Bioética


Sem testes em humanos

Após reunião de urgência, a OMS aprova medicamento experimental contra a epidemia de ebola na África

Acompanhando a decisão do governo da Libéria de usar medicamento ainda não testado em humanos para tratar sintomas da infecção por ebola, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou ético combater a epidemia do vírus com tratamentos e vacinas ainda experimentais, durante reunião extraordinária realizada em 12 de agosto, em Genebra.

Segundo comunicado da OMS “devido às circunstâncias particulares desta epidemia, e com o cumprimento de certas condições, o painel chegou ao consenso de que é ético oferecer intervenções não comprovadas como potencial tratamento ou prevenção” de doenças em pessoas. 

O anúncio foi feito em seguida à divulgação, por parte de autoridades de saúde da Libéria, de que o país usaria em larga escala o medicamento Zmapp, distribuído gratuitamente pelo laboratório Mapp Biopharmaceutical, por enquanto, testado apenas em macacos.

Morte quase certa
Até agora a estimativa da OMS é de que a infecção transmitida pelo vírus ébola – cujos sintomas incluem febre, dores musculares, de garganta e de cabeça, podendo culminar em hemorragia de grandes proporções – matou mais de 1.000 pessoas na África Ocidental. Desde o começo da epidemia, em fevereiro, aproximadamente 1.800 pessoas foram infectadas.

Indagados, representantes do governo da Libéria afirmaram estar consciente dos riscos associados ao medicamento, mas ponderaram que a alternativa seria a morte dos pacientes. “Sabemos que pode haver riscos, mas entre escolher um risco e escolher a morte, tenho certeza de que muitos preferirão o risco”, disse Lewis Brown, Ministro da Informação do país.

Dois profissionais de saúde americanos infectados obtiveram aparente melhora após receberem as doses do medicamento. Por outro lado, um padre espanhol de 75 anos morreu, mesmo ingerido a droga.

Fonte: BBC Brasil 

Clique aqui e vote em enquete sobre o assunto. 

Voltar


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 511 usuários on-line - 1
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.