denuncia violência em hospitais públicos
A falta de segurança colocou o Hospital Municipal de Cidade Tiradentes na mira de marginais. Na madrugada do dia 2 de junho, a Unidade de Terapia Intensiva do hospital foi invadida por seis homens fortemente armados, que assassinaram a tiros o paciente Ludmar Aparecido de Andrade. Esses episódios têm se repetido com freqüência, mostrando a fragilidade da segurança dos hospitais públicos. Para Renato Azevedo, “a falta de segurança é um dos motivos, ao lado dos baixos salários e das más condições de trabalho, que torna cada vez mais difícil convencer os profissionais de saúde a atuar em hospitais localizados na periferia”.

Clube do Fígado
No último dia 3 de junho, foi realizada mais uma  reunião do Clube do Fígado, na sede do Cremesp, sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, integrando o Programa de Educação Médica Continuada. Sob a coordenação de Maria de Fátima Santos,. A próxima reunião acontece dia 01 de julho, às 10 horas.

Conselho participa do Dia da Saúde
O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) promoveu, no dia 28 de maio, o Dia da Saúde, evento que contou com a participação do Cremesp, que esteve representado pelos conselheiros Gaspar de Jesus Lopes Filho e Maria do Patrocínio Tenório.

Visita do presidente da SBC ao Cremesp 
Em 8 de maio, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antonio Carlos Chagas, foi recebido pelo diretor primeiro-secretário do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, e pelo conselheiro José Henrique Andrade Vila. Na ocasião, foram discutidas questões de mercado de trabalho e ético-profissionais que envolvem os cardiologistas do Estado e do país.

Delegacia de Assis realiza palestra
A Delegacia Regional de Assis realizou evento para discutir Atestado de Óbito, no Hospital Estadual de Assis, no dia 29 de maio. A palestra, proferida pelo diretor e conselheiro Antonio Pereira Filho, a cerca de 50 médicos, também contou com as presenças do conselheiro da região, Alfredo Rafael Dell´Aringa,  e do delegado regional, Antonio Loureira Sobral.

XVI Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia de Franca
O evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto, na  Universidade de Franca (Unifran). “A Comissão Nacional de Acreditação aprovou a jornada para contar pontos na revalidação e títulos de especialistas, nas áreas de Gastroenterologia, Clínica Médica, Cirurgia e Nutrição Enteral/Parenteral e Endoscópica”, afirmou o conselheiro do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, membro integrante da comissão organizadora do evento. Também participam como palestrantes os conselheiros Isac Jorge Filho e Renato Ferreira da Silva.

Bebedouro recebe Fórum Codame
Aconteceu no dia 8 de maio, o 32° Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp. O evento foi aberto ao público e também contou com a presença do presidente do Fórum, conselheiro Renato Ferreira da Silva, e do Coordenador, conselheiro Lavínio Nilton Camarim.

Errata
Na edição 248 do Jornal do Cremesp, foi divulgado erroneamente na página 10 matéria intitulada Sociedade Brasileira de Patologia Clínica exige cumprimento de Resolução do CFM. Na verdade essa questão está sendo discutida pela Sociedade Brasileira de Patologia.


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 324 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.