Cremesp na Mídia



Mais da metade dos médicos ativos está no SUS, mas número ainda é insuficiente


Pesquisa revela que 55,5% dos profissionais estão vinculados à rede pública de saúde

Do R7

Apesar de 55,5% dos 388.015 médicos ativos atuarem em serviços públicos municipais, estaduais e federais, o contingente ainda é insuficiente para a demanda brasileira. A conclusão é da pesquisa Demografia Médica no Brasil 2: Cenários e indicadores de distribuição, desenvolvida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em parceria com o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

Na distribuição regional, o Sudeste tem a razão mais alta, com 1,35 médico cadastrado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) prestando serviços ao SUS por grupo de 1.000 habitantes. No Sul, há 1,21 médico na rede pública por 1.000 moradores; no Centro-Oeste, a razão é 1,13; no Nordeste, 0,83; e no Norte, 0,66. Em todos os Estados, há uma concentração maior de médicos vinculados ao SUS nas capitais em comparação com a realidade vivenciada pelos outros municípios.

Para o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, “sem uma política eficaz de presença do Estado no desenvolvimento das áreas desassistidas e sem uma política de valorização e de fixação de profissionais com ênfase nas carreiras públicas, esse quadro de desigualdade pode se acentuar, pois o mercado, e não o Estado, é que continuará a determinar a distribuição dos médicos no país”.

Brasil tem dois médicos para cada 1.000 habitantes

São Paulo tem o menor número de médicos do Sudeste

São Paulo tem o dobro de médicos da região Nordeste

Como a migração de médicos do setor privado para o público dependeria de transformações substantivas do sistema de saúde, o presidente do CFM dr. Roberto Luiz d’Avila sustenta a necessidade de planejamento.

— Sem um planejamento adequado e sem uma visão de longo prazo, a entrada destes profissionais no mercado apenas acirrará a diferença que existe atualmente. Os egressos das escolas brasileiras ou aqueles que veem do exterior encontraram as mesmas dificuldades que enfrentamos: falta de estrutura para o trabalho, ausência de uma política de recursos humanos, entre outros pontos. Podem até ficar por algum tempo, mas depois se mudarão para as capitais e os centros mais desenvolvidos em busca de expectativas.

Leia mais em:

http://noticias.r7.com/saude/brasil-tem-dois-medicos-para-cada-1000-habitantes-18022013

http://noticias.r7.com/saude/sao-paulo-tem-o-menor-numero-de-medicos-do-sudeste-18022013

http://noticias.r7.com/saude/sao-paulo-tem-o-dobro-de-medicos-da-regiao-nordeste-18022013



ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

Deixe o seu comentário

    Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

De acordo.


Este conteúdo teve 7 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Imagem
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 492 usuários on-line - 7
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.