07-04-2022
Qualidade de vida
Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
10-08-2021
Agosto Dourado
Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
04-02-2020
Dia Mundial do Câncer
Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
26-07-2019
Evento
Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica
26-07-2019
CEM
Publicação em formato de livro de bolso foi enviada por correspondência junto com a revista Ser Médico
26-07-2019
Evento
Hanseníase: uma doença primariamente neural é tema de simpósio da SBH, com apoio do Cremesp
Canal Cidadão
Antibióticos
Medicamento será vendido apenas com retenção de receita
Os antibióticos deverão ser vendidos em farmácias e drogarias apenas mediante apresentação de receita de controle especial. A RDC nº 44 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passa a vigorar 180 dias após a data da publicação no Diário Oficial da União, em 28 de outubro.
O médico deverá atentar para elaborar o documento de forma legível e sem rasuras nas duas vias do receituário aos pacientes. A primeira via ficará retida na farmácia e a segunda, devolvida carimbada ao paciente para comprovar o atendimento.
Pela resolução da Anvisa, as embalagens e bulas também terão que incluir a inscrição: “Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita".
O prazo de validade das receitas de antibióticos passará a ser de dez dias em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. As prescrições deverão ser registradas pelas farmácias no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
As medidas valem para todos os antimicrobianos comercializados no país, com exceção daqueles de uso exclusivo no ambiente hospitalar.
Fonte: Uol
Íntegra da Resolução (RDC nº 44) da Anvisa