Os médicos e os planos de saúde
SUMÁRIO
- Capa
- Apresentação
- Introdução
- Regulação deficiente
- Mercado lucrativo, lobby poderoso
- Lei descumprida, código desrespeitado
- Instrumento de defesa de direitos
- Movimento médico
- Cerceamento profissional, interferências indevidas
- Descredenciamento unilateral e arbitrário
- Glosa de procedimentos
- Performance, metas e bônus
- Auditorias médicas e restrições
- Exclusões de cobetura
- Retorno de consulta
- Rol de procedimentos
- Os riscos da verticalização
- Cartões de desconto
- CBHPM
- Registro da empresa no CRM
- Contrato entre médico e operadora
- Pessoa jurídica ou física
- Qualificação do prestador
- Quebra e proteção do sigilo médico
- Tempo de espera
- Administrador ou atravessador?
- Contrato coletivo de trabalho
- Como e onde o médico pode exigir seus direitos
- Operadora de saúde
- Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Conselho Regional de Medicina
- APM e sindicatos
- Ministério Público e Judiciário
- Defesa do consumidor e Legislativo.
- Dicas para seus pacientes
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Defesa do consumidor e Legislativo A relação entre o médico e operadora não é uma relação de consumo, mas o contrato entre o usuário e a empresa é. Entendido desta forma, o médico prestador de serviço também pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor para denunciar a operadora que está lesando seu paciente. As entidades de defesa do consumidor podem ser públicas, como os Procons estaduais e municipais, ou entidades formadas a partir da organização da sociedade civil, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Idec, a Proteste e as demais entidades do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor. Todos recebem denúncias envolvendo planos de saúde, e os Procons, como são órgãos públicos, têm a obrigação de atender qualquer cidadão. O Procon São Paulo pode ser contatato pelo telefone 151 ou por meio do site www.procon.sp.gov.br. O Idec, que encaminha causas coletivas, atende pelo telefone (11) 3874-2152 e no endereço eletrônico institucional@idec.org.br. A Proteste pode ser contatada pelos telefones (11) 5085-3590, (021) 3906-3800 e via site www.proteste.org.br. As Frentes Parlamentares e as Comissões de Saúde, sejam do Congresso, das Assembleias Legislativas e mesmo de Câmaras Municipais são instâncias que debatem, investigam e denunciam questões de interesse coletivo. Trata-se de um caminho que pode ser acionado por grupos de médicos e por suas entidades. |


