Enviar este link por e-mail

Demografia Médica SP 2012


Objetivo e Metodologia


O presente levantamento consiste em um estudo epidemiológico tipo ecológico, com o objetivo de descrever a demografia médica no Estado de São Paulo a partir de dados gerais do perfil dos médicos e sua distribuição espacial. O estudo também contempla um censo paulista de médicos especialistas, considerando até três títulos obtidos por cada profissional. Faz comparações com o restante do país, utiliza referências internacionais e enfatiza desigualdades na distribuição por Regionais de Saúde no Estado de São Paulo.

Por meio do cruzamento (linkage) em distintos bancos de dados secundários, traz descrições, evolução de cenários, tendências e perspectivas da demografia médica.
As fontes principais foram os bancos de dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), que reúne as Sociedades de Especialidades. Complementarmente, foram utilizadas informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), sobre as Diretorias Regionais de Saúde e as bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações consultadas foram utilizadas única e exclusivamente para a tabulação e as análises quantitativas da pesquisa. Não são mencionados no estudo nomes, números de registros e designações que possam levar à identificação de indivíduos, profissionais, serviços ou instituições, visando assegurar a ética da pesquisa.

A taxa médico-habitante é usada no decorrer do estudo para indicar e comparar a concentração de médicos. Mas traz, por certo, limitações, ao tratar como iguais unidades de um universo tão complexo. O presente levantamento avança ao agregar mais informações sobre os médicos especialistas, mas serão necessárias novas pesquisas (que integram o horizonte do projeto Demografia Médica no Brasil), com produção de dados primários capazes de alcançar outras dimensões de análise, como as especialidades médicas tituladas e praticadas, carga horária e número de vínculos, assim como a dinâmica do mercado de trabalho médico condicionado pelos perfis epidemiológicos, demandas de saúde, presença de estabelecimentos, equipamentos e outros profissionais de saúde, dentre outros aspectos.


Demografia Médica do Estado de São Paulo (Suplemento da Demografia Médica no Brasil), Relatório de Pesquisa/Dezembro  de 2012. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo/Conselho Federal de Medicina. 

 



Veja outras publicações

Este conteúdo teve 3907 acessos.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua da Consolação, 753
Centro - São Paulo/SP - 01301-910

Sub-sede: Rua Domingos de Moraes, 1810
Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 5908-5600 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE
Consolação e Vila Mariana - das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2016 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 266 usuários on-line - 3907
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior