Bioética


Abandonado. Com Down.

Casal australiano nega que tenha rejeitado bebê gerado por mãe de aluguel, pelo fato de ser portador de distúrbio genético

Ainda vai dar “pano para manga” a história de bebê com síndrome de Down supostamente abandonado por casal australiano, com a tailandesa que alugou o útero para gerá-lo: agora o pai biológico, David Farnell, alega que foi a própria mãe de aluguel, Pattaramon Chanbua, quem não quis entregar a criança. 

Para ele, o acordo firmado durante a gravidez “não significa nada” e que foi “decisão dela ficar com o menino”. 

A alegação do homem (no passado, acusado e preso por abuso sexual contra menores de idade), pode ser contestada em nível ético e jurídico, já que ele é o pai biológico, ou seja, seu sêmen foi usado na fecundação que usou o óvulo de uma doadora de óvulo.

Apesar de haver gerado Gammy, hoje com sete meses, Chanbua não tem qualquer vínculo genético com ele.

Gêmea saudável 
No início de agosto Chanbua, de 21 anos, e mãe de duas crianças que está criando, foi à imprensa dizer que os australianos levaram para casa apenas Pipah, a gêmea saudável de Gammy, deixando para trás o irmão que, além de Síndrome de Down, é portador de malformação cardíaca congênita que demanda tratamento urgente. 

Segundo a mulher, logo que soube que um dos embriões carregava problemas de saúde, o casal quis obriga-la a abortar, ao que não aceitou, por motivos religiosos: é adepta do budismo, que considera a interrupção de gravidez como assassinato. 

“Estou feliz de que nesta situação lamentável exista uma benção: eu e Gammy estamos juntos e eu nunca o abandonarei”, afirmou recentemente. 

A divulgação do dilema envolvendo Wendy e David Farnell fez com que mais de 150.000 euros chegassem à mãe tailandesa, por meio de site na internet criado para ajudar Gammy. Segundo ela o dinheiro será empregado no tratamento do menino. 

Fontes: BBC Brasil (10 de agosto) e UOL Notícias (4 de agosto). 

Voltar


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 396 usuários on-line - 8
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.